Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA REFLEXÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO VERSUS
EDUARDO CARVALHO DE SOUZA, NÁDYA DOS SANTOS MOURA, EDINE DIAS PIMENTEL GOMES, CAMILA SABRINA DE OLIVEIRA LIMA, DANIELLE DE SOUSA LEAL, ANA CARLA RAMOS BORGES, TIAGO DA ROCHA OLIVEIRA, JOSÉ XIMENES GUIMARÃES

Última alteração: 2015-11-09

Resumo


APRESENTAÇÃO: Formar profissionais para atuar no sistema de saúde sempre foi um desafio. Trazer o campo da realidade, da prática do dia a dia de profissionais, usuários e gestores mostra-se fundamental para a resolução dos problemas encontrados na assistência à saúde e para a qualificação do cuidado prestado aos sujeitos. A mudança na formação acadêmica tem se mostrado cada vez mais necessária para que haja aquisição de outras habilidades e competências, dessa forma as metodologias ativas propõem a estimulação dos processos de ensino – aprendizagem de uma maneira crítica e reflexiva onde o educando participa e se compromete com seu aprendizado. Entre elas destaca-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Tal arco parte da realidade social e após análise, levantamento de hipóteses e possíveis soluções, retorna à realidade. Resultando em novas ações, com mais informações capazes de provocar intencionalmente algum tipo de transformação nessa mesma realidade. O presente estudo tem como objetivo demonstrar os benefícios da Metodologia Ativa por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez como forma de obter um feedback positivo entre ensino-serviço-comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo bibliográfico, realizado em Outubro de 2015 mediante leitura de publicações contidas na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).  Para tanto, usou-se os descritores padronizados pelos Descritores em Ciências da Saúde (DECS): “Aprendizagens ativas,” “Ensino” e “Metodologias”, incluindo artigos, teses e dissertação. Considerou-se para a pesquisa os critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, publicados de 2011 a 2015, no idioma português. Dentre os 35 artigos encontrados, 12 atenderam aos critérios de inclusão. Entretanto, quatro deles se repetiam, sendo contabilizados apenas na primeira vez que apareceram. A amostra final contemplou 12 artigos. Resultados: Ao analisar os artigos, observou-se que a integração entre ensino, serviço e comunidade por meio da problematização firma-se como uma experiência enriquecedora para os envolvidos, pois, além de possibilitar o aprendizado mediante teorizações e discussões, fomenta o desenvolvimento de diversas habilidades, como também procura engajar a comunidade na intervenção do processo saúde-doença. Ressaltando que é fundamental que essa interação entre a teoria e a prática vivenciada respalde a atuação do estudante e promova um espaço de construção, produção e troca de conhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente estudo mostra que a aplicação do Arco caracteriza-se em uma experiência estimuladora e cheia de curiosidade, que tem como sua principal consequência a manutenção do interesse dos alunos para alcançar os objetivos do processo de ensino-aprendizagem. Conduzindo-os ao aprender, a repensar e reconstruir a educação fundada na prática cotidiana do trabalho com futuras repercussões na qualificação e valorização profissional formando assim, cidadãos que sejam capazes de conviver em sociedade e cooperar constantemente para a sua melhoria.