Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Saúde Pública além das fronteiras: Um relato de experiência na Concordia University Wisconsin, EUA
Arthur Antunes de Souza Pinho, Cláudio Claudino da Silva Filho, Christian B. Albano, L. Arneson, Michael Cottonaro II, Robert S. Burlage, Sued Sheila Sarmento, Susanne Pinheiro Costa e Silva

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


Disparar e aprimorar o interesse pela ciência é um dos objetivos do Programa Ciências Sem Fronteiras. O projeto tem em seu escopo contribuir com o desenvolvimento técnico e científico brasileiro através do intercâmbio de estudantes em diferentes países. Por meio desta iniciativa, universitários realizam aulas em universidades estrangeiras. A experiência também conta com um estágio supervisionado durante um período da mobilidade. A realização deste último pré-requisito depende do país de destino e da modalidade a qual o bolsista está contemplado. O período compreendido entre os meses de Maio e Agosto de 2015 possibilitou a troca de experiências entre o intercambista e uma Escola de Farmácia na Concordia University Wisconsin, Estados Unidos. O estágio possibilitou a imersão do graduando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, no desenvolvimento de uma undergraduate degree em saúde pública na universidade americana. A análise da literatura nacional e internacional nos EUA foi a principal metodologia utilizada no processo de elaboração do programa. Discussões de artigos e outros textos juntamente a prévia experiência do estudante vinculados a programas de iniciação científica no Brasil colaboraram com a elaboração da proposta. O curso contará com a associação de professores da Escola de Farmácia e de outros departamentos. O principal pilar deste novo programa será a imersão de discentes para o trabalho inserido na comunidade visando a reflexão e análise crítica do contexto social americano e sua interlocução com o processo saúde-doença. Essa experiência permitiu que o estudante pudesse conectar e ampliar os diferentes modelos de saúde pública. O Sistema Único de Saúde brasileiro também foi colocado no debate o que facilitou o câmbio entre contextos diferentes. Neste sentido, o SUS, seus valores e possibilidades contribuíram para o disparo de uma mudança no acesso e promoção da saúde em terras estrangeiras. É importante salientar que a ampliação e execução de projetos que buscam novas graduações e/ou programas em saúde pública na América são fundamentais quando a proposta de ensino objetiva o acesso e qualidade de vida. Isso é possível quando o ensino extrapola os limites da reprodução de conhecimento. Por fim, o intercâmbio possibilitou mais que um contato com outra cultura, ele provocou novas idéias de promover saúde ainda que em sociedades e realidades diferentes.

Palavras-chave


Formação Profissional; Curriculo; Educação em Saúde