Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE ITAPISSUMA- PE
Ana Maria Araújo Loiola, Danielle Christine Moura dos Santos, Gildo Bernardo Silva, Isabella Karolyne Oliveira Ferreira, Larissa Lima Ribeiro, Maria Theresa Camilo de Lima, Raphaela Delmondes Nascimento, Tony José Silva

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: A historicidade do conceito de causa das doenças vem sendo continuamente estudado e aprimorado, tendo como principal importância social sua implicação no processo saúde-doença de indivíduos e coletividades. As condições de vida insalubres impostas a certos grupos sociais específicos desencadeiam exposição ao risco, definindo o grau de vulnerabilidade social o qual esses grupos possuem. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os determinantes sociais em saúde dos catadores de materiais recicláveis de Itapissuma. DESENVOLVIMENTODO TRABALHO: Pesquisa-ação, realizada no município de Itapissuma-PE. Participaram 33 catadores. A primeira etapa se deu por meio do Questionário Determinantes Sociais em Saúde. Os dados coletados durante o período de março a junho de 2015 foram tabulados no Excel 2013. A segunda etapa foi a “Ação Integrada em Saúde” e visita domiciliares com atividades relacionadas ao perfil identificado na etapa 1.   RESULTADOS: Dos 33 entrevistados 84% eram do gênero feminino e 16% do masculino. Os problemas de saúde encontrados entre os catadores foram: parasitoses, doenças respiratórias, alterações neuromusculares, alergias, transtornos do sono e hanseníase. Problemas relacionados à catação: as doenças de pele (8%), a dificuldade de respirar (8%), Cortes (47%) e perfurações (26%).  Em maio foi realizada a ação integrada de saúde (exame dermatoneurológico, teste rápido HIV e hepatite C, Imunização, quimioprofilaxia parasitoses) com 24 catadores e diagnosticado um caso de hanseníase. Posteriormente, foi realizada a visita domiciliar ao portador de hanseníase e foi identificado três contatos com mancha na pele e referenciados a USF para o exame de contato. Foram ensinadas técnicas de autocuidado e entregues um guia para observação e acompanhamento do corpo e um kit de autocuidado. Foram aplicadas as escalas: SALSA, escore: 19 e escore de consciência de risco: 2 e PARTICIPAÇÃO SOCIAL com escore: 13 (grau leve de restrição social). De junho a agosto foram realizadas ações de educação em saúde sobre saúde do trabalhador, hanseníase e algumas das doenças de maior risco e que foram identificadas na etapa 1. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Existe vulnerabilidade social do grupo dos catadores e seus familiares, visto as condições de trabalho e dificuldade de acesso à educação e renda. A pesquisa-ação se mostrou fundamental no processo de identificação de problemas e busca de soluções em conjunto com os participantes do estudo.

Palavras-chave


vulnerabilidade social; catadores; hanseníase

Referências


BARATA, R. B. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. p. 1-41. (Temas em saúde).

BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Aspectos Conceituais da Vulnerabilidade Social. 2007. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BA5F4B7012BA6D0B28801EE/sumario_2009_TEXTOV1.pdf>. Acesso em: 29 out. 2014.

CARVALHO, J. M. G. Vida e lixo: a situação de fragilidade dos catadores de material reciclável em Marília e os limites da reciclagem. 2010. Disponível em: <http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/juliamariagomescarvalho.pdf>. Acesso em: 29 out. 2014.

SAVASSI, L. C. M. Hanseníase: políticas públicas e qualidade de vida de pacientes e seus cuidadores. 2010. 196 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz Centro de Pesquisas René Rachou, Belo Horizonte, 2010.