Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: REPENSANDO AS PRÁTICAS TRADICIONAIS
Rafael Magalhães de Melo, Rayanne Bárbara Santos Carneiro de Almeida

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


APRESENTAÇÃO: A psicologia, em seu desenvolvimento histórico, se manteve distante da realidade social e das reais necessidades e sofrimentos da população. Esse discurso justifica-se ao fato de que o saber psicológico surge a serviço das ideologias dominantes e tendo como fito a manutenção das relações de poder e das injustiças sociais. Por sua recente inserção no setor saúde, os psicólogos, ainda não possuem uma clara definição sobre o seu papel na Atenção Primária a Saúde (APS), o que resulta no desconhecimento de possibilidades de atuação e, muitas vezes, na reprodução do modelo tradicional clínico de psicoterapia individual. Neste contexto, o estudo tem como objetivo descrever a vivência e a percepção de dois estudantes na condição de Estágio Básico II, no que se refere ao trabalho de sala de espera em uma Estratégia Saúde da Família (ESF). METODOLOGIA: Estudo de caráter qualitativo que consiste em um relato de experiência que descreve as vivências dos autores entre os meses de fevereiro a maio de 2015 em duas ESF, localizada em um município do Recôncavo da Bahia, Brasil, na oportunidade de Estágio Básico II. RESULTADOS: Nos resultados, identificou-se a importância da inserção do psicólogo na fomentação de espaço para o exercício da cidadania, empoderamento dos usuários e expressão de subjetividades (como os sujeitos percebem a si mesmos, o serviço oferecido e a própria comunidade). Dessa forma, a ESF, além de favorecer o acesso e a resolubilidade das demandas em saúde, também deve desenvolver práticas de acolhimento e de construção de vínculo, isto é, ter sensibilidade para receber e escutar a comunidade e ampliar laços relacionais e de afeto para potencializar o processo terapêutico. Destarte, é preciso uma contextualização das práxis para o desenvolvimento de ações que respeitem as diferenças culturais e subjetivas e que possam favorecer o desempenho de uma prática integral, universal e equânime. Dessa maneira, não existe uma técnica, teoria ou prática homogênea que regule a atuação do psicólogo nos serviços de saúde, mas, o mesmo deve estar sensível a realidade complexa e desafiadora, a fim de realizar uma atuação responsável e compromissada com a saúde da comunidade. Diante disso, ao adentrar nesses espaços, o profissional de Psicologia deve ter ciência de que sua atuação deve estar respaldada, sobretudo, ao desenvolvimento de práticas ligadas a superação da desigualdade social, cidadania, integração social, novas subjetividades e promoção da saúde. Isto é, que também seja capaz de pensar o indivíduo em suas singularidades biopsicossociais, que vise auxiliar na construção de um modelo em saúde mais adequado aos princípios do SUS.

Palavras-chave


Psicologia; Atenção Primária a Saúde; Educação em Saúde

Referências


ALVES, Gehysa Guimarães; AERTS, Denise. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 1, p. 319-325, 2011.

AMARANTE, Pulo Duarte de Carvalho. Saúde Mental, Desinstitucionalização e Novas Estratégias do Cuidado. In: GIOVANELLA, Lígia et al. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013. Cap. 20. p. 635-655.

ANDRADE, Luciana Santos; FONSECA, Ana Lúcia Barreto da; MARIANO, Maria do Socorro Sales. A prática da psicologia na saúde pública do município de Aracajú –SE. Cadernos de Graduação: Ciências Biológica e da Saúde. Aracajú, v. 7, n.7, p. 89 – 100, 2008.

ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de et al. Atenção Primária à Saúde e Estratégia Saúde da Família. In: CAMPOS, Gastão Wagner de Souza et al. Tratado de Saúde Coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. Cap. 26. p. 845-902.

BOCK, Ana Mercês Bahia. O compromisso social da Psicologia: contribuições da perspectiva Sócio-Histórica1. Revista Psicologia em Foco, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2008.

BOING, Elisangela; CREPALDI, Maria Aparecida. O Psicólogo na Atenção Básica: uma incursão pelas políticas públicas de saúde Brasileiras1. Psicol. cienc. prof., Brasília,  v. 30, n. 3, set.  2010 .

