Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
O PROGRAMA MAIS MÉDICO E OS EFEITOS NO MUNDO DO TRABALHO EM MUNICÍPIO DE CONTEXTO SINGULAR NA AMAZÔNIA
Rodrigo Tobias de Sousa Lima, Nayara Maksoud, Júlio Cesar Schweickardt

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


O objetivo do estudo foi analisar o efeito da presença do profissional médico pertencente ao PMM na produção de consultas médicas na atenção básica, e na relação com a equipe de saúde no município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, Brasil. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-analítico, dividido em duas partes: com uma abordagem quantitativa e análise de dados secundários do SIAB e ESUS no período de janeiro de 2012 a janeiro de2015; e uma parte de abordagem qualitativa, mediado por entrevistas ocorridas em abril de 2015 que, segundo Contandriopoulos e colaboradores (1997), pretende analisar a pertinência, os fundamentos teóricos, a produtividade, os efeitos e o rendimento das relações profissionais e a produção do trabalho na relação do PMM na atenção básica no contexto específico da Amazônia. Em dois anos, o programa aumentou a cobertura da estratégia de saúde da família, o que garante uma assistência em saúde a cerca de 50 mil pessoas em São Gabriel da Cachoeira. As equipes com PMM acompanham mais as crianças menores de um ano e aquelas até cinco anos de idade, bem como 110% e 134% mais atendimentos por dia para gestantes e puérperas respectivamente que os médicos que não pertencem ao PMM, refletindo acesso da população na atenção à saúde da mulher e impacto positivo na produção do cuidado. Os médicos têm suprido as carências de atendimento à população, e imprimido um modelo de atenção que acolhe e cuida das pessoas e oferece uma atenção integral para toda a família (BRASIL, 2015).

Palavras-chave


Atenção Básica, Micropolítica, Gestão do Trabalho,

Referências


BRASIL. Programa Mais Médicos. 2015. Disponível em: http://maismedicos.gov.br. Acessado em 13.10.2015.

ATLAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2015. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/sao-gabriel-da-cachoeira_am. Acessado em 12.10.2015.

CONTANDRIOPOULOS, P. et al. Avaliação em Saúde: conceitos e métodos. In: HARTZ, Z.M.A., (Org.). Avaliação em Saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1997. 29-47 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Ednilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2005. p. 71-103.

PINTO, H. A., SOUSA, A., & FERLA, A. A.. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: Reflexões sobre o seu desenho e processo de implantação. Saúde em Debate, 2015, n.6, vol.2, 358–372.

MERHY, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec; 2002.