Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ROMPENDO OS MUROS DA UNIVERSIDADE EM AÇÕES INTERSETORIAIS E DE INCLUSÃO SOCIAL
Ana Maria Araújo Loiola, Andréa Carla Reis Andrade, Danielle Christine Moura dos Santos, Isabella Karolyne Oliveira Ferreira, Larissa Lima Ribeiro, Maria Theresa Camilo de Lima, Raphaela Delmondes Nascimento, Tony José Silva

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


APRESENTAÇÃO: O trabalho social da extensão é fruto da dialética entre teoria e prática, e, portanto, produtor de conhecimento, exercício crítico e agir coletivo. Esse trabalho se dá em uma realidade objetiva, com necessidades complexas, e potencialidades importantes para a transformação social. Este trabalho objetivou inserir estudantes de graduação em enfermagem em ações comunitárias intersetoriais para catadores de materiais recicláveis do município de Itapissuma-Pe. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: As atividades propostas foram desenvolvidas por estudantes de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco e voluntários do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e financiado pela ONG holandesa NetherlandsLeprosyRelief. O projeto teve participação de 33 catadores de material reciclável do município de Itapissuma-PE, com vigência no período de janeiro a dezembro de 2015. Através de rodas de conversa e um diagnóstico socioeconômico e de saúde, o planejamento das atividades foram direcionadas para a busca ativa de casos de hanseníase, atividades educativas, e ações de inclusão social. RESULTADOS: Foram selecionados e capacitados 06 estudantes de enfermagem para atividades relacionadas à hanseníase, saúde do trabalhador, direito à saúde, reabilitação baseada na comunidade e educação em saúde. Em conjunto a uma equipe de saúde da família foram realizadas as seguintes ações:  exame dermatoneurológico e diagnosticado de 01 caso de hanseníase; visita domiciliar ao caso identificado para suspeição dos contatos e promoção do autocuidado; teste anti-HIV, sendo todos negativos; imunização seguindo o calendário vacinal do adulto, profilaxia para geohelmintíases, palestras educativas sobre hanseníase, imunização e parasitoses; oficinas sobre saúde do trabalhador, leptospirose, tuberculose, hipertensão arterial sistêmica, Diabetes mellitos, hepatite A e B,  e   exames laboratoriais. Sobre inclusão social há uma parceria com o SEBRAE para o fortalecimento da associação de catadores através de consultoria, onde os catadores estão participando de oficinas sobre empreendedorismo e geração de renda por meio de artesanato com material reciclável. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto possibilitou aos estudantes uma formação que envolveu conceitos e práticas relacionadas à clínica, participação social e educação. A extensão é a ferramenta para uma formação integral, consciente e solidária. O contato com a comunidade aproxima o acadêmico das demandas sociais que norteiam o seu trabalho e possibilita um agir pensante direcionando-o em busca de transformações necessárias. 

Palavras-chave


extensão; catadores; reabilitação

Referências


BUSS, P.M. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In: CZERESNIA, D. Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendência. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003, p .97-117.

MELO NETO, J.F. Extensão popular. 2 Ed. João Pessoa. Editora UFPB, 2014.

MELO NETO, J. F. Extensão universitária- em busca de outra hegemonia. Revista de Extensão (PRAC/UFPB), João Pessoa. Editora UFPB, 1996.

SAVASSI, L. C. M. Hanseníase: políticas públicas e qualidade de vida de pacientes e seus cuidadores. 2010. 196 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz Centro de Pesquisas René Rachou, Belo Horizonte, 2010.