Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Saúde em Redes ISSN 2446-4813 v.2 n.1, Suplemento, 2016
VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA NOS ESPAÇOS DE CONTROLE SOCIAL NO SUS MUNICIPAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jussiara Barros Oliveira, Julio Souza Barros, jamilly Gusmão, Jamine Barros Oliveira
Última alteração: 2015-11-02
Resumo
APRESENTAÇÃO:Trata-se da vivência de estudantes de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no que se refere ao processo adotado pela gestão na organização e execução das conferências citadas, apontando a metodologia utilizada, bem como os resultados alcançados, apresentando ainda as discussões e considerações sobre prática neste cenário de participação da comunidade no âmbito municipal na formação médica.DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O internato de Saúde Coletiva, do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, é desenvolvido no 5º e 6º ano,um dosobjetivosé desenvolver aprendizagem em serviço de Atenção Primária em Saúde, e gestão do Sistema Único de Saúde no âmbito municipal. No 5ª ano do internato de saúde coletiva, o enfoque é dado ao trabalho desenvolvido nas Unidadesde Saúde da Família, sendo acompanhada a rotina dos atendimentos e atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde. No6ª ano o internato de saúde coletivaé dividido em três módulos: saúde mental, do trabalhador e de gestão. No módulo de gestão da saúde são acompanhadas as atividades desenvolvidas nos espaços da gestão do município, compreendendo ações de planejamento, avaliação de políticas e programas, monitoramento de indicadores de saúde, educação permanente, participação popular e controle social no SUS. Estas ações são desenvolvidas na gestão da atenção primaria, vigilância da saúde, atenção especializada, auditoria e assessoria de controle social. Particularmente em relação ao controle social, são desenvolvidas ações juntamente com a gestão municipal como: educação permanente de conselheiros locais e municipais de saúde; planejamento de conferências da saúde e temáticas (idoso, trabalhador, entre outros); pesquisas operativas de avaliação; participação nas atividades das comissões do conselho municipal de saúde e demandas apontadas pela coordenação dos serviços. Durante o internato de saúde coletiva do 6ª ano no módulo de gestão que aconteceu no período de 11 de maio de 2015 até 05 de julho de 2015, o grupo teve a oportunidade de participar de diversas atividades. Dentre as atividades destacamos a organização da IV Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa que teve como tema: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as idades”. A Conferência reuniu representantes de 24 municípios do Território de Vitória da Conquista. Nessa Conferência foram debatidos temas relevantes para o campo do envelhecimento, assim como os desafios da Política Nacional do Idoso. A Conferência teve como objetivo sensibilizar a sociedade para o contexto de envelhecimento da população brasileira e mobilizar especialmente a pessoa idosa para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade. Também no período do internato de gestão, os estudantes de medicina participaram da comissão de organização e relatoria da VIII Conferência Municipal que teve como tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. O evento aconteceu durante dois dias, em espaço público, reunindo usuários, estudantes, profissionais da saúde e gestores. O momento foi marcado pela discussão da saúde pública no município, na Bahia e no Brasil. Nessa conferência foram debatidas propostas para a formulação do SUS a partir dos eixos temáticos apresentados, pelo Conselho Nacional de Saúde, na resolução para o desenvolvimento das etapas municipais e estaduais em todo o território nacional, sendo assim organizados: Eixo I – Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Eixo II – Participação social e reformas democráticas e populares do estado; Eixo III – Valorização do trabalho e da educação em saúde; Eixo IV - Financiamento do SUS/Relação Público Privado; Eixo V - Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Eixo VI - Informação, educação, e política de comunicação do SUS; Eixo VII - Ciência, tecnologia, e inovação no SUS. A realização de ambas as conferencias foi precedida por reuniões de planejamento com técnicos da gestão municipal, que seguindo as orientações do nível Estadual e Nacional organizaram comissões de trabalho, dentre elas a de relatoria. A comissão de relatoria tinha como uma das funções, organizarem as propostas das etapas anteriores á municipal ou territorial, disponibilizar textos para subsidiar os debates, apoiar os grupostemáticos de trabalho, organizar moções e relatório final para votação em plenária na conferencia. Durante todo o processo os estudantes de medicina e técnicos da gestão municipal trabalharam de maneira conjunta, dividindo responsabilidades e participando das discussões com usuários e trabalhadores de saúde. No caso, da Conferencia Municipal de Saúde, houve também participação na elaboração dos roteiros para os facilitadores na realização das pré-conferências. As pré-conferências de saúde foram importantes espaços de dialogo e formulação de propostas, bem como, eleição de delegados representantes de usuários, gestores, prestadores e trabalhadores do SUS. Resultados e/ou impactos: A vivência do internato de medicina da UESB, diferentemente dos processos de formação que envolve breves estágios em centros de saúde-escola, requer envolvimento dos estudantes com e na comunidade. Tal fato possibilita reflexões que fundamentam a consolidaçãoda aprendizagem baseada no contexto sócio-político, alinhado aos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde. Com base nestas premissas, seria promovido no estudante o engajamento para compreender a dinâmica social e a utilização deste conhecimento como instrumento de formação profissional, tendo como cenário a Atenção Primária em Saúde, particularmente neste relato, os espaços de participação popular e controle social do SUS. Durante as atividades do internato desenvolvidas nas atividades referentes a Conferência: Direito da pessoa Idosa e Municipal de saúde, foi fundamental a experiência dos profissionais envolvidos no processo de organização. Essa experiência possibilitou uma troca interessante nas reuniões de planejamento, relacionando a teoria com a prática vivenciada. O envolvimento e participação ativa dos idosos, trabalhadores e gestores demonstrou o papel pedagógico desses encontros na formação do graduando em medicina. Vale ressaltar, o compromisso da gestão municipal na garantia de infraestrutura e do amplo debate, mobilizando toda a sociedade em torno da discussão de direitos sociais como assistência social e de saúde ao idoso e a toda população. No caso da Conferência Municipal de Saúde, foram realizadas 76pré-conferências, contemplando todas as áreas das unidades básicas da zona urbana e rural, com envolvimento dos conselhos locais e municipal de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se então, fundamentado no relato exposto, que é de suma importância a inclusão do estudante de medicina nos espaços de controle social no âmbito municipal, que neste artigo constituiu-se na participação nas conferências: Direito da Pessoa Idosa e da Saúde. E que a vivência na gestão municipal, num momento próximo à conclusão do curso, propicia ao estudante um olhar mais amplo sobre a realidade do SUS. A experiência relatada neste artigo demonstra ainda seu papel pedagógico na discussão de políticas públicas a respeito do SUS nos três níveis de gestão, contribuindo na formação de um profissional ética e politicamente envolvido em interesses coletivos, corroborando com seu protagonismo na consolidação da política pública de saúde em nosso município, estado e país. Sendo assim, esperamos que o trabalho realizado possa subsidiar a reorganização de práticas de ensino nos internatos dos cursos de medicina em outras instituições formadoras, ratificando o potencial da gestão municipal, em especial dos espaços de participação e controle social no SUS.
Palavras-chave
formação, controle social, medicina
Referências
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