Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A integração ensino-serviço na realização de pesquisa: um espaço pedagógico
Brí­gida Gimenez Carvalho, Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes, Fernanda de Freitas Mendonça, Carolina Milena Domingos, Elisangela Pinafo, Stela Maris Lopes Santini, Camila Ribeiro Silva, Maria Carolina Bot Bonfim

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: Desenvolveu-se uma pesquisa sobre gestão do SUS a partir do olhar das equipes gestoras de municípios de pequeno porte (MPP) da macroregião norte do Paraná. Baseando-se na concepção de que a pesquisa deve servir para a transformação, para fortalecer a integração ensino-serviço e não ser vista, essencialmente como mais uma fase do trabalho acadêmico, decidiu-se que a coleta de dados da segunda fase da pesquisa seria realizada em encontros de trabalho, no formato de um curso sobre gestão em saúde. Esta atividade permitiu que a coleta de dados pudesse se caracterizar também enquanto um momento pedagógico para os gestores. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Para atingir o objetivo de compreender os processos de gestão do SUS a partir do olhar da equipe gestora, foi elaborado e registrado na Universidade Estadual de Londrina, um curso denominado “Gestão do SUS em Municípios de Pequeno Porte do Norte do Paraná.” O curso teve objetivo de possibilitar espaço pedagógico de reflexão sobre a realidade da gestão em saúde para a equipe gestora e auxiliar na coleta de dados da pesquisa. A abordagem pedagógica escolhida para o curso se constituiu de estratégias de ensino - aprendizagem que oferecesse aos gestores a oportunidade de se expressarem sobre as funções, que exerciam sua responsabilidade, liberdade e compromisso enquanto profissional da área da saúde. O curso proposto foi desenvolvido nos municípios sede de todas as Regionais de Saúde (RS) da macrorregião norte (16ª, 17ª, 18ª, 19ª e 22ª RS). A clientela convidada eram integrantes das equipes gestoras dos municípios estudados, e que preferencialmente tivessem participado da primeira parte dos trabalhos. As atividades foram realizadas em três períodos presenciais, chamados de Encontros. Participaram aproximadamente 60 pessoas, sendo uma média de 13 pessoas por regional de saúde. Os temas definidos para os encontros visavam atender aos três grandes objetivos da pesquisa e foram assim organizados: Encontro 1: Estratégias de Gestão do SUS em MPP; Encontro 2: Políticas de Saúde Fortalecedoras da Atenção Básica nos MPP; Encontro 3: A gestão dos recursos humanos do SUS nos MPP. RESULTADOS: Para que os gestores se expressassem sobre as funções que exerciam e também oportunizasse o diálogo entre gestores e pesquisadores, foram organizadas atividades em que os participantes pudessem se expressar sobre o sentido de “ser gestor” e “estar na gestão”. Para ouvi-los sobre estes sentimentos foram utilizadas estratégias de representação durante o desenvolvimento do curso. Para a primeira atividade denominada, “Olhando no espelho”, foi distribuída uma folha com diferentes figuras (mesa, óculos, animais, super-heróis, televisão, antena, telas de pintura, iceberg, orelha, canivete, etc.) e solicitado aos participantes para que escolhessem uma figura que os representasse enquanto ser gestor. Posteriormente, abria-se para o debate para que os presentes se manifestassem. A segunda atividade, “Em cada lugar uma idéia”, tinha como objetivo ampliar a discussão sobre ser gestor. Foi entregue aos participantes algumas folhas de sulfite e solicitado que desenhassem o contorno de uma cabeça, um coração, uma mão e um pé. Após o desenho era solicitado que refletissem e anotasse no desenho da cabeça todo o conhecimento necessário para ser gestor, no desenho do coração os sentimentos sobre o seu trabalho, na mão as três principais características pessoais de qualidades e as três dificuldades que apresentam no dia a dia para ser gestor e no pé desenhado as ações que desenvolveriam para sanar as dificuldades pessoais e profissionais. Após a reflexão e registro individual, era aberto ao grupo para exposição de suas anotações e debates. As atividades lúdicas foram desenvolvidas com vistas a oportunizar uma maior interação entre os participantes, e permitir que, a partir de suas próprias falas, os gestores se percebessem como grupo. Para a elaboração