Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
INTERFACES DA ARTE COM A SAÚDE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO BOLSA CULTURA DA UFFS/PF
Daniel Henrique Furlanetto, Janaina Cossetin, Ana Maieli Hoinatz Schmitz, Alana Rutzen, Miraldi Júnior Oliveira da Costa, Sandro Augusto Pasini, Vanderléia Laodete Pulga, Felipe Silveira da Costa

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: A arte tem uma potência imensa na produção de alegria, de sentidos ao viver e frente à medicina ela incentiva uma medicina mais humanizada envolvendo a atenção e o desenvolvimento emocional dos pacientes ao médico o que ajuda o paciente frente a seus conflitos. Cada dia cresce as experiências que buscam a interação da arte e da cultura com a saúde. Nessa perspectiva, inspirados nas vivências do “Saúde Fazendo Arte” nos congressos da Rede Unida e aproveitando o Bolsa Cultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), um grupo de estudantes e docentes do curso de medicina com participação também de técnicos e em parceria com o Grupo de Teatro Ritornelo vem desenvolvendo o Projeto “Arte Promovendo Saúde & amp; Saúde Fazendo Arte” junto às Unidades Básicas de Saúde, escolas, comunidades e hospitais. Desenvolvimento: Projeto “Arte Promovendo Saúde & Saúde Fazendo Arte” vem se desenvolvendo desde 2014 com a realização de oficinas de expressão, de teatro; a criação de roteiros de intervenções culturais, cenopoéticas e musicais. Além disso, a realização de intervenções em Seminários e encontros da medicina, em atividades culturais e de promoção da saúde junto às comunidades quilombolas, em equipes de saúde e escolas. RESULTADOS: A experiência em desenvolvimento vem evidenciando a potencialidade da arte e da cultura na promoção da saúde, na criatividade para as ações de educação em saúde, na criação de vínculos com as comunidades e equipes de saúde, na construção de momentos lúdicos,  de alegria e de produção de novos sentidos ao viver das diversas pessoas que participam dessas atividades. Com os estudantes ocorre a apropriação das ferramentas da arte e da cultura na criação de ações educativas e de promoção da saúde. Além disso, a arte produz novas corporalidades em todos os sujeitos envolvidos e faz da alegria um novo paradigma de vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A interface entre a arte e a saúde faz emergir os sentidos do humano em cada pessoa que participa dos processos em que as vivências culturais e produzem novas reflexões e possibilidades frente os desafios cotidianos de cuidar de si e dos outros. A perspectiva do projeto é de interagir nos ambientes hospitalares com a presença dos palhaços, de músicas, de poesias e outras intervenções artístico-culturais, além de atuar com as crianças, inspiradas no projeto Hospital de Ursinhos. Esse trabalho também pretende avançar no que se refere ao uso de filmes e do cinema na promoção de saúde. Este projeto vem encantando e desafiando os estudantes de medicina que passam a desenvolver outras formas criativas na relação com as pessoas tanto de vínculo, como de cuidado com o outro.

Palavras-chave


Saúde coletiva; Medicina; Arte

Referências


Piaget, J. (1975). A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar.
Harris, P. L. (1983). Children’s understanding of the link between situation and emotion. Journal of Experimental Child Psychologies, 36, 490-509.
Harris, P. L. (1996). Criança e emoção: O desenvolvimento da compreensão psicológica. São Paulo: Martins Fontes.
Harris, P. L., Guz, G. R., Lipian, M. S., & Man-Shu, Z. (1985). Insight into the time-course of emotion among Western and Chinese children. Child Development, 56, 972-988.
Harris, P. L. & Lipian, M. S. (1989). Understanding emotion and experien cing emotion. Em P. L. Harris & C. Saari (Orgs.), Children’s understanding of emotion (pp. 241-258). New York: Cambridge University Press.
Harris, P., Olthof, T. & Terwogt, M. M. (1981). Children’s knowledge of emotion. Journal of Child Psychiatry and Psychology, 22, 247-261.
Vygotsky, L. S. (1994). O papel do brinquedo no desenvolvimento. Em M. Cole, V. J. Steiner, S. Scribner & E. Souberman (Orgs.), A formação social da mente (pp. 121-138). São Paulo: Martins Fontes.
Winnicott, D. W. (1978). Pediatria e Psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
Young, F. W. (1987). Multidimensional scaling: History, theory and applications. Hillsdale, N.J.: Erlbaum.