Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EducaSaúde e a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva: perfil da produção do profissional residente
aliriane ferreira almeida, Belchior Puziol Amaral

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


A Residência em Área Profissional da Saúde constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu, destinada às profissões que se relacionam com o trabalho na área de saúde, sob a forma de especialização em área profissional caracterizada por educação em serviço e realizada sob supervisão docente-assistencial. A Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem 10 anos, com 07 turmas concluídas e este ano soma 7 categorias profissionais: psicologia, enfermagem, artes, pedagogia, serviço social, terapia ocupacional e educação física. A área profissional da Saúde Mental Coletiva corresponde à área de conhecimento especializado em Saúde, designada como Saúde Mental ou Atenção Psicossocial, abrangendo a gestão, a atenção, a formação e a participação social nos termos do Sistema Único de Saúde (SUS), da Política Nacional de Saúde Mental e da IV Conferência Nacional de Saúde Mental/Intersetorial. O percurso formativo de 24 meses é distribuído em atividades práticas, teóricas e teórico-práticas que envolvem circulação e permanência em cenários de atuação em atenção psicossocial, promoção da saúde mental e educação em saúde mental, no âmbito do SUS, nos municípios de Novo Hamburgo, Canoas, São Leopoldo, Viamão e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As atividades e o fazer pedagógico para as Residências foram pensados com objetivos de aperfeiçoamento e a especialização dos trabalhadores da área da saúde, visando à elevação dos padrões de desempenho ético, profissional e científico, em consonância aos princípios e diretrizes do SUS, colaborando para o seu desenvolvimento. Dentro desta perspectiva, o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) aposta que a produção dos saberes não corresponde apenas à construção do conhecimento, mas às praticas de conhecer. A formulação de ações em rede na produção de saberes nos serve à intenção de colocar em movimento, de maneira articulada, o conhecimento, a intervenção e a autoria, incentivando a produção educativa e coletiva da saúde. Como atores desta produção, temos os profissionais residentes vinculados ao Programa, que devem atender à entrega de Trabalho Final (Trabalho de Conclusão de Residência - TCR) que pode apresentar características de produção científica, técnica ou artística, e deve ser realizado sob supervisão temática e metodológica por orientador com titulação acadêmica mínima de mestrado e correspondente à temática e metodologia escolhida. Esta pesquisa buscou identificar e caracterizar esta produção científica dos profissionais residentes do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva (período de 2010 a 2013). Os TCRs de 2014 ainda não foram disponibilizados no Repositório Institucional utilizado como fonte de dados, sendo assim, não foram analisados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, que está em andamento, sendo um recorte de pesquisa quanti-qualitativa sobre a produção científica da rede de conversações do EducaSaúde. A metodologia utilizada para os resultados preliminares aqui apresentados se constituiu de: a) busca bibliográfica inicial no repositório acadêmico da UFRGS, o Lume, através de termos gerais como “residência and saúde” residência and saúde coletiva” e depois através da pesquisa pelo termo integral “Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva”. Também foram verificados todos os registros constantes no acervo “Trabalhos de Conclusão de Especialização – Ciências Humanas” com a busca pelo nome do curso, visto que ele estava ligado à Faculdade de Educação. Os registros encontrados foram reunidos e filtrados (critério: ser de fato do referido Programa) totalizando um universo de 62 trabalhos na categoria Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)- Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva. Os residentes realizaram essa especialização como integralização da carga-horária teórica vinculados ao Programa, assim, do universo de 62 TCCs, tivemos um total de 18 TCRs indexados no Lume. O tratamento dos dados foi feito através de planilha Excel e as análises se focaram no perfil temático. Para isto, foram analisadas as palavras-chave, que são termos com a função de sintetizar o conteúdo do documento facilitando a sua recuperação em buscas bibliográficas. Assim, num primeiro momento foram extraídas 62 palavras-chave. Duplicações, por motivos como digitação diferenciada entre maiúsculas e minúsculas, foram corrigidas manualmente e os termos diferentes para expressar o mesmo conceito, para fins da pesquisa, foram padronizados, exemplos: Sistema Único de Saúde e SUS (padronizado para SUS; Residência Multiprofissional e Residência Multiprofissional em Saúde (padronizado para Residência Integrada Multiprofissional em Saúde). As palavras-chaves mais recorrentes foram as que indicam a grande área temática dos TCRs: Saúde Mental Coletiva (06 ocorrências), Saúde Mental (06 ocorrências) e Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (05 ocorrências), porém, a análise mostrou uma grande dispersão no uso de termos e conceitos, totalizando uma variedade de outros 38 termos utilizados, que correspondem a maior parcela das 62 encontradas inicialmente. Em razão deste desdobramento, surgiu a necessidade de maiores subsídios para estudar este perfil temático. Neste segundo momento, buscou-se identificar, através dos resumos dos TCRs, enunciados que pudessem servir de chaves para abrir as caixas-conceitos de cada uma destas produções científicas. Os enunciados não são necessariamente transcrições de trechos do resumo, pois foram coletados pelos pesquisadores e, ao contrário das palavras-chave, se propõem a ser livres, sem intenção de sintetizar o conteúdo do Trabalho, mas sim ampliá-lo, sem exaustividade de termos e, por isso, se constituem num exercício de trazer em ato outro olhar desta produção, olhar que busca a (re) significação do que foi expresso em outro momento pelos residentes, e que trazem seus processos de construção de saberes na escrita. Os enunciados dialogam com as palavras-chaves e com os princípios norteadores do fazer pedagógico dentro da rede EducaSaúde e também se constituem em processo metodológico. Com o mapeamento desta produção científica - ou produção de sab(s)eres partiremos para uma segunda etapa: a avaliação do fazer-se(r) da produção de saberes, na qual o foco principal será qual a produção de afetos resultantes dos Trabalhos de Conclusão de Residência em Saúde Mental Coletiva. Esta etapa prevê a revisitação do espaço de produção, seja ele o espaço subjetivo de autoria, através da fala dos residentes, quanto o espaço objetivo de ação da pesquisa realizada (exemplo: instituições). Com estes resultados será possível também um maior (re)conhecimento tanto do processo de construção dos Trabalhos de Conclusão quanto do seu ponto originário, ou seja, as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, construindo um vértice-qualificação desses caminhos.

Palavras-chave


Produção de saberes; Produção científica em Saúde Coletiva; Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva; EducaSaúde; Produção do profissional residente