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Saúde Pública nos Estados Unidos da América: Novos programas, novas perspectivas?
Última alteração: 2015-11-12
Resumo
O Councilon Education for Public Health (CEPH) nos Estados Unidos da América é uma agência independente responsável pela acreditação de escolas e programas de saúde pública. A missão do CEPH é garantir a qualidade da educação em saúde e assegurar uma formação a fim de alcançar a excelência na prática, pesquisa e serviço. O objetivo desta investigação foi buscar programas em saúde pública credenciadas pela CEPH nos Estados Unidos com a finalidade de mensurar e avaliar o número de programas deste campo de estudo. De acordo com a pesquisa realizada entre os meses de Maio e Agosto de 2015 pela Escola de Farmacia de Concordia University Wisconsin, esta agência apresentou 2308 programas credenciados relacionados com esta área. Desse total, 74 representaram o número de bacharelados e 2234 representaram o número de outras modalidades como mestrado, doutorado, MBA, etc. A maioria dos programas credenciados pelo CEPH são mestrados. O total de bacharelados incluíram modalidades como Bacharel em Ciências (BS), Bacharel em Artes (BA) e Bacharel em Ciências da Saúde (BHS). A porcentagem de programas de bacharelados foi de 3.18% se comparado com o total. Os estados de Wisconsin, Illinois, Iowa, Michigan, Minnesota, e Indiana, apresentaram 2 programas de graduação credenciados pela CEPH. Wisconsin tem um bacharelado em saúde pública (BS), na Universidade de Wisconsin - La Crosse. Este programa oferta duas áreas de concentração: Educação e Saúde Comunitária e Educação de Saúde Escolar. A Universidade do Estado de Illinois, em Chicago oferta um bacharelado em Saúde Pública (BA). Outras universidades como a Universidade de Iowa, e o Medical College of Wisconsin oferecem um grau de BS-MPH conjugado a um programa de pós-graduação em saúde pública. Este inquérito mostra a importância de implementações de novas graduações nesta área. Linda Rosenstock, decano emérito e professora da Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA), afirma que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de profissionais e as demandas da população são caracterizados por um grande defasamento. Ela ainda alerta a discrepância relacionada com a qualidade do treinamento, competências, práticas e diversidade suficientes para atender a todos os indivíduos e comunidades. Dessa forma pode-se visualizar um processo de evolução e ampliação da oferta de programas em saúde pública na América. Novas e antigas escolas estão repensando e criando novos currículos para permitir projetos e programas que visem à prevenção de agravos ou doenças e assim colaborar com a qualidade de vida.
Palavras-chave
Formação Profissional; Curriculo; Educação em Saúde
Referências
Council on Education for Public Health. CEPH Website. Disponivel em <http://www.mcw.edu/mphprogram.htm>. Acesso 06/10/2015.
Rosenstock L, Helsing K, Rimer BK. Public Health Education in the United States: Then and Now. Public Health Reviews. 2011; 33:39-65.