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UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA REFLEXÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO VERSUS
Última alteração: 2015-11-09
Resumo
APRESENTAÇÃO: Formar profissionais para atuar no sistema de saúde sempre foi um desafio. Trazer o campo da realidade, da prática do dia a dia de profissionais, usuários e gestores mostra-se fundamental para a resolução dos problemas encontrados na assistência à saúde e para a qualificação do cuidado prestado aos sujeitos. A mudança na formação acadêmica tem se mostrado cada vez mais necessária para que haja aquisição de outras habilidades e competências, dessa forma as metodologias ativas propõem a estimulação dos processos de ensino – aprendizagem de uma maneira crítica e reflexiva onde o educando participa e se compromete com seu aprendizado. Entre elas destaca-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Tal arco parte da realidade social e após análise, levantamento de hipóteses e possíveis soluções, retorna à realidade. Resultando em novas ações, com mais informações capazes de provocar intencionalmente algum tipo de transformação nessa mesma realidade. O presente estudo tem como objetivo demonstrar os benefícios da Metodologia Ativa por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez como forma de obter um feedback positivo entre ensino-serviço-comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo bibliográfico, realizado em Outubro de 2015 mediante leitura de publicações contidas na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para tanto, usou-se os descritores padronizados pelos Descritores em Ciências da Saúde (DECS): “Aprendizagens ativas,” “Ensino” e “Metodologias”, incluindo artigos, teses e dissertação. Considerou-se para a pesquisa os critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, publicados de 2011 a 2015, no idioma português. Dentre os 35 artigos encontrados, 12 atenderam aos critérios de inclusão. Entretanto, quatro deles se repetiam, sendo contabilizados apenas na primeira vez que apareceram. A amostra final contemplou 12 artigos. Resultados: Ao analisar os artigos, observou-se que a integração entre ensino, serviço e comunidade por meio da problematização firma-se como uma experiência enriquecedora para os envolvidos, pois, além de possibilitar o aprendizado mediante teorizações e discussões, fomenta o desenvolvimento de diversas habilidades, como também procura engajar a comunidade na intervenção do processo saúde-doença. Ressaltando que é fundamental que essa interação entre a teoria e a prática vivenciada respalde a atuação do estudante e promova um espaço de construção, produção e troca de conhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente estudo mostra que a aplicação do Arco caracteriza-se em uma experiência estimuladora e cheia de curiosidade, que tem como sua principal consequência a manutenção do interesse dos alunos para alcançar os objetivos do processo de ensino-aprendizagem. Conduzindo-os ao aprender, a repensar e reconstruir a educação fundada na prática cotidiana do trabalho com futuras repercussões na qualificação e valorização profissional formando assim, cidadãos que sejam capazes de conviver em sociedade e cooperar constantemente para a sua melhoria.