BÖING, Elisangela; CREPALDI, Maria Aparecida; MORÉ, Carmen LOO. A epistemologia sistêmica como substrato à atuação do psicólogo na atenção básica. Psicologia Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 828-845, 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Sistema Único de Saúde. Brasília: CONASS, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. (Série B. Textos Básicos de Saúde). (Cadernos HumanizaSUS ; v. 2).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde da Criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

CAMARGO-BORGES, Celiane; CARDOSO, Cármen Lúcia. A psicologia e a estratégia saúde da família: compondo saberes e fazeres. Psicologia & Sociedade, v. 17, n. 2, p. 26-32, 2005.

DEL CIAMPO, Luiz Antonio et al. O Programa de Saúde da Família e a Puericultura. Ciênc saúde coletiva, v. 11, n. 3, p. 739-43, 2006.

DIMENSTEIN, Magda. O psicólogo e o compromisso social no contexto da saúde coletiva. Psicologia em estudo, v. 6, n. 2, p. 57-63, 2001.

GIOVANELLA, Lígia; MENDONÇA, Maria Helena Magalhães de. Atenção Primária à Saúde. In: GIOVANELLA, Lígia et al. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013. Cap. 16. p. 493-545.

LANCETTI, Antonio. (Ed.). Saúde Loucura 7: Saúde Mental e Saúde da Família. 2ª. ed. São Paulo: Hucitec, 2001.

LANCETTI, Antonio; AMARANTE, Paulo. Saúde Mental e Saúde Coletiva. In: CAMPOS, Gastão Wagner de Souza et al. Tratado de Saúde Coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. Cap. 19. p. 661-680.

LEITE, Giovanna Batista; BERCINI, Luciana Olga. Caracterização das crianças atendidas na puericultura do programa saúde da família do município de Campo Mourão, Paraná, em 2003. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 4, n. 3, p. 224-230, 2008.

LOCH-NECKEL, Gecioni et al. Desafios para a ação interdisciplinar na atenção básica: implicações relativas à composição das equipes de saúde da família. Ciênc Saúde Coletiva, v. 14, n. Supl 1, p. 1463-72, 2009.

MELO, Camila Muchon. A concepção de Homem no Behaviorismo Radical de Skinner: um compromisso com o bem da cultura. 2010.

MOREIRA, M. B; MEDEIROS, C. A. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

NORONHA, José Carvalho de; LIMA, Luciana Dias de; MACHADO, Cristiani Vieira. O Sistema Único de Saúde - SUS. In: GIOVANELLA, Lígia et al. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013. Cap. 12. p. 365-393.

ROSA, J.; BARTH, P. O.; GERMANI, A. R. M. A sala de espera no agir em saúde: espaço de educação e promoção à saúde. Perspectiva, Erechim, v. 35, n. 129, p. 121-130, 2011.

SALES, Maria do Socorro. A prática da psicologia na saúde pública primária do município de Aracajú-SE. Cadernos de Graduaçaõ: Ciências Biológica e da Saúde, Aracajú, v. 7, n. 7, p.89-100, 2008.

SANTOS, Adriano Maia; ASSIS, Marluce Maria Araújo. Da fragmentação à integralidade: construindo de (des)construindo a prática da saúde bucal no Programa Saúde da Família de Alagoinhas – BA. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 53-61, 2006

SANTOS, Karina Tonini et al. Agente comunitário de saúde: perfil adequado a realidade do Programa Saúde da Família?. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 1, p. 1023-1028, 2011.

TEIXEIRA, Enéas Rangel; VELOSO, Raquel Coutinho. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto & Contexto Enfermagem, abril-junho. Vol 15, n 2. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil, p. 320-325, 2006.

VASCONCELOS, Eymard M. Educação popular nos serviços de saúde. São Paulo: Hucitec, 1997.

VERISSIMO, Danilo Saretta; VALLE, Elizabeth Ranier Martins do. Grupos de sala de espera no apoio ao paciente somático. Revista da SPAGESP, v. 6, n. 2, p. 28-36, 2005.

VIEIRA, Viviane Cazetta et al. Puericultura na atenção primária à saúde: atuação do enfermeiro. Cogitare Enfermagem, v. 17, n. 1, 2012.