Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Problematizando a Realidade: O exercício da cidadania no VER-SUS Oste/SC a partir da 5ª etapa do Arco de Maguerez
Adriana Carolina Bauermann, Camila Dervanoski, Fabíola Feltrin, Marcelo Verno Schabarum, André Lucas Maffissoni, Thais Cristina Hermes, Larissa Hermes Thomas Tombini, Cláudio Claudino Silva Filho

Última alteração: 2015-12-08

Resumo


APRESENTAÇÃO: O projeto VER-SUS/Brasil teve seu início em 2003, com o objetivo de qualificar estudantes de diferentes áreas do conhecimento para atuarem futuramente no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a reflexão sobre situações e temas importantes, pertinentes à formação profissional, potencializando o compromisso ético-político. DESENVOLVIMENTO: Este trabalho trata-se de um estudo na forma de relato de experiência, onde se propôs uma análise acerca da temática da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, que se constitui em cinco etapas: observação da realidade e definição do problema; pontos-chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relatar de que forma a 5ª etapa do Arco de Maguerez – sobre a aplicação à realidade, foi efetuada a partir da análise da Devolutiva no último dia do VER-SUS Oeste/SC para com todos os envolvidos no projeto. Essa etapa do Arco de Maguerez tem por propósito analisar a aplicabilidade das hipóteses levantadas em grupo, que poderão ser transformadas em ações concretas na realidade de onde foi extraído o problema. RESULTADOS: A devolutiva ocorreu no último dia do projeto, onde os estudantes viventes compartilharam as experiências vivenciadas ao grupo e os gestores da saúde que se fizeram presente, demonstrando de diversas formas criativas os resultados obtidos com as vivências, “respondendo” as questões de aprendizagem pensadas nos primeiros dias de imersão. Essa tentativa de aplicação das hipóteses encontradas em grupo, na realidade prática das vivências, envolveu os estudantes com o meio, cooperando com o desenvolvimento de um compromisso e atuação social. Essa etapa do Arco, proporciona também, uma nova contribuição para ampliar os conhecimentos sobre a realidade estudada, para que os mesmos se percebam no processo como agentes ativos de sua transformação, preparando-se para o exercício da cidadania. A 5ª etapa do Arco de Maguerez consegue problematizar a realidade, por meio da aproximação e conhecimento da realidade na qual se observou o problema, estimulando o despertar da consciência crítica, política e o compromisso com a sociedade. Considerações Finais: A proposta do Arco de Maguerez se coloca como transitante entre a teoria e a prática vivenciada, onde o processo de ação e prática e a reflexão teórico-prática leva o participante a desenvolver um compromisso com a sua práxis. Seu potencial, portanto, é preparar o cidadão para atuações futuras na prática de transformação, possibilitando um olhar crítico para atuar na realidade social.

Palavras-chave


Arco de Maguerez. Teoria da Problematização. Formação em Saúde