Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ESTRATÉGIAS DOCENTES SOBRE O PROCESSO DO ENVELHECIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS FASES DA VIDA
FERNANDA DA SILVA LIMA, JACIELY GARCIA CALDAS, FABIO PEREIRA SOARES, CHRISTOPHER WALLACE SOUZA DO NASCIMENTO, DAIANE DE SOUZA FERNANDES, OZIELE LAIRY CARNEIRO DA SILVA

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O envelhecimento é compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos, o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema. Este tem sido considerado uma grande conquista da humanidade e também um grande desafio, pois, cada vez mais se aumentam a quantidade do número de idosos apresentando patologias, principalmente as relacionadas com doenças crônicas, devido os hábitos durante a vida e até mesmo a diminuição da capacidade funcional. Assim, a Enfermagem tem um papel essencial na promoção de estratégias que abordem o envelhecimento ativo por meio de ações de promoção à saúde. Deste modo, estratégias docentes sobre o processo do envelhecimento no ensino superior são de grande importância visto que estimulam o interesse, além de proporcionar um constante aprendizado e reflexão sobre o envelhecer para acadêmicos. Portanto, o trabalho tem como objetivo relatar as experiências de acadêmicos de enfermagem ao participarem da aula “Viver é Uma Caminhada” em um Parque Zoobotânico em Belém, Estado do Pará, para conhecer e entender o processo do envelhecimento através da abordagem das fases da vida, desde a infância, passando pela adolescência e vida adulta até a velhice. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência das vivencias na aula “Viver é uma Caminhada” promovida pelas docentes da atividade curricular Atenção Integral a Saúde do Adulto e do Idoso (AISAI), que faz parte do 3º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Poucos dias antes da aula acontecer as docentes explicaram que os alunos poderiam ir com roupas descontraídas, destacando que os alunos deveriam formar grupos para que ao final da aula abordassem as principais mudanças fisiológicas nos idosos de acordo com os sistemas do corpo humano e o papel do enfermeiro na atenção à saúde do idoso. Além de que deveriam levar alimentos para um lanche saudável para um piquenique, destacando a importância dos bons hábitos alimentares para uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, uma velhice mais saudável. A aula “Viver é Uma Caminhada” foi desenvolvida no Parque Zoobotânico e iniciou com a explicação da atividade, que seria dividida em vários momentos de acordo com as fases da vida. Os alunos caminharam pelo bosque para que cada momento ocorresse em um local diferente. Primeiramente, para evidenciar a infância, foram realizadas atividades para se divertirem como crianças, com brincadeiras de se esconder, pega-pega, entre outras, em um parquinho do Bosque, que proporcionaram aos alunos a recordação e as vivências dos momentos da primeira fase da vida. Posteriormente, passando para a adolescência, foi proposto que escrevessem na areia palavras ou frases que simbolizassem momentos marcantes desta fase e que relatassem o motivo de tais escolhas, dentre elas estavam às mudanças físicas que esta fase proporcionou, o primeiro beijo, as escolhas, o amadurecimento e a aquisição das responsabilidades que surgem, além de outros temas. Já durante a fase adulta, foram colocados pelas docentes três desafios desta fase: 1) início da vida acadêmica, 2) início da vida profissional e 3) a constituição da própria família. Os discentes, ao considerarem os desafios, entrariam em acordo para escolher o mais desafiador explicando o porquê da preferência. E logo em seguida iniciou-se uma roda de conversa sobre tais desafios, visto que a maioria dos alunos da turma encontra-se nesta faixa etária, sendo jovens adultos. A ênfase maior da aula realizada foi para o processo de envelhecimento, onde os grupos abordaram as principais modificações fisiológicas normais que acometem a pessoa idosa, como por exemplo, ausência de colágeno na pele, a rigidez articular, descomplacência arterial e a diminuição da acuidade visual, sempre alertando para a necessidade de uma vida com hábitos saudáveis para prevenção de patologias e promoção da saúde, além de explorarem de que forma tais alterações podiam interferir na qualidade de vida do idoso. As docentes esclareciam sobre as alterações fisiológicas, após a apresentação de cada grupo. Os temas foram abordados através de peças teatrais, cartazes, e músicas. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Após o encerramento de cada fase foram feitas discussões sobre a respectiva da fase abordada e também com a colocação dos professores e contribuição dos monitores da atividade curricular, assim, a realização da aula demonstrou que os alunos trazem muitas experiências e também dúvidas sobre o processo do envelhecimento, visto que envolvem assuntos que são poucos discutidos e que devem ser mais explorados principalmente por ser um processo em que todos os indivíduos podem alcançar o envelhecimento. Os acadêmicos participaram de maneira ativa em todas as atividades propostas, com perguntas relevantes, exemplos ocorrentes e opiniões que ajudaram a enriquecer o objetivo almejado, o que facilitou o desenvolvimento da aula. Tudo isso, tornou o processo de aprendizado ainda mais agradável. Assim, a utilização de estratégias que estimulam a participação de alunos na aula é de grande importância na docência, pois os acadêmicos sentiram-se interessados em participar de todas as etapas do processo e a troca de conhecimento entre os discentes foi algo que possibilitou maior interação.  A aula foi bastante produtiva, visto que os acadêmicos aprenderam a relevância de conhecer mais sobre o processo do envelhecimento. A todo instante os participantes procuravam absorver o máximo e de maneira instigadora opinavam sobre o que mais chamou atenção para melhor entender o tema ali abordado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As estratégias docentes relacionadas à área da saúde podem ser trabalhadas através de diversas metodologias, além de métodos de ensino tradicionais. A realização da aula “Viver é Uma Caminhada” no Parque Zoobotânico se mostra bastante eficaz no processo de educar, pois possibilitou aos alunos a reflexão sobre suas experiências. E, também as futuras vivências em relação às várias fases da vida abordadas, seus desafios e o que é necessário para estar dispostos a superá-los. Além de sensibilizar os futuros enfermeiros sobre o processo do envelhecimento, pois para prestar assistência integral ao idoso é necessário mais que o olhar para o fator biológico, mas contemplar o cuidado em todos os seus aspectos. Observando fatores sociais, psicológicos e familiares que podem interferir no envelhecimento saudável. Portanto, incentiva-se cada vez mais a aplicação de estratégias com esta por docentes da área da saúde.

Palavras-chave


educaçao; envelhecimento; geriatria