Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
AÇÕES EDUCATIVAS JUNTO A ADOLESCENTES DA UBS DELFIORE EM APARECIDA DE GOIÂNIA-GO: DISCUTINDO GRAVIDEZ SAUDÁVEL
REGIS PAIVA BORGES, MARTA DE MELO OLIVEIRA E SILVA

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


Sabe-se que 20 mil meninas com menos de 18 anos dão à luz e 200 morrem em decorrência de complicações da gravidez ou parto. Diante disso, o presente projeto visa promover a realização de ações educativas de informação sexual para adolescentes do município de Aparecida de Goiânia-GO, com o intuito de desenvolver ações educativas junto às adolescentes da UBS Delfiore, visando contribuir com a vivência da sexualidade de forma responsável e saudável. Em pesquisa, pode-se entender que o número alto de gravidez na adolescência ainda se deve a falta de informação. Hoje não cabe mais falar em tabus sexuais. Mas as meninas e os meninos reclamam que a comunicação com os pais é falha, especialmente quando o assunto é sexo. Para realizar o levantamento da prevalência de grávidas adolescentes entre os membros da comunidade referida anteriormente utilizou-se o método de questionários previamente formulados e realizados pela equipe de enfermagem e médico responsável pelo projeto de intervenção. A equipe era composta por seis profissionais entre técnicas de enfermagem e médico responsável. Da prevalência geral, retirou-se uma amostra de oito adolescentes, de 15 a 17 anos, que passaram por ações educativas através de quatro reuniões de grupo realizadas através de roda de conversa e aula expositiva in loco, na intenção de instruir sobre métodos contraceptivos e orientar ações para uma gravidez saudável. Concluiu-se neste estudo, que a grande maioria das gravidas adolescentes não fazia uso dos métodos contraceptivos e diante da exposição das ações educativas, se mostraram bastante interessadas. A maioria se comprometeu de imediato na realização do pré-natal na própria UBS.

Palavras-chave


Gravidez; Adolescente; Intervenção.

Referências


1 BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Disponível em: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php. Acesso em: 08/2014.

2 UNFPA. Relatório sobre o Estado da População Mundial 2013.http://www.unfpa.co.ao/site/index.php/publicacoes/71-relatorio-sobre-o-estado-da-populacao-mundial-2013.

3 Silva VC, Santos MSS. Promoción de la salud por DENTESCOLA: facilidades y dificultades de relieve por los académicos y los profesionales de la salud. Horizontes em Salud expresión de enfermería revista científica, vol 2, n. 1, p 22- 37, 2010.

4 GRUENINGER, U. J. Arterial hypertension: lessons from patient education. Patient Education and Counseling, v. 26, p.37–55, 1995.

5 BESERRA EP, PINHEIRO PNC, BARROSO MGT. Ação educativa na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Esc Anna Nery Rev Enferm  set; v.12, n.3):, p. 522-28, 2008.

6 BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde do Adolescente: competências e habilidades Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_adolescente_competencias_habilidades.pdf. Acesso em: 08/2014.

7 APARECIDA DE GOIÂNIA. Disponível Em: http://www.aparecida.go.gov.br/ Acesso em: 08/2014.