Tamanho da fonte:
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DISCENTES DO CURSO TECNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, UM ESTUDO MULTICENTRICO
Última alteração: 2015-11-12
Resumo
APRESENTAÇÃO: Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) constituem o quadro multiprofissional das Equipes de Saúde da Família (ESF), atuando como articuladores entre a população atendida e a Equipe de Saúde (1). O investimento na formação e qualificação destes profissionais torna-se imprescindível para a melhoria da execução de suas atividades. O Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde é uma proposta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (IFRS), sediado no Campus Alvorada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) com o objetivo de qualificar a formação profissional dos ACS por meio da estratégia de educação permanente. O objetivo deste trabalho é apresentar a avaliação da apreensão dos conhecimentos trabalhados na execução do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. DESENVOLVIMENTO: Por meio da aplicação de questionários de avaliação de conhecimentos construídos por meio de questões objetivas de múltipla escolha a partir dos conteúdos trabalhados semestralmente, sendo aplicados no início e ao final de cada semestre. Os dados são tabulados e submetidos a análises no SPSS 17.0, organizados em tabelas e gráficos de distribuição e frequências percentuais e absolutas. A comparação entre o desempenho prévio e pós- atividades didáticas poderão ser estabelecidas de forma a conduzir a avaliação, e com isso, a adequação do curso tanto no que tange a real necessidade de abordagem dos conteúdos escolhidos como para embasar a formação dos ACS. RESULTADOS: Foi possível observar, através da análise dos dados obtidos da primeira pré-avaliação, que os discentes se saíram bem (acertos >70%) em apenas 16,6% de todo o questionário, em contraposição a outros 50% do questionário onde a maior parte dos discentes (entre 62,8 a 88,4%) erraram as respostas. A partir destas informações e do pressuposto de que estes profissionais já realizam atividades no seu trabalho diário, onde estes conteúdos questionados são postos em prática, consideramos que pode haver a dificuldade de relacionar e identificar termos referentes a estas práticas, bem como, a falta de apropriação de conceitos por estes profissionais. A presente pesquisa encontra-se em andamento onde a próxima etapa consiste em obter os dados da pós-avaliação destes discentes e analisá-los, tornando possível a avaliação do desempenho e a apreensão dos conteúdos pelos discentes. Os resultados deste estudo podem ainda servir de subsídio para a reformulação do curso em questão por meio da análise da validade dos conteúdos propostos pelo curso no que se refere a sua capacidade de auxiliar o aluno a aprendê-los.
Palavras-chave
EDUCAÇÃO PERMANENTE; AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE; AVALIAÇÃO DO ENSINO
Referências
- BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde)