Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Saúde Mental na Amazônia: Instituições psiquiátricas na cidade de Belém do Pará
Herbert Tadeu Pereira de Matos, Cristina Bastos Alves Lins, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira

Última alteração: 2015-11-09

Resumo


O trabalho propõe produção de conhecimento sobre o processo de construção da Política de saúde mental no Estado do Pará. Atua através de análise sobre o contexto histórico de construção e trabalho no mais antigo hospital psiquiátrico da cidade de Belém, Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. Desta maneira, responde ao intuito de compreensão crítica sobre a cultura asilar-manicomial da época, de onde, em oposição a este modelo de cuidado, emergiram as bases para o tratamento em saúde mental realizado a partir de 1988 no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Inicia-se o debate com a caracterização do conceito Psiquiatria e Saúde Mental em diferentes épocas e locais do mundo, para em seguida, abordar o tema de surgimento das políticas públicas no Brasil e de construção do primeiro local para tratamento psiquiátricos na cidade de Belém, Pará, Amazônia (Hospital do Marco da Légua, mais tarde Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira). A pesquisa foi realizada a partir de base documental e bibliográfica em publicações da Fundação Publica Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - FPEHCGV e de autores que se dedicaram ao tema estudado. Os resultados são discutidos a partir de categorias de analise com referencial teórico construcionista de pesquisa em Psicologia Social. Aborda o processo de institucionalização dessas subjetividades marcadas pelo isolamento social, justificado dentro do modelo de “cuidado em saúde” desenvolvido nesse local e momento histórico do Brasil. Assim, o presente trabalho trata das políticas publicas de isolamento social do portador de transtorno mental na cidade de Belém, e neste sentido, as ações concretas de construção de edifícios, bem como, das rotinas de trabalho dos profissionais nessas instituições. A análise está organizada em dois eixos: Algumas Reflexões sobre a Psiquiatria no Brasil; Instituições Psiquiátricas na cidade de Belém - PA. Neste processo é esperado construção de conhecimento em políticas públicas de saúde mental e saúde coletiva, no que concerne a historia da psiquiatria paraense em período anterior ao SUS, bem como, as mudanças ocorridas nesses estabelecimentos psiquiátricos a partir da Reforma Psiquiátrica no Estado do Pará - Brasil.

Palavras-chave


Reforma psiquiátrica; Política de Saúde Mental; Hospital Psiquiátrico

Referências


ESCÓSSIA, L.; TEDESCO, S. O coletivo de forças como plano de experiência cartográfica. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V. & ESCÓSSIA, L. (org) Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intevenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

FERLA, A. A.; OLIVEIRA, P. T. R.; LEMOS, F. C. S. Medicina e hospital. Fractal, Rev. Psicol.,  Rio de Janeiro ,  v. 23, n. 3, p. 487-500, Dec. 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198402922011000300004&lng=en&nrm=iso>. Accesso em  12  Julho de 2015.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder, 1926-1984. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LOUREIRO, M. N. P. Psiquiatria no Estado do Pará: repeticao do padrao institucional. Saúde Mental em Foco,  HOSPITAL DE CLINICAS GASPAR VIANNA, 1995.

MARTINES, W.R.V; MACHADO, A.L.; COLVERO, L. A. A cartografia como inovação metodológica na pesquisa em saúde. Tempus - Actas de Saúde Coletiva. Disponível em: <www.scielo.br>.

MONTEIRO, João Bosco. Nos Rastros da História da Assistência da Psicologia no Pará: a inserção do psicólogo no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira (1978-1984). UFPA - Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Clinica. Belém - PA, 2011. Disponível em: < http://www.ppgp.ufpa.br/>.