Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES SOBRE A MORTE E O LUTO A PARTIR DA FOTOGRAFIA POST-MORTEM
Amanda Anavlis Costa, Fabrício Bragança da Silva, Hiata Anderson Silva do Nascimento, Roseane Vargas Rohr

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


APRESENTAÇÃO: O registro fotográfico post-mortem se constituiu um luxo comum na era Vitoriana, e mesmo considerada por muitos como uma prática bizarra, se faz presente na contemporaneidade em alguns grupos, desejosos por perpetuar a imagem de pessoas falecidas. A inegável morte pensada como estágio que finda o desenvolvimento da vida é alvo de reflexões filosóficas as quais consideram panoramas culturais, religiosos e científicos diversos. O ato de morrer pode acarretar sofrimento, dor e temor sejam pelas condições fisiológicas e/ou inseguranças sobre o futuro do pós-morrer. Na formação dos profissionais de saúde a morte e o luto geralmente são temas pouco abordados. O projeto de extensão “Imagens da vida: o desenho, a pintura e a fotografia revelando a saúde na história”, realiza mostras culturais temáticas, utilizando imagens para despertar a reflexão e crítica entre estudantes e profissionais de saúde sobre temas pouco abordados na graduação, sendo a morte uma das temáticas escolhidas por sua equipe para uma das exposições, utilizando fotografias post-mortem como recurso pedagógico na sensibilização de reflexões sobre morte, morrer e luto. DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA: as mostras culturais são organizadas em torno da temática definida, e as imagens identificadas e selecionadas intencionalmente, na internet e em outras fontes, tendo necessidade de que sejam fotos com alta resolução. São ampliadas e dispostas em painéis nas dependências do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, sendo acompanhadas por legendas que refletem informações sobre cada foto. Resultados: A fotografias post-mortem revelam não somente uma prática comum de luxo da era Vitoriana, mas uma maneira de conservar a memória vívida do ente querido auxiliando no processo de luto e superação dos familiares, e refletindo sobre os processos de enfrentamento da finitude. CONSIDERAÇÕES FINAIS: tornam-se indispensáveis reflexões sobre o estágio que silencia o processo da vida, isto é, o morrer. Embora desafiador, compreender o luto é essencial para profissionais de saúde que lidam com a morte. É necessário desenvolver sensibilidade e possibilidades de auxiliar adequadamente pessoas no processo de perda. A mostra cultural sobre temas pouco explorados na graduação, com destaque para a morte, possibilita reflexão e crítica sobre o luto, vulnerabilidade e temor que se refletem no modo como o ser humano busca superar a decomposição do corpo físico através de registros fotográficos post-mortem.

Palavras-chave


Educação em Enfermagem; luto; post-mortem

Referências


ROHR, R. V.; BUSSINGER, E.C.A.; REIS, M. M. R.; SULTI, A. D. C. FELSKY, C. N. Extensão universitária: ampliando os cenários de aprendizado na formação em saúde para a atenção básica. In: 2º SEMINÁRIO NACIONAL DE DIRETRIZES PARA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: Anais [recurso eletrônico]. Recife: Associação Brasileira de Enfermagem, 2009. Disponível em: < http://www.abeneventos.com.br/2senabs/cd_anais/pdf/id182r0.pdf>. Acesso em: 15 Set 2015.

JENSEN, A.; CURTIS, M. A Descriptive Qualitative Study of Student Learning in a Psychosocial Nursing Class Infused with Art, Literature, Music, and Film. International Journal of Nursing Education Scholarship. v.5, n. 1, p.1-9, 2008.

SOARES, M. A. P. REPRESENTAÇÕES DA MORTE: FOTOGRAFIA E MEMÓRIA. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2001.

INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Morte. Disponivel em: http://www.ip.usp.br/imprensa/midia/2006/Revista%20Superinteressante_12-2006.html. Acesso em: 17 de Out. 2015

MUSEU DE IMAGENS. Fotografias Post-Mortem: Prática Comum na Era Vitoriana. Disponível em: http://www.museudeimagens.com.br/fotografias-post-mortem/. Acesso em: 17 de Out. 2015

 

ROSS, E. K. (1926). Sobre a Morte e o Morrer. Trad. Sob a direção de Paulo Menezes. São Paulo: Martins Fontes, 1996.