Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Iandé Guatá: reflexões sobre os diálogos da extensão universitária
Willian Fernandes Luna, Aline Barreto de Almeida

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os aprendizados construídos pelos participantes do Projeto de Extensão IandéGuatá, desenvolvido durante dois anos em uma faculdade de medicina da Paraíba. Este Projeto busca permitir o contato entre indígenas e estudantes, propiciando que sejam realizadas vivências dialógicas a partir de princípios da educação popular em saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A pesquisa foi realizada durante o ano de 2015 e buscou identificar quais foram os aprendizados desenvolvidos na construção do Projeto de Extensão, bem como competências dos estudantes de medicina desenvolvidas na extensão, além das dificuldades enfrentadas e estratégias de superação. Para a compreensão do campo-tema optou-se por desenvolver uma pesquisa com abordagem qualitativa, com utilização da técnica de Roda de Conversa como procedimento metodológico. Foi realizada uma Roda de Conversa com os 13 participantes, sendo as falas gravadas em áudio e depois transcritas. Foi realizada análise de conteúdo dos materiais, buscando se inicialmente avaliar quanto à sua qualidade e suficiência. RESULTADOS: Com esta avaliação, compreendemos que os aprendizados foram desenvolvidos na construção e desenvolvimento deste Projeto, possibilitando que os estudantes pudessem exercer a autonomia e capacidade de liderança, bem como a habilidade do diálogo. No contato com os indígenas, puderam exercitar as competências culturais para lidar com uma comunidade com costumes e tradições diferentes das que estão inseridos no cotidiano, favorecendo o respeito ao diferente, bem como a quebra de preconceitos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A extensão universitária pode ser um espaço interessante para o desenvolvimento de competências e habilidades pelo estudante, possibilitando repensar as estratégias utilizadas para a formação mais qualificada e responsável do futuro médico, discutindo-se os limites e as possibilidades da atuação com comunidades indígenas.

Palavras-chave


saúde de populações indígenas; extensão comunitária; educação médica

Referências


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