da proposta pedagógica do curso, considerando os pressupostos da aprendizagem significativa e da aprendizagem de adultos, utilizou-se de escolhas estratégicas de atividades que favorecessem a construção do conhecimento: trabalhar com conteúdos significativos a partir da práxis, que possibilitasse a articulação do conhecimento com a prática social que lhes deu origem, problematizando o conteúdo, desenvolvendo a análise critica da realidade. Para o tema “Estratégias de Gestão do SUS em MPP” foram apresentados os resultados da primeira etapa da pesquisa em que se analisou o conhecimento da equipe gestora sobre os instrumentos de gestão em saúde. Também foi relatado o estudo desenvolvido sobre “A descentralização da gestão do SUS para os Municípios”, que abordou o que tem sido discutido por outros autores sobre o processo de descentralização da gestão do SUS para os municípios e suas implicações para a garantia do acesso e da atenção integral. Posteriormente, foi aberto o debate com o objetivo de compreender as estratégias de gestão utilizadas para o enfrentamento dos problemas de saúde no cotidiano do SUS em MPP da Macrorregião Norte do Paraná. No segundo Encontro, para o tema “Políticas de Saúde Fortalecedoras da Atenção Básica nos MPP” foram apresentados resultados sobre o conhecimento da equipe gestora sobre as políticas de saúde inseridas nos municípios. Também foi apresentada pesquisa sobre a análise das políticas de saúde fortalecedoras da atenção básica no âmbito nacional, referentes a 22 ações, programas e estratégias de fortalecimento da atenção primária priorizadas pelo Ministério da Saúde. Durante a apresentação e posteriormente a esta foi aberto debate com o objetivo de compreender a percepção dos profissionais integrantes da equipe gestora sobre a implementação das políticas de saúde fortalecedoras da atenção básica. No terceiro Encontro, foi desenvolvida a discussão do tema “A gestão dos recursos humanos do SUS nos MPP”. Neste encontro foram apresentados dados referentes à gestão do trabalho nos municípios estudados e apresentados dados de revisão integrativa/bibliográfica sobre estratégias que têm sido desenvolvidas nos municípios para operacionalizar a gestão do trabalho no SUS. Durante este encontro, procurou-se discutir questões relacionadas ao tema gestão do trabalho. Todas as discussões realizadas durante os encontros foram tgravadas para posterior análise pelos pesquisadores. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), pois o produto deste curso subsidiará a produção de teses e artigos, dando continuidade e aprofundando os estudos sobre a realidade dos MPP. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após os encontros foram realizadas avaliações das atividades desenvolvidas. Para muitos foi um momento de “troca de experiência, reflexão, produtivo, desafiador”; “de ampliar o conhecimento de todos”; “compartilhar as realidades vividas”. Segundo as falas dos participantes: “foi possível nestes encontros verificar que as dúvidas eram as mesmas de todos os gestores”; “que refletir sobre o SUS, as dificuldades enfrentadas, os motiva a continuar lutando pelo ideal de uma saúde com qualidade”. Apostar em novas formas de realizar a coleta de dados, de transpor as amarras metodológicas de um projeto de pesquisa, foi um desafio para o grupo. Exigiu intenso planejamento, muitas horas de discussão sobre os objetivos dos encontros, preparo das atividades, organização e sistematização do conteúdo abordado, como também as lacunas existentes e que deveriam ser abordadas durante o curso. Destaca-se a importância de se ampliar o olhar sobre a complexidade do que é ser gestor, devido a incompletude do conhecimento sobre estas realidades, sobre o desafio do que é construir um sistema de saúde equânime, integral e de qualidade para todos, inclusive para aqueles que vivem em mais de 70% dos municípios do país, ou seja, nas cidades pequenas. 

Palavras-chave


Gestão em Saúde; Integração Docente Assistencial; Pesquisa Qualitativa

Referências


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RIMOLI, Josely. Analise de uma Intervenção Pedagógica em Centro de Saúde e seu impacto na assistência e gestão. In: MERHY et al (Orgs). O trabalho em Saúde: Olhando e experienciando o SUS no cotidiano. Série: Saúde em Debate n.155. São Paulo: Hucitec. 2003. P.199- 296.