Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Relato de experiência: Integração entre escola e o serviço durante campanha de imunização no município de São Paulo
SHEILA ARAÚJO COSTA, André Rinaldi Fukushima, Elisabeth Egashira, Lidia Ruiz Morenos

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Brasil atravessa diversas transformações econômicas, sociais e ambientais. Essa realidade esta associada ao processo de transição demográfico, epidemiológico e nutricional, realidade que deve estar inserida nos cursos de formação em saúde, contemplando a interdisciplinaridade e constituindo um grande desafio. Com o objetivo de aproximar alunos à rotina dos serviços, facilitando o processo ensino-aprendizagem, tornando a formação mais significante, mimetizando uma prática de ensino baseado em problemas. Descrição da experiência: Durante a campanha de imunização da gripe, realizada em maio de 2015 para idosos, crianças menores de cinco anos e portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O setor de nutrição de um ambulatório de especialidades no município de São Paulo realizou ações de avaliação do estado nutricional e orientação da alimentação saudável para maiores de 60 anos. Foram avaliados e orientados 85 idosos. Esta ação contou com a participação de profissionais da unidade de saúde, alunos dos cursos de nutrição e farmácia e professores de uma instituição de ensino superior privada. RESULTADOS: Foi uma experiência muito significativa para os envolvidos na atividade. Para os profissionais, representou um momento de troca de experiências e reconhecimento profissional, para os alunos a oportunidade de aproximação do conteúdo teórico desenvolvido em sala de aula com a prática e o desenvolvimento de atividades educativas junto à comunidade. Segundo o aluno M. R. 25 anos: “Desenvolver atividades com a participação de pacientes, é muito importante porque traz a teoria para prática, ouvir esse paciente e entender um pouco sobre a sua vida, foi uma experiência inesquecível, tanto para as pessoas, quanto para os futuros profissionais”. Para os professores proporcionou vivências enriquecedoras para discussão e reflexão constantes no processo ensino-aprendizagem durante as atividades desenvolvidas em sala de aula. E para os usuários uma experiência inovadora, possibilitando uma aproximação maior com os profissionais e conteúdo de saúde, como o relato de um usuário: “É interessante, atitude bacana, trazer campanhas diferentes, não sabia como estava o meu peso, agora comprovou que tenho que emagrecer e fazer exercícios.” (J.A.S. 66 anos). Interessante destacar que muitos dos usuários entrevistados, frequentavam esses equipamentos de saúde, apenas em dias de vacinação. O ambulatório de especialidades pertence a uma região com poder aquisitivo mais elevado e afastado da região periférica, o que pode estar associado à procura da unidade apenas em campanhas específicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização dessa atividade confirma a importância de situações vivenciadas durante o processo ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente os da área da saúde. Desenvolver atividades que integram a escola e o serviço possibilita maior discussão dos determinantes sociais de saúde e uma formação com visão mais crítica do processo saúde e doença.

Palavras-chave


Formação em saúde, Processo ensino aprendizagem