Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DESENVOLVIDAS NO CENTRO EDUCACIONAL JOÃO DE BARRO EM SANTARÉM- PA
Gabriela de Cássia Oliveira dos Santos, ANDRÉA LEITE DE ALENCAR, Lizangela Dias Magno, Lohanna Rafaelle Lima de Oliveira, Yonara Pereira Bita Correia, Diandra Willa do Rosário Diniz, Alisson Ito Ueno de Bruno Quadros, Glenda Chaves Cunha de Melo

Última alteração: 2016-03-14

Resumo


RESUMO: Nas instituições de Educação Infantil, primeira etapa da educação básica,  são necessárias ações que contribuam para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, considerados como um dos fatores fundamentais para garantir o desenvolvimento integral e prevenir carências nutricionais na primeira infância. Por isso, levantou-se a seguinte questão: De que maneira os professores podem desenvolver atividades que estimulem as crianças com desnutrição a aderirem à alimentação saudável no Centro Educacional João de Barro em Santarém-PA? Com o objetivo de envolver as crianças de um a seis anos de idade em atividades lúdicas educativas, para mostrar a importância da alimentação saudável, foi realizada uma ação educativa através de oficina com atividades diferenciadas onde participaram 68 crianças nessa faixa etária e seus professores. Ocorreram brincadeiras, jogos educativos e dinâmicas voltadas à nutrição, baseadas nos “10 passos para uma alimentação saudável” preconizados pelo Ministério da Saúde às crianças de 2 a 5 anos.  O resultado exitoso foi visto em cada “passo” desenvolvido em grupos, onde os participantes caracterizados de acordo com a cor dos alimentos ou frutas apresentaram na forma de coreografia a música educativa “Rock das Frutas”. Posteriormente, destacaram o que consideraram alimentos saudáveis a partir do que aprenderam através de pinturas e da montagem dos pratos saudáveis e não saudáveis com figuras recortadas. Assim, essa ação foi fundamental para a ampliação do nosso objeto de estudo no mestrado em educação, a educação infantil e a prática dos professores que atuam nessa etapa de ensino. O eixo Educação no sub eixo Interação ensino/serviço/comunidade sob a ótica da educação foi o escolhido para este trabalho, pois permitiu a atuação de acadêmicos de Enfermagem e docentes diretamente na instituição com as crianças e professores, e através desta interação e aquisição de novos conhecimentos possibilitou a revisão da prática docente relativa à temática transversal trabalhada. Além disto, como professora, e profissionais da área de saúde, pudemos refletir e contribuir com os docentes das crianças sobre a saúde na infância, período de modificações físicas e psicológicas onde a alimentação saudável é hábito imprescindível e fundamental para o adequado crescimento e desenvolvimento infantis.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO INFANTIL; ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL;PROFESSORES

Referências


ASSAO, Tatiana Yuri; CERVATO-MANCUSO, Ana Maria. Alimentação saudável: percepções dos educadores de instituições infantis. Rev. Bras. Crescimento e Desenvolv. Hum. v. 18, n. 2, p. 126-134, 2008.

MEC (Ministério da Educação e do Desporto). Por uma Política de Formação do Profissional de Educação Infantil. Brasília: MEC, 1994.

MEC (Ministério da Educação e do Desporto). LDB. Aspectos Relevantes para a Educação Infantil (Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996). Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1996.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de Oliveira. Creches: crianças, faz de conta & cia. Petrópolis-RJ: Vozes, 1992.