Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Formação em saúde: Contribuições da disciplina Saúde da comunidade I no compartilhar de saberes e conhecimentos entre docentes, graduandos e população
Igor Rodrigues Arouca, Rute Ramos da Silva Costa, Flavia Farias Lima, Vanessa Schottz Rodrigues

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


APRESENTAÇÃO: Ensinar, aprender e criar, verbos com significados díspares, porém que possuem íntima relação. O ensino une-se ao aprendizado e no fim, chegam à criação, formando um emaranhado de conhecimentos, ocorre assim, quando aplicados aos seres humanos, os quais possuem diversas maneiras de agir, pensar e encarar as múltiplas realidades existentes, ou seja, uma diversidade cultural. Esse emaranhado forma uma rede integrada de conhecimentos que são compartilhados e muito valiosos. Com isso, como aproveitar esta riqueza de saberes para a formação de profissionais de saúde dentro de uma universidade através de uma disciplina de saúde coletiva que visa trabalhar vertentes relacionadas ao desenvolvimento do conceito e da prática de saúde integral do indivíduo nas dimensões biológica, ambiental, psicológica, social, ética e do direito humano. OBJETIVO: Apresentar a Saúde da Comunidade 1 (SC1) como uma disciplina integrada que promove o compartilhamento de saberes e conhecimentos em saúde entre docentes, graduandos e comunidade. DESENVOLVIMENTO: A disciplina Saúde da Comunidade 1(SC1) faz parte da grade curricular da Universidade Federal do Rio de Janeiro- Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira dos cursos de Nutrição e Enfermagem e Obstetrícia. Com metodologia adaptada a Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas), busca construir de forma dialógica um plano de ação diagnóstico para compreender as necessidades onde suas atividades são desenvolvidas e realizar práticas de educação em saúde com olhar no compartilhamento de saberes e conhecimentos voltados ao campo, dentro dos setores básicos de saúde e educação. A disciplina é dividida em dois blocos, inicialmente, o bloco teórico e posteriormente o teórico-prático, no qual os graduandos são divididos em dois módulos: orientados à saúde escolar- ocorre em escolas do município atreladas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e orientados à educação em saúde com cenário de atuação em Estratégias Saúde da Família (ESF). No módulo Teórico são discutidos assuntos relacionados à saúde pública com ênfase na Atenção Primária e sua aplicação com olhar holístico ao cliente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O bloco torna-se um instrumento potencializador na relação entre docentes da disciplina e graduandos como o início do compartilhamento de saberes e conhecimentos através da exposição dialogada dos conteúdos da ementa disciplinar. Já no módulo teórico-prático, as atividades são voltadas a avaliação de crianças escolares de forma integral, no que se refere à saúde, averiguando toda a sua amplitude dentro de suas atribuições e, ainda, práticas de educação em saúde nas Estratégias Saúde da Família (ESF), momento no qual os graduandos têm com a comunidade a experiência de educar em saúde, ser capacitado profissionalmente e conhecer as demandas da população para que assim, ajam com objetivo de caminhar lado a lado com a clientela, doando, recebendo e construindo saberes nos setores primários de saúde e educação, isto é, compartilhando percepções para os objetivos finais, a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos e por fim, capacitação profissional. Por ser, uma disciplina que possui carga horária extensa (150 horas), elevado quantitativo de ingressantes (uma média de oitenta alunos em fase inicial). E conteúdos dinâmicos em saúde que necessitam de profunda reflexão, conta com discente-monitor que atua como agente facilitador da comunicação entre docentes e discentes, e como elemento de apoio no desenvolvimento e aprofundamento das diversas atividades a ser desenvolvida no semestre acadêmico como a organização administrativa da disciplina junto ao docente efetivo, elaborando cronograma, relação de material didático, diário de aulas. Atua ainda na aplicação de estudos dirigidos realizados em horários diferenciados da disciplina versando sobre textos apresentados em sala pelo docente efetivo com vistas ao aprofundamento de conceitos, apoio em laboratório no que diz respeito à preparação das aulas práticas, auxilia o discente na condução e resolução de exercícios propostos pela disciplina, assessora na construção dialógica de um plano de ação diagnóstico para compreender as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde, como também no desenvolvimento de práticas de educação em saúde. RESULTADOS:A priori, umas das conquistas para os graduandos dos referidos cursos com a disciplina Saúde da Comunidade 1 é a promoção do contato direto destes recém-ingressos com os setores primários da saúde e com os setores da educação públicas através da extensão universitária em seus campos práticos, atribuindo a construção de profissionais conhecedores de seus problemas, capazes de intervir nestes de acordo com suas necessidades, e claro, com seus direitos e deveres, deste modo, um profissional participativo. Outro ponto positivo encontrado foi a garantia de levar aos graduandos a possibilidade do cuidado em saúde para o interior da escola, ou seja, unindo as duas esferas que antes foram separadas com objetivo de alcançar a atenção integral à saúde e desde cedo criar verdadeiros cidadãos e pessoas responsáveis pelo bem estar individual e coletivo. Nos locais de atuação, os graduandos, primeiramente, os reconhecem, fazendo ambiência do interior e de sua região adstrita, identificando possíveis problemas e suas implicações aos serviços. Por fim, existe a necessidade de retorno da população quanto às atividades desenvolvidas, pois não há avaliações feitas ao fim do semestre com os participantes sobre a atuação dos graduandos, havendo apenas no módulo: Educação em saúde com classificações de “ótimo”, “bom” ou “ruim”, porém em apenas uma obrigatoriedade da disciplina que é a atividade educativa. Desta forma, como produto, há uma incógnita sobre como tem sido o papel da educação em saúde nas comunidades e como ela tem auxiliado na formação destes futuros profissionais de saúde. Torna-se relevante esta análise por caracterizar um modo de avaliar os métodos de ensino nos referidos cursos de graduação, a formação profissional e cidadã dos graduandos e os impactos de suas práticas na saúde das pessoas assistidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A disciplina Saúde da Comunidade 1 é extremamente importante para a formação destes futuros profissionais, pois ela é a porta de entrada do graduando a uma disciplina específica a saúde coletiva e, além disso, estimula a concepção de todos os arcabouços recebidos pelos alunos da enorme influência do modelo de ensino tradicional ou bancário que consequentemente interfere na relação docente, graduando e comunidade no processo de educar em saúde. Assim, a SC1 privilegia o modelo dialógico como o coadjuvante transformador de realidades, utilizado para formação de profissionais críticos e mantendo a chama do compartilhamento de saberes e conhecimentos em saúde sempre acessa.  

Palavras-chave


Formação em saúde; educação em saúde;ensino-aprendizado;

Referências