Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Saúde Pública nos Estados Unidos da América: Novos programas, novas perspectivas?
Arthur Antunes de Souza Pinho, Cláudio Claudino da Silva Filho, Christian B. Albano, L. Arneson, Michael Cottonaro II, Robert S. Burlage, Sued Sheila Sarmento, Susanne Pinheiro Costa e Silva

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


O Councilon Education for Public Health (CEPH) nos Estados Unidos da América é uma agência independente responsável pela acreditação de escolas e programas de saúde pública. A missão do CEPH é garantir a qualidade da educação em saúde e assegurar uma formação a fim de alcançar a excelência na prática, pesquisa e serviço. O objetivo desta investigação foi buscar programas em saúde pública credenciadas pela CEPH nos Estados Unidos com a finalidade de mensurar e avaliar o número de programas deste campo de estudo. De acordo com a pesquisa realizada entre os meses de Maio e Agosto de 2015 pela Escola de Farmacia de Concordia University Wisconsin, esta agência apresentou 2308 programas credenciados relacionados com esta área. Desse total, 74 representaram o número de bacharelados e 2234 representaram o número de outras modalidades como mestrado, doutorado, MBA, etc. A maioria dos programas credenciados pelo CEPH são mestrados. O total de bacharelados incluíram modalidades como Bacharel em Ciências (BS), Bacharel em Artes (BA) e Bacharel em Ciências da Saúde (BHS). A porcentagem de programas de bacharelados foi de 3.18% se comparado com o total. Os estados de Wisconsin, Illinois, Iowa, Michigan, Minnesota, e Indiana, apresentaram 2 programas de graduação credenciados pela CEPH. Wisconsin tem um bacharelado em saúde pública (BS), na Universidade de Wisconsin - La Crosse. Este programa oferta duas áreas de concentração: Educação e Saúde Comunitária e Educação de Saúde Escolar. A Universidade do Estado de Illinois, em Chicago oferta um bacharelado em Saúde Pública (BA). Outras universidades como a Universidade de Iowa, e o Medical College of Wisconsin oferecem um grau de BS-MPH conjugado a um programa de pós-graduação em saúde pública. Este inquérito mostra a importância de implementações de novas graduações nesta área. Linda Rosenstock, decano emérito e professora da Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA), afirma que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de profissionais e as demandas da população são caracterizados por um grande defasamento. Ela ainda alerta a discrepância relacionada com a qualidade do treinamento, competências, práticas e diversidade suficientes para atender a todos os indivíduos e comunidades. Dessa forma pode-se visualizar um processo de evolução e ampliação da oferta de programas em saúde pública na América. Novas e antigas escolas estão repensando e criando novos currículos para permitir projetos e programas que visem à prevenção de agravos ou doenças e assim colaborar com a qualidade de vida.

Palavras-chave


Formação Profissional; Curriculo; Educação em Saúde

Referências


Council on Education for Public Health. CEPH Website. Disponivel em <http://www.mcw.edu/mphprogram.htm>. Acesso 06/10/2015.

Rosenstock L, Helsing K, Rimer BK. Public Health Education in the United States: Then and Now. Public Health Reviews. 2011; 33:39-65.