Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ANÁLISE DO PROCESSO E RESULTADOS DA EDIÇÃO DE UM NÚMERO ESPECIAL DE PERIÓDICO SOBRE OS PROGRAMAS PRÓ PET SAÚDE
Dais Rocha, Adriano Lima, Vania Cristina Marcelo, Elza Sousa

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


APRESENTANÇÃO: Este trabalho relata a experiência e os resultados da publicação de um número especial da Revista Tempus Actas em Saúde Coletiva, do Núcleo de Estudos de Saúde Pública-Universidade de Brasília, com a temática “Reorientação da formação na graduação em saúde e efetividade da parceria universidade serviço comunidade”, em 2015, no ano que o Programa de Reorientação da Formação em Saúde – Pró Saúde completa uma década a partir do lançamento da primeira de suas três edições. Esta iniciativa se originou do reconhecimento por parte dos autores que ainda constitui um desafio, mesmo no ambiente acadêmico, priorizar agenda para desenvolver registro, sistematização e avaliação das experiências de parceria ensino – serviço-comunidade. Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo: A experiência reuniu professores de duas instituições de ensino superior da região Centro Oeste, que no período de março a julho de 2015, organizaram um número temático sobre o Programa de Reorientação da Formação em Saúde – Pró Saúde e Programas de Educação Tutorial –PET nas edições: PET Saúde; PET Vigilância; PET Redes e PET Saúde Mental. Esta teve por objetivo favorecer a sistematização, produção de evidências e disseminação de metodologias, resultados e produtos oriundos de projetos e experiências inseridas no contexto destes dois Programas Nacionais no Brasil. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa: Ao final deste processo de seleção e revisão entre pares, observou-se que predominou entre os artigos submetidos à modalidade de sistematização relato de experiência com ênfase no eixo “Aspectos metodológicos do trabalho colaborativo entre universidade – serviços-comunidade”. Não houve submissão e nem publicação de artigos da região Norte, em convergência com outras áreas de conhecimento, onde ainda se observa uma iniquidade regional na disseminação e produção do conhecimento científico. Ainda constitui um desafio a partilha da autoria entre representantes da universidade, trabalhadores dos serviços e, especialmente, da comunidade e/ou lideranças sociais das parcerias ensino - serviços-comunidade. Constatou-se, a partir da revisão de literatura sobre a temática, que uma das estratégias mais utilizadas no Brasil para favorecer a visibilidade dos processos e dos resultados parciais das iniciativas de mudança na formação em saúde tem sido a realização de “Mostras” e o estímulo à participação dos envolvidos em eventos científicos das entidades de ensino das categorias profissionais e de Congressos da Rede Unida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tem-se como expectativa que o debate sobre esta experiência com os participantes poderá despertar para a importância de aumentar os investimentos na produção do conhecimento sobre avaliação dos processos de reorientação da formação e reestruturação curricular dos cursos da área da saúde. As coordenações ou lideranças de coletivos implicados com a reorientação da formação e os eventos da área devem promover espaços que favoreçam a construção de mecanismos de registros, sistematização e publicação para contribuir para a produção de evidências da efetividade das mudanças curriculares e disseminação dos resultados destas, especialmente nas regiões Norte e Centro Oeste do país.

Palavras-chave


Produção cientifica; Programas de Educação; Avaliação

Referências


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