Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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DIFUNDINDO E POPULARIZANDO A CIÊNCIA DO CUIDAR: RESULTADOS DE CINCO ENCONTROS DE EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM, CAMPO GRANDE - MS
Everton Ferreira Lemos, Kaysa de Souza Brandão, Luciane Negrete Saracho, Alessandra de Figueiredo Gonçalves, Aline Matos Troiano, Vania de Sousa Almeida, Adriele Benites

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A educação de qualidade é fundamental na formação de cidadãos capazes de visualizar com amplitude o campo coletivo e consequentemente de bem estar. As instâncias formadoras vêm por meio das Diretrizes Curriculares, aprimorar as formas de ensino-aprendizagem contextualizadas para os desafios do trabalho em saúde. Para contemplar as Diretrizes Curriculares nacionais do Técnico em Enfermagem, a aprendizagem e a posição que o docente deve assumir em relação com aluno, uma prática voltada para o respeito mútuo, na confiança, na percepção do aluno como ser integral, perceber a si e ao outro, e como consequência exercer melhor seu papel como profissional de Técnico em enfermagem. O processo de formação é essencial para a transformação dos serviços de saúde, fazendo com que o futuro profissional possa compor a equipe de saúde com visão holística e humanizada nas práxis que ocorrem. Nessa perspectiva a metodologia ativa de ensino-aprendizado que envolve a autoiniciativa, alcançando as dimensões afetivas e intelectuais, torna-se mais duradoura e sólida. Buscando estimular os alunos concluintes do curso de Técnico em Enfermagem, a desenvolverem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de forma prática e que leva ao raciocínio crítico e reflexivo. O presente relato tem por objetivo promover a difusão e popularização de conhecimentos relacionados à ciência do cuidar. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A proposta pedagógica realizada com os concluintes do curso Técnico em Enfermagem ocorreu no período de 2014 a 2015, com cinco turmas que concluíram as atividades curriculares obrigatórias do Centro de Ensino Técnico (CENTEC- Paulo Freire) de Campo Grande, MS. As atividades incluíam a produção do trabalho de conclusão de curso (TCC) e a organização do Encontro de Egressos do Curso Técnico em Enfermagem para a difusão e popularização do conhecimento entre os alunos, egressos do curso e a comunidade. A proposta estava inserida junto à disciplina de Epidemiologia Aplicadaà Saúde, sob orientação do docente responsável pela disciplina. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: No período de 2014 a 2015, foram realizados cinco encontros de Egressos. Para cada encontro um tema central norteou as discussões e as produções intelectuais desses alunos concluintes. Os temas abordaram: “Globalização e qualidade de vida dos estudantes dos cursos técnicos”; “Mostra científica de tecnologia e inovação em Enfermagem”; “O girar das Políticas de saúde com universalidade, equidade e integralidade”; “Assistência de enfermagem em Doenças Infecciosas e Parasitárias” e “Oficinas para cuidadores de Idosos.” Para cada evento, a organização e reuniões periódicas com os alunos puderam nos aproximar de uma construção coletiva do conhecimento, com inúmeras ideias e produções significativas para o trabalho nos serviços de saúde e coletividade. Dos produtos alcançados de acordo com os Encontros de Egressos: 1) Investigação sobre a qualidade de vida dos alunos dos cursos técnicos. Buscaram em um levantamento informações com os alunos dos diversos cursos sobre qualidade do sono, ingestão de bebida alcoólica, tabagismo, atividades físicas, consumo de cafeína, hipertensão arterial, e Risco Cardiovascular (IMC e índice de conicidade). As apresentações foram sistematizadas em painéis e apresentadas para uma banca examinadora, que avaliaram os trabalhos e premiaram os melhores resultados. 2) Produção de protótipos de baixo custo, com aplicabilidade na saúde e coletividade. Os alunos produziram diversos produtos, entre eles:  cortador de fita hipoalergênica;  máscara de nebulização e mordedor para higiene oral em pacientes no estado de déficit no autocuidado; bolsas beg para separar jalecos limpos do sujo; carrinho porta material de descarte de perfuro cortante; cadeira para banho produzida a partir de canos de PVC e fios de plástico; organizador de medicamentos por períodos (Manha, tarde e noite); e recipiente para descarte de agulhas e seringas de insulina para pacientes no domicílio (produzido por meio de cano de PVC). Os produtos elaborados foram apresentados no 2º Encontro de egressos e uma banca examinadora avaliaram os trabalhos e premiaram os melhores resultados. 3) Cine - Ciência e Arte sobre o Girar das políticas de saúde com universalidade, equidade e integralidade. Os alunos por meio de temas pré-selecionados foram repórteres por um dia. Buscaram informações sobre o SUS, produzindo uma série de vídeos nas Unidades de Saúde de Campo Grande. Após esta produção, os alunos reunidos na sala de vídeo produziram um programa denominado “Enfermagem em Ação”. Com 30 minutos, a curta metragem fez os alunos participaram ativamente da discussão sobre o SUS, das dificuldades aos avanços. O vídeo produzido foi apresentado durante o 3º Encontro de Egressos. 4) Assistência de Enfermagem em Doenças infecciosas e Parasitárias, teve como tema central a “Dimensão do Cuidar:  A enfermagem e as doenças dos Trópicos”. Os alunos produziram um marcador de páginas de livro, informações sobre as doenças: Chagas, Chikungunya, Tuberculose, Leishmanioses e Dengue. Os egressos organizaram um Seminário com público de 200 pessoas (técnicos, graduação, e comunidade), com participação de entidades como Conselho Regional de Enfermagem (COREN, MS), Secretaria do Estado de Saúde (SES), profissionais de saúde, docentes e pesquisadores de instituições públicas federais e privadas. O evento foi realizado em dois dias com diversas palestras de atualizações na área de DIP. 5) Oficinas de cuidadores de idosos. Os alunos elaboraram atividades educativas, com metodologia ativas em sala de aula, para cuidadores de idosos. Os assuntos abordados foram: Nutrição do idoso; Higiene corporal e oral do idoso;  Mobilização no leito e postura corporal do cuidador; Cuidados com curativos e prevenção de úlceras; e Risco de queda. As atividades foram realizadas em dois dias, contaram com 52 participantes. Após esta atividade foi programada o 5º Encontro de Egressos para apresentação dos resultados da oficina e divulgação das imagens registradas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Centec é pioneiro na realização desta atividade, proporcionando aos egressos, ações diferenciadas de modo à (re) orientar as práticas de ensino aprendizado dos alunos. A proposta da metodologia ativa foi um diferencial para os egressos, uma vez que, oportunizou colocar em prática problematização em saúde, elaboração de novas tecnologias para melhoria da assistência, fomentando a formação crítica e reflexiva e trabalho em grupo o que propicia um trabalho sistematizado e integrado. Possibilitando assim a formação profissional para o exercício de técnico em enfermagem contribuindo para uma atuação, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Palavras-chave


Ensino; Enfermagem; Metodologias

Referências


Brasil. Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes da Educação Nacional. Diário Oficial da União 1996; 23dez

FREIRE, P., 2001. Educação e Mudança. 24a Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra

LIBÂNEO, J. C., 1983. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da Associação Nacional de Educação – ANDE, 3:11-19