Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Relato de experiência: Promoção da cultura de segurança do paciente como uma estratégia de formação de apoiadores
Suse Barbosa Castilho, Deisy Adania Zanoni, Margarete Knoch Mendonça, Fernanda Laves de Lima Gomes, Rosangela Funes Taira, Jade Prates Amarilha, Fabiana da Silveira Bizarria, Núbia Karen Goulart Mendes, Bianca Barros da Silva, Reginaldo Omido Junior, Alessandra Maria Fernandes, Jéssica Martinez Vilhalva, Karla Ferreira da Silva, Luciane Aparecida Pereira de Lima

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


O Curso Metodologias de Apoio às Equipes de Saúde para enfermeiros foi uma iniciativa dos enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, em parceria com os docentes do Curso de Enfermagem da UFMS. Foi desenvolvido na modalidade de projeto de extensão e utilizou como referencial teórico a metodologia de Apoio Paidéia proposta por Campos, o objetivo do Método seria interferir no contexto institucional, visando efetivar a gestão democrática (cogestão) e ampliar a capacidade dos sujeitos para analisar, tomar decisões e agir sobre a realidade. Entre as atividades do curso, foi proposto o desenvolvimento de um projeto de intervenção, em seu local de trabalho. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência como apoiadores na promoção da cultura de segurança do paciente no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Inicialmente, foi constituído um grupo composto por enfermeiros denominado de Apoiadores na Segurança do Paciente. O projeto foi desenvolvido junto às equipes de enfermagem da Clínica Cirúrgica, visando o alcance da melhoria dos indicadores de qualidade de segurança. Com a utilização de metodologias ativas, o grupo revisou os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) de prevenção de riscos para queda, flebite, úlcera por pressão, broncoaspiração e de identificação correta do paciente. Após foi realizada uma atividade educativa para promover um diálogo com as equipes de cada turno. Neste encontro teve a exposição dos temas sobre  as metas internacionais de segurança do paciente, potenciais riscos, reportagens sobre eventos adversos em pacientes hospitalizados e respectivos processos jurídicos. Foi feita simulação com as pulseiras de avaliação de risco como um exercício de reflexão sobre o risco que o paciente apresenta e os cuidados que necessita. Os relatos dos participantes indicaram que muitos já realizam as ações de segurança do paciente mesmo sem a utilização das pulseiras de avaliação de risco. Alguns não relacionavam as cores das pulseiras com os riscos que os pacientes estão expostos e demonstraram preocupação em garantir a segurança do paciente, apesar do dimensionamento de pessoal de enfermagem inadequado somado à jornada de trabalho exaustiva. Embora existam ainda dificuldades, os participantes expressaram a sua satisfação com a ação educativa, como um estímulo,  para seguir as orientações aprendidas. Após cada evento, a equipe de apoiadores se reunia, para analisar o processo, por meio dos relatos e a avaliação dos participantes. Para os apoiadores, esta atividade, como exercício de um curso, serviu como um estímulo para continuar a formação e atuar como a Apoiadores da Segurança do Paciente com o objetivo de fortalecer o trabalho em equipe e a qualidade através da escuta e consequentemente valorização dos trabalhadores.

Palavras-chave


Apoio – Ações Educativas – Segurança do paciente – Equipes de Enfermagem.

Referências


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CAMPOS, G.W.S. Um método para análise e co-gestão de coletivas. São Paulo: Hucitec, 2000.