Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLARES
UADSON SILVA BARRETO, MARTA DE MELO OLIVEIRA E SILVA

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


A gestação na adolescência provoca vários problemas sociais e representa um desafio para os profissionais de saúde, educadores, governo e sociedade em geral. Estudos descrevem a existência de uma variedade de fatores sociais e de saúde que determinam a gravidez na adolescência. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo realizar intervenções educacionais orientando e oferecendo conhecimento aos adolescentes sobre sexualidade, e abordando também prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e gravidez na adolescência. Para alcançar os objetivos propostos nesse trabalho, uma equipe multiprofissional com médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e técnico de enfermagem, a equipe “sexo do bem”, formou um espaço de construção do saber com cerca de 30 adolescentes entre as idades de 12 a 18 anos numa escola no município de Aparecida de Goiânia, Goiás, objetivando a educação em saúde na área da sexualidade. Considerou-se que os objetivos foram alcançados com a atenção para o assunto sendo despertada e com a quebra de alguns tabus entre muitos adolescentes e que possibilitou o crescimento para que eles possam ser capazes de gozar de uma sexualidade mais saudável. 

Palavras-chave


Educação em saúde – DST - Sexualidade

Referências


1.Yazlle MEHD. Gravidez na Adolescência. Rev. Bras.Ginecol Obstet. Ago 28 (8) 2006.

2. Filho FP, Sigrist RMS, Souza LL, Mateus DC, Rassam E. Perfil epidemiológico da grávida adolescente no município de Jundiaí e sua evolução em trinta anos. Adolesc Saude. 2011;8(1):21-27

3. Ministério da Saúde (Brasil), Sinasc. Situação da Adolescência Brasileira. O direito de ser adolescente: Oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades. Brasília 2011.

4. Ministério da Saúde (Brasil), Sinasc. Uma análise da situação de saúde e a vigilância da saúde da mulher. Brasília 2012.

5.Comission Economica para America latina (CEPAL) Ver: Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e o Caribe, 2012.

6. Centro de estudo, documentação e informação (CEDI) sobre a criança. Janeiro-Fevereiro 2013; n 44; ISSN 1647- 4163.

7. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese dos Indicadores Sociais 2012.

8. Aquino EML et al. Adolescência e reprodução no Brasil: a heterogeneidade dos perfis sociais. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, p. 377-388, 2003. Supl. 2.

9. Borges JM, Zanini DS, Nazareno E, Mendonça H. Gravidez na adolescência: percepções e perspectivas. Estudos Goiânia.v.36 n.1/2, p171-189, jan/fev. 200917. Gontijo DT, Medeiros M. A gravidez/maternidade de adolescentes em situação de risco social e pessoal: algumas considerações. Rev. Eletr. Enf., 2004.

10. Godinho RA. Adolescentes e grávidas: onde buscam apoio? Revista Latino-Americana de Enfermagem, 8(2), p. 25-32, 2000.