Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
O TRABALHO PSICOSSOCIAL JUNTO AOS FAMILIARES NA UNIDADE PEDIÁTRICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANA BEZERRA (HUAB)
Cilânea Costa, Cecilya Mayara Lins Batista

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


 O processo de hospitalização da criança traz repercussões para todos os envolvidos no processo de cuidado, seja a equipe de saúde, seus acompanhantes e sua rede social, inclusive à própria. Por entender as peculiaridades e desafios que revestem o processo de saúde-doença as intervenções do Serviço Social e da Psicologia têm se debruçado na perspectiva de potencializar o papel do acompanhante durante o período de hospitalização na pediatria do Hospital Universitário Ana Bezerra - HUAB, evidenciando seu protagonismo como partícipe do cuidado a saúde da criança e/ou adolescente internados, oferecendo um espaço de acolhimento e escuta, de modo que os familiares possam expressar suas emoções, angústias e ansiedades diante da hospitalização, bem como orientações aos mesmos que versam sobre os direitos e deveres do acompanhante, os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS e o direito a um atendimento que respeite sua subjetividade, seus valores, cultura, que seja livre de qualquer tipo de discriminação. Para tanto, laçamos mão de uma escuta qualificada, na tentativa de oferecer um momento o mais acolhedor e humanizado possível, o que nos tem permitido refletir juntos aos familiares sobre os aspectos de saúde dos internos e as relações interpessoais com a equipe de saúde dentro do contexto hospitalar, visando elucidar todas as dificuldades vivenciadas pela família e pela equipe de saúde. Tal momento tem se mostrado rico e participativo, em face das visibilidades que ganham algumas demandas trazidas pelas famílias, sendo elas na sua maioria de cunho social, psicológico e de dificuldades de convívio familiar e comunitário. A partir dessas necessidades evidenciadas, temos buscado pautar nossas ações de forma integral, acionando a rede intersetorial através de encaminhamentos para atendimento e acompanhamento junto aos serviços e programas que as famílias fizerem jus. Dessa forma, a intervenção psicossocial junto aos familiares ou cuidadores da criança e/ou adolescente internos na pediatria do HUAB contribui para fortalecer o papel do acompanhante, resgatando seu protagonismo diante do processo de hospitalização.

Palavras-chave


Humanização da Assistência; Direito à Saúde; Apoio Social

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. 5. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 44 p. : il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde)

_____. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Saúde. Gestão participativa e cogestão. Brasília: Ministério da Saúde (MS); 2009.

_____. Ministério da Saúde (MS). Portaria GM n. 1130. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde (MS); 2015.

_____. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lex: Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em 08 de nov. de 2015.

Maia, E. M. C. et al.  Psicologia, saúde e desenvolvimento humano. Natal, RN: EDUFRN, 2012.