Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A percepção das equipes de saúde da família sobre o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Andrea Wander Bonamigo, Cristina Elisabeth Benincá Pereira

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


A disciplina Seminário Integrador de uma Instituição Brasileira de Ensino Superior do sul do Brasil, insere os acadêmicos dos cursos de graduação da medicina, enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, farmácia, biomedicina em equipes multiprofissionais de atenção primária e em outros cenários como escolas, creches, espaços comunitários entre outros no território onde acontece a integração ensino-serviço-comunidade a partir do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) do Ministério da Saúde. O objetivo desse relato foi analisar a percepção dos trabalhadores das equipes de saúde da família sobre o PET/Saúde-Seminário Integrador, por meio da descrição das relações das categorias profissionais com o Seminário Integrador e o papel da cada profissional; da verificação da existência de interação e de negociação na equipe para realizar as ações preconizadas do Seminário Integrador; da identificação do  impacto do Seminário Integrador no processo de trabalho das equipes, na sua qualificação e atendimento das demandas de trabalho. A problematização da realidade e o diagnóstico comunitário constituem as ferramentas com as quais os alunos propõem ações para melhorar a qualidade de vida da comunidade. A disciplina visa formar profissionais com uma visão integral dos conceitos de saúde e doença e com uma prática humanizada. Durante um semestre os alunos acompanhados por um preceptor local vivenciam a atuação nas unidades de saúde da família e ao final desse período apresentam o produto de suas intervenções no campo da saúde coletiva. O protagonismo do preceptor no processo de aprendizagem é essencialmente desafiador e segundo os relatos enfrentam dificuldades e fragilidades para cumprir estes objetivos junto aos alunos. Um dos desafios apresentados pelos preceptores foi a falta de preparação didático-pedagógica para o recebimento de alunos em formação. Os projetos PET-Saúde têm estimulado a qualificação da formação de trabalhadores para a realidade do SUS buscando contribuir para a formulação da política de ações de educação em saúde e educação permanente para o SUS junto ao território – cenário de práticas.

Palavras-chave


Atenção Primária; Formação; Educação Permanente