Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UM GRUPO DE MULHERES
Marceli Cleunice Hanauer, Michelly Carla Santin, Gabriela Flores Dalla Rosa, Rosemari Fatima Degani, Talita Cristina Pegorin, Valéria Silvana Faganello Madureira

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Gestação, climatério e menopausa fazem parte do viver feminino. A gestação é um período de alegria e planejamento do futuro para a família, enquanto a chegada do climatério, fase na qual o corpo se prepara para a menopausa e que se inicia por volta dos 38 anos, é marcada por irregularidades na menstruação e pelas primeiras ondas de calor, o que compromete diversos aspectos da vida da mulher. A menopausa marca o início de outra etapa do ciclo vital e provocando sintomas comuns como ondas de calor, aumento da gordura na região da barriga, melancolia, mudanças de humor, secura vaginal, situações que precisam ser aceitas e enfrentadas. Embora sejam comuns na vida das mulheres, climatério, menopausa e câncer na gestação são muito pouco discutidos em grupos formados na atenção primária, daí a proposição de desenvolvimento de uma atividade de educação em saúde com um grupo de mulheres da área de abrangência do Centro de Saúde da Família (CSF) Belvedere em Chapecó, SC abordando esses temas. O objetivo foi compartilhar conhecimento sobre climatério, menopausa e câncer na gestação discutindo mitos e verdades estabelecidas sobre o tema. Foi desenvolvida por acadêmicas do curso de enfermagem da UFFS Chapecó-SC em atividades teórico práticas do componente curricular “Cuidado de Enfermagem na Atenção Básica de Saúde”, com um grupo de 15 mulheres, todas já na menopausa, embora uma delas em idade precoce. As estudantes planejaram o encontro e construíram perguntas sobre o tema. A atividade iniciou com apresentação das acadêmicas ao grupo explicando a dinâmica de desenvolvimento. As perguntas elaboradas previamente foram inseridas em balões e distribuídas no grupo. Solicitou-se que uma participante por vez estourasse o balão lendo a pergunta. Esse momento gerava risadas e brincadeiras. Formou-se uma roda de conversa para que todas pudessem expor suas experiências e seus conhecimentos. A atividade teve duração de 120 minutos. A seguir, as acadêmicas verificaram pressão arterial e glicemia capilar das mulheres. Concomitantemente foi montada uma mesa com quitutes trazidos pelas estudantes integrantes do grupo para confraternização. A participação das mulheres foi intensa, possibilitando o compartilhamento de experiências vividas e saberes sobre o tema, seguindo os princípios da educação popular em saúde, valorizando o aprender ensinando e o ensinar aprendendo. Iniciativas como essa aproximam os profissionais da saúde dos usuários do sistema amenizando as hierarquias de poder tão evidentes nos serviços de saúde, abrindo espaço para o diálogo transformador. Ao final, as mulheres avaliaram positivamente a atividade ressaltando que, pela primeira vez nos 18 anos de existência do grupo, um tema de interesse delas e vivenciado por todas foi levado à discussão. Conclui-se que é necessário desenvolver iniciativas de educação em saúde na atenção primária articulando os interesses dos usuários e necessidades da atenção em saúde. Assim, informações serão trocadas com os grupos e melhores resultados poderão ser alcançados no auto cuidado e no compromisso com sua própria saúde. 

Palavras-chave


Dinâmica de grupo. Menopausa. Câncer gestacional. Enfermagem

Referências


BASTABLE, Susan B. O enfermeiro como educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática de enfermagem. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

VASCONCELOS, Eymard Mourao. Educação popular nos serviços de Saúde. 3. ed.Sao Paulo: Hucitec, 1997.

FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. (Org.). Ensinando a cuidar em Saúde Pública. São Caetano do Sul: Yendis, 2005.