Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM ENFERMAGEM: PRODUTOS DESENVOLVIDOS POR EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM, CAMPO GRANDE - MS
Bernadete Batista de Souza, Kele Patrícia dos Campos, Deysiane Souza, Leonardo de Jesus Benites, Odelio Franco, Juliana Rodrigues, Everton Ferreira Lemos

Última alteração: 2015-11-09

Resumo


APRESENTAÇÃO:  A criatividade e inovação dentro de um processo de ensino-aprendizagem permite potencializar a capacidade do estudante em um pensar crítico e reflexivo nas práxis que atuam. Esta experiência foi realizada por concluintes do curso de Técnico em Enfermagem em Campo Grande – MS, e teve por objetivo desenvolver protótipos de materiais de apoio para assistência de enfermagem ao paciente com déficit do auto-cuidado. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência e apresentação do protótipo para cuidados de enfermagem, que foram criados durante as atividades da disciplina de Epidemiologia aplicada em Enfermagem, para apresentação no II Encontro de Egressos do curso técnico em Enfermagem, e I Mostra Científica de inovação e tecnologia em enfermagem do Centro de Ensino Técnico – Paulo Freire – Campo Grande, MS, em novembro de 2014. Resultados e/ou impactos: Foram desenvolvidos dois produtos: 1) Adaptação de máscara comum para auxílio na nebulização; 2) Cortador de fita hipoalergênica. A fim de auxiliar o paciente com déficit de autocuidado, a máscara comum com elástico foi adaptada com orifícios semelhantes a máscara de nebulização, com isso o paciente poderá realizar a inalação sem a necessidade de segurar a máscara em sua face pelo tempo prescrito. Já o cortador de fita hipoalergência, foi pensado devido à dificuldade que o profissional de enfermagem tem durante a realização da prática de curativo. Atualmente, os profissionais recortam esta fita utilizando tesouras, e em alguns casos usam laminas de bisturi, o qual aumentam o risco de acidentes perfuro cortantes. Nesta perspectiva, a inovação foi desenvolvida por meio da criação de uma lâmina em aço inox com pequenas serras, que foi acoplado no invólucro externo da fita hipoalergênica. Esta pequena peça de serra, é removível possibilitando a assepsia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A proposta da metodologia ativa foi um diferencial para os egressos, uma vez que, oportunizou colocar em prática problematização em saúde, elaboração de novas tecnologias para melhoria da assistência, fomentando a formação crítica e reflexiva e trabalho em grupo o que propicia um trabalho sistematizado e integrado. Em relação aos produtos, os testes realizados, nas três medidas da fita (Pequeno, médio e grande) tem apresentado resultados promissores. Estamos desenvolvendo um projeto para aplicar na assistência de enfermagem, com o objetivo de identificar a segurança, aceitabilidade e a aplicabilidade dos produtos.

Palavras-chave


Enfermagem; Inovações; tecnologias

Referências


Center for Disease Control and Prevention. Guidelines for prevention of nosocomial pneumonia. Morbidity and Mortality Weekly Report 1997;446 (1):1-79.

Porto SG, Bernardes M, Vargas MA. UTI: un escenario que reúne tecnología, ciencia y cuidado. Revista Panamericana de Enfermería 2004;2(2):176-83.