Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Múltiplos olhares no âmbito da promoção à saúde na experiência do VER-SUS RJ 2014
Sabryna Raychtock, Nathasha Covre Perim, Diego Carrilho, Camila Fontes, Tauan Tridapalli, Marcos Adriano Cardoso dos Santos, Pedro Henrique Brasil, Alexandre Magalhães

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O objetivo deste trabalho é apresentar as reflexões surgidas no contexto da experiência de vivência ocorrida em julho de 2014, na edição de inverno do programa de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (Ver-SUS), na cidade do Rio de Janeiro. Desenvolvimento No Ver-SUS de inverno de 2014 no Rio de Janeiro, foram instituídas três turmas, Rio 1, Rio 2, e Rio 3; e a cada uma destas, assinalado um facilitador, e uma região onde as vivências ocorreriam. Diariamente, ao final das vivências, eram organizados debates em duas esferas: o primeiro, entre integrantes da mesma turma, para discutir questões relacionadas aos locais visitados e às experiências vividas. Então, estas questões, assim como as vivências, eram compartilhadas em um debate em que todas as turmas e seus facilitadores participavam, socializando as experiências e questões destas emergidas. Os debates de que se trata este trabalho, no entanto, ocorreram em outro contexto. A partir de um grupo formado por integrantes de turmas diferentes daquelas inicialmente determinadas pela organização do programa, por ocasião do compartilhamento de aposentos ao longo da vivência, foi possível tecer uma série de debates paralelos àqueles da programação – cujas reflexões não se esgotaram no contexto do Ver-SUS, mas que se estenderam também para o tempo além do programa. Impactos Sob o olhar de estudantes de medicina, enfermagem, terapia ocupacional, biologia, pedagogia, fisioterapia e gestão pública, a vivência da realidade do SUS foi debatida e as experiências revisadas, analisadas, questionadas, refletidas; a pluralidade de olhares a partir da singularidade de cada área e campo de formação permitiu rica troca, tirando cada um de sua zona de conforto, desconstruindo e reconstruindo preconceitos e conceitos, para compreender, também a partir da visão dos demais campos de atuação, a promoção a saúde como uma tarefa verdadeiramente multiprofissional, interdisciplinar e plural – compreensão essa que ressignificou, e permanece ressignificando, não somente o conceito de promoção a saúde, mas também a constituição identitária profissional de cada um e sua atuação nas respectivas áreas. Considerações Finais Acreditamos que a oportunidade de compartilhar as considerações desta experiência com os pares amplie as possibilidades de reflexão acerca da prática da promoção à saúde em todas as suas instâncias.

Palavras-chave


Promoção à Saúde; Educação em Saúde; Multiprofissionalidade em saúde.