Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VIAGEM DE ESTUDOS COMO ESTRATÉGIA DE APROPRIAÇÃO TEÓRICA: A experiência do Curso de Enfermagem da Unochapecó
Maira Tellechea da Silva, Vanessa da Silva Corralo, Teresinha Rita Boufleuer, Deborah Cristina Amorim

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: O curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ está organizado na perspectiva de nucleação, sendo que cada um dos 9 semestres é constituído por 2 núcleos temáticos trabalhados de forma a viabilizar a integração de conteúdos e a articulação entre ensino, serviço e comunidade. O curso oportuniza aos estudantes algumas vivências em espaços dos serviços e da comunidade que contribuem para sua formação crítica. A partir dessas inserções são elaborados trabalhos acadêmicos que promovem a reflexão teórica a partir da experiência vivenciada, o que viabiliza o aprofundamento no uso de instrumentos de trabalho como diários de campo e relatórios.   DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Relatar a viagem de estudos realizada no município de Ametista do Sul/RS durante o semestre 2015/2. A viagem foi realizada por estudantes da segunda fase do curso de enfermagem, sendo acompanhados por duas professoras do curso. Ao chegar à cidade o grupo conheceu uma mina de ametista desativada, compreendendo como se dá a extração da pedra e qual o processo de trabalho desenvolvido pelos mineiros. Na sequência foi realizada visita ao museu para conhecimento da variedade de pedras preciosas existentes, reconhecendo algumas alternativas de produção de riquezas do município. RESULTADOS: Retornando para a universidade os estudantes discutem a experiência vivenciada fazendo reflexões a partir dos conteúdos trabalhados pelos diferentes professores dos dois núcleos, aprofundando a compreensão do conceito ampliado de saúde, identificando determinantes e condicionantes de saúde. Também refletem sobre práticas integrativas de saúde que utilizam de pedras preciosas no tratamento. Por fim os estudantes elaboraram um diário de campo em que descreveram, analisaram e avaliaram a atividade realizada, relacionando com seu processo de formação. CONCLUSÕES: Considera-se que atividades como essa, que se repetem em outras fases do curso, possibilitam que os estudantes participem do processo de apreensão e construção do conhecimento. A socialização da atividade e a elaboração do diário de campo permitem refletir acerca da vivencia, possibilitando uma formação que tem por base a integralidade, o diálogo, as vivências, viabilizando a atenção e a educação em saúde. O amadurecimento profissional que acompanhamos com essas experiências.

Palavras-chave


Educação; Formação; Viagem de Estudos

Referências


CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2012. 508 p. ISBN 9788508134694 (broch.).

DMITRUK ORTIZ, Hilda Beatriz. Cadernos metodológicos : diretrizes do trabalho científico. 7. ed. rev. e atual. Chapecó: ADEVOSC - Associação Deficienes Visuais do Oeste de Santa Catarina, 2010. 3 v. em braile ISBN 9788578970031 (broch.).

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber : manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999. 340 p. ISBN 9788573074895. Disponível em :