Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA EXPANSÃO, QUALIFICAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA
ANDRE LUIZ DA Silva, LUCIANE APARECIDA PEREIRA DE LIMA, JULIANA DE OLIVEIRA GABRIEL

Última alteração: 2015-12-07

Resumo


O processo de qualificação das ações de Atenção Básica vem sendo induzido pelo Ministério da Saúde por meio de diferentes ferramentas de gestão e estratégias de Educação Permanente. Neste escopo, podemos relacionar as ferramentas pedagógicas disponíveis para as equipes do Projeto Mais Médicos para o Brasil e as demais ferramentas disponíveis para o conjunto de profissionais da Atenção Básica. As ações educativas disponíveis para o projeto MM se desenvolvem na Atenção Básica, de modo a promover um aperfeiçoamento da prática profissional. São diversas as ferramentas pedagógicas ofertadas aos participantes do projeto: Cursos de especialização em Atenção Básica, que possibilitam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a garantia da qualidade da atenção à saúde; Supervisão Acadêmica, responsável pela integração ensino-serviço no componente assistencial da formação dos médicos participantes do Projeto; Teleconsultoria, telediagnóstico e tele-educação do Programa Nacional Telessaúde, visando à educação para o trabalho, na perspectiva da melhoria da qualidade da atenção, ampliação do escopo de ações ofertadas, mudança das práticas em saúde e organização do processo de trabalho; Portal Saúde Baseada em Evidências, ferramenta de Educação Permanente que objetiva a qualificação dos trabalhadores do SUS, visando alcançar a efetivação de mudanças na prática clínica. As ferramentas pedagógicas são apoio essencial ao processo de conversão do modelo assistencial orientado pela Atenção Básica de Saúde. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é analisar a utilização das ferramentas pedagógicas disponíveis para as equipes de Saúde da Família do município de Campo Grande, para a qualificação do processo de trabalho na atenção básica. Metodologia: Inicialmente, foi realizado um levantamento das ferramentas pedagógicas disponíveis para o conjunto de profissionais que atuam nas equipes de saúde da família selecionadas para esta pesquisa no município. Através de uma análise comparativa entre equipes com profissional do PMM e equipes sem profissional do PMM, investigou-se a utilização de ferramentas pedagógicas e sua relação com o processo de trabalho na AB. No seguimento, será aplicado para os profissionais selecionados, questionário estruturado com perguntas fechadas para análise. RESULTADOS: Os resultados preliminares apontam para uma maior disponibilização de ferramentas pedagógicas para as equipes de Saúde da Família com médicos do Programa Mais Médicos, o que, por sua vez, não garante um processo de qualificação da Atenção Básica em sua totalidade. Neste sentido, temos todo um conjunto de ações indutoras do processo de qualificação das equipes de Atenção Básica constituídas por médicos do Projeto Mais Médicos. Em contraste, alguns destes dispositivos não estão disponíveis para todo o conjunto dos profissionais da Atenção Básica, sendo necessária a constituição de estratégias diferenciadas de Educação Permanente, complementares e adequadas à realidade local Considerações finais: Torna-se, portanto, necessário avançar na estruturação de processos educativos que assegurem novas práticas sanitárias, superando modelos tradicionais. É necessário, também, pensar na indução da formação de uma Política de Educação Permanente, de base municipal, que seja articuladora, agregadora e capaz de atender às demandas de seus distintos territórios.

Palavras-chave


Atenção Básica; Ferramentas Pedagógicas