Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DISCENTES DO CURSO TECNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, UM ESTUDO MULTICENTRICO
Andre Phylippe Dantas Barros, Aline Blaya Martins, Márcia Fernanda de Méllo Mendes, Maurício Fernando Nunes Teixeira, Renata Pekelman, Rosangela Pavlack Cardoso, Vania Roseli Correa de Mello, Isabel Carolina Coelho Flores Cechin

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


APRESENTAÇÃO: Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) constituem o quadro multiprofissional das Equipes de Saúde da Família (ESF), atuando como articuladores entre a população atendida e a Equipe de Saúde (1). O investimento na formação e qualificação destes profissionais torna-se imprescindível para a melhoria da execução de suas atividades.  O Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde é uma proposta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (IFRS), sediado no Campus Alvorada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) com o objetivo de qualificar a formação profissional dos ACS por meio da estratégia de educação permanente. O objetivo deste trabalho é apresentar a avaliação da apreensão dos conhecimentos trabalhados na execução do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. DESENVOLVIMENTO: Por meio da aplicação de questionários de avaliação de conhecimentos construídos por meio de questões objetivas de múltipla escolha a partir dos conteúdos trabalhados semestralmente, sendo aplicados no início e ao final de cada semestre. Os dados são tabulados e submetidos a análises no SPSS 17.0, organizados em tabelas e gráficos de distribuição e frequências percentuais e absolutas. A comparação entre o desempenho prévio e pós- atividades didáticas poderão ser estabelecidas de forma a conduzir a avaliação, e com isso, a adequação do curso tanto no que tange a real necessidade de abordagem dos conteúdos escolhidos como para embasar a formação dos ACS. RESULTADOS: Foi possível observar, através da análise dos dados obtidos da primeira pré-avaliação, que os discentes se saíram bem (acertos >70%) em apenas 16,6% de todo o questionário, em contraposição a outros 50% do questionário onde a maior parte dos discentes (entre 62,8 a 88,4%) erraram as respostas. A partir destas informações e do pressuposto de que estes profissionais já realizam atividades no seu trabalho diário, onde estes conteúdos questionados são postos em prática, consideramos que pode haver a dificuldade de relacionar e identificar termos referentes a estas práticas, bem como, a falta de apropriação de conceitos por estes profissionais. A presente pesquisa encontra-se em andamento onde a próxima etapa consiste em obter os dados da pós-avaliação destes discentes e analisá-los, tornando possível a avaliação do desempenho e a apreensão dos conteúdos pelos discentes. Os resultados deste estudo podem ainda servir de subsídio para a reformulação do curso em questão por meio da análise da validade dos conteúdos propostos pelo curso no que se refere a sua capacidade de auxiliar o aluno a aprendê-los.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO PERMANENTE; AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE; AVALIAÇÃO DO ENSINO

Referências


  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde)