Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Encontro Locorregional do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB): Estratégia de gestão para construir práticas educativas
Anderson Freitas de Santana, Maria Clara da Silva Guimarães, Maria Ferreira Bittencourt, Mariangela Costa Vieira

Última alteração: 2015-11-19

Resumo


Buscando ampliação de acesso, em 2011 os Ministérios da Saúde e da Educação resolvem investir no PROVAB. Programa concebido como uma das estratégias de indução ao provimento e fixação de enfermeiros, odontólogos e médicos na Atenção Básica, em municípios com carência desses profissionais, em áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas (BRASIL, 2011). Para gerir os componentes do PROVAB (Formação, Educação Permanente, qualificação das Práticas assistenciais e de Produção do cuidado), o Estado da Bahia, que adotou como um dos pilares de sua política de saúde a gestão solidária e o fortalecimento da Atenção Básica, apostou nos seguintes dispositivos: Apoio Institucional, Coordenação Descentralizada da Supervisão do PROVAB e Comissão Coordenadora Estadual (com representação de médicos do PROVAB e Consultoria Jurídica). Nesse sentido, a Coordenação da Supervisão do PROVAB formulou diretrizes para orientar o processo de trabalho dos supervisores e a atuação junto ao médico e sua equipe. A supervisão tem o objetivo de prestar ajuda técnica no planejamento, desenvolvimento e avaliação da atenção à saúde, tendo em vista o resultado das ações desenvolvidas, o melhor desempenho profissional e o aprimoramento permanente do processo de trabalho da equipe em saúde. O objetivo do trabalho foi apresentar o Encontro Locorregional (ELR) como espaço de educação permanente para médicos, supervisores e gestores municipais com a finalidade de proporcionar a construção coletiva de conhecimentos e o compartilhamento de experiências que visem qualificar o processo de trabalho e atenção à saúde. O ELR é um componente do programa, este é realizado duas vezes ao ano em nove macrorregiões do Estado da Bahia, divido em quatros momentos: Exposição dialogada sobre um tema clínico e/ou do processo de trabalho conforme necessidades dos médicos e equipe; apresentação e discussão das “boas práticas” em serviço; discussão com gestores municipais sobre o  processo de trabalho das equipes, dificuldades e fragilidades do programa, bem como condicionalidades do município para permanência no programa; discussão sobre os projetos de intervenção dos médicos que atuam no PROVAB. Participaram do estudo atores que compõe o PROVAB (Coordenação da Supervisão, Supervisores, Médicos, Gestão Municipal, Apoiadores Institucionais da Diretoria da Atenção Básica, Referências do Ministério da Saúde e Técnicos dos Núcleos Regionais de Saúde da SES). Debruçando-se sobre as mudanças nas práticas a partir da educação permanente que segundo (CECIM, 2005) é resultado de análise das construções pedagógicas na educação em serviços de saúde, que estão centradas nas práticas desses sujeitos que gerem auto-análise e estão implicados com a produção do cuidado. Os ELR resultaram na qualificação das ações desenvolvidas pelos médicos que atuam na AB/ESF. Assim, o espaço de educação permanente contribuiu para a ampliação da capacidade de reflexão, análise e de cogestão dos sujeitos, subsidiando os Supervisores, Coordenadores e gestores Municipais quanto a garantia das premissas do PROVAB e da PNAB, orientando-os na qualificação do processo de trabalho. Evidenciou o planejamento de ações coletivamente levando em consideração os interesses dos atores do programa e as necessidades do território, mudanças nas práticas e reorganização do processo de trabalho.

Palavras-chave


Gestão, Educação Permanente, Atenção Básica

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