Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA GRADE CURRICULAR DO RESIDENTE: A EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UEPA
SIDNEY DE ASSIS DA SERRA BRAGA, ALZILENE PEREIRA CORDOVIL, LAYS ARIANE TEIXEIRA DOS SANTOS, LANNA XANTIPA DE OLIVEIRA LEMOS, RUDNELSON VIEIRA MAGALHÃES DIAS, TALITA SILVA SOUZA, Edielen de Lima Souza, Luiz Heitor Barros Menezes Cabral

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


APRESENTAÇÃO: Os Projetos de Extensão são conjuntos de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo definido e prazo determinado. As atividades de extensão são regulamentadas pela Resolução 09/2007 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão. Esta Resolução define extensão como o elo de integração das atividades universitárias com os diversos segmentos da comunidade interna e externa. É importante a integração da extensão para a pós-graduação, em especial aos programas de residências. Nos últimos anos, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), como política pública nacional, tem-se destacado como modelo estratégico de reorganização da atenção básica, fundamentado na lógica da vigilância à saúde. Implantada em todo o Brasil como o principal meio para a reordenação da atenção à saúde, suas ações representam a concepção de saúde centrada na promoção da Qualidade de Vida (QV), por meio da prevenção, promoção e recuperação da saúde. A integração da extensão na formação do residente no âmbito da atenção básica, trás consigo um grande avanço para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e melhor aprendizado dos residentes. Quanto a ESF, essa atualmente torna-se um espaço não só de trabalho, mas do aprendizado como novas práticas para o conhecimento. Dentre os pilares do conhecimento, a extensão esta envolvida com os elementos que trazem um grande impacto no processo de formação do residente, a população, o controle social, a equipe da unidade, as escolas do bairro, dentre outros, são convidados a pensar e a produzir espaços de saúde, de qualidade de vida. Objetivo: Dessa forma, este estudo tem como objetivo relatar a experiência dos profissionais integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no desenvolvimento de práticas de assistência e educação em saúde através de três projetos de extensão: Projeto Uepa nas Comunidades; Projeto Hansen Pará e Projeto Residência nas Comunidades. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: trata-se de um relato de experiência, onde se descreve experiências do residentes de Saúde da Família da Uepa em três projetos de extensão. Este trabalho está sendo desenvolvido por meio das atividades relacionadas ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UEPA, dentre os quais participaram três categorias profissionais residentes: Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. As atividades que ocorrem têm como base três momentos: logística e planejamento; atividades de assistência e educação em saúde e relatório e discussão de atividades realizadas. Participam das atividades os profissionais residentes que desenvolve o projeto e também os profissionais da instituição/setor/local onde é feita a ação, são eles: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, serviços gerais, agentes comunitários de saúde (ACS) e comunidade. As atividades, dependendo do projeto, desenvolvem-se uma vez no mês ou semestre. LOGÍSTICA E PLANEJAMENTO: comunicação e articulação local com o município onde será desenvolvida a ação, discussão sobre a contrapartida de cada setor (transporte, alimentação, insumos, serviços) e necessidades de demanda para os serviços a serem realizados na ação. Atividades de assistência e educação em saúde: são os serviços desenvolvidos na comunidade. Dependendo do projeto, as atividades variam. No projeto Uepa nas Comunidades, o qual pertence a Pró-reitoria de Extensão da UEPA são realizadas atividades de assistência através de consultas médicas, de fisioterapia e de enfermagem, procedimentos de verificação de P.A, Verificação de glicemia, avaliação física, atenção à saúde bucal, brinquedoteca e educação em saúde, ambiental e tecnológica onde os residentes trabalham junto aos profissionais da comunidade e os acadêmicos da Universidade, unindo saberes de diferentes áreas do conhecimento. No Projeto Hansen Pará, projeto no qual o foco é a busca ativa de casos de hanseníase em vários municípios do Estado, concentra profissionais da área da saúde e tecnologia da informação, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), que possui parceria interinstitucional (a exemplo a USP/RP, Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto) e internacional (Universidade do Colorado - EUA), de acordo com o CNPQ. Os residentes atuam em grupos de busca ativa, junto aos pesquisadores, para averiguação de casos de hanseníase em escolares e seus comunicantes. Geralmente essas buscas se iniciam pelas escolas, onde primariamente é realizada uma palestra com os escolares e os profissionais da escola, além de consultas com os indivíduos já diagnosticados nas unidades de Saúde. Também é realizada uma capacitação dos profissionais das Unidades de Saúde envolvidas na ação. No Projeto Residência nas Comunidades, desenvolvidos pelos próprios residentes, possui o apoio da UEPA e da gestão do município onde serão realizadas as ações. Geralmente as atividades concentram-se às atividades de enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional, educação em saúde e, atualmente em parceria com a residência de medicina de família e comunidade, também da UEPA. RESULTADOS: Acreditamos que estas atividades estão sendo muito importantes, pois além de aprimorar nossa capacidade de transmissores de conhecimento de forma horizontal, nos torna pessoas comprometidas com a saúde do outro, como também favorece o fortalecimento do trabalho junto à equipe. Assim, conseguimos prestar assistência integral e humanizada não somente com os usuários, mas também com os nossos colegas de trabalho. Dessa forma, esses espaços podem construir momentos de debate e articulação, oportunizando o conhecimento e o reconhecimento do valor de cada trabalhador na produção de ações de saúde e construir novos significados para o trabalho de cada profissional. A RMS configura-se como promotora da saúde da comunidade e dos profissionais que atuam na ESF, uma vez que a atividade desenvolvida originou-se de uma construção conjunta das Instituições e dos das residentes que atuam nesta, ressaltando a importância do cuidado a estes profissionais que cuidam da saúde da população. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência destacada mostra a RMS enquanto processo indutor de transformações das práticas de formação e atuação no setor saúde, além de contextualizar a educação permanente, buscando construir um espaço de reflexão frente aos hábitos desenvolvidos. Observa-se também que algumas experiências tornam-se exitosas quando há uma sintonia e corresponsabilização entre os diversos profissionais, tornando a Residência Multiprofissional em Saúde mais integrada a ESF e Atenção Primária de Saúde. O residente egresso torna-se um profissional diferenciado, com amplas competências e habilidades no componente clínico e na resolução de situações-problema.

Palavras-chave


Extensão; Residência Multiprofissional, Saúde da Família; UEPA

Referências