Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA EDUCATIVA COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Formação de enfermeiros
Ingrid Raiane Renê Cordeiro, Ana Caroline Batista da Silva, Évany Maria Umbelina Amorim Smith, Francisca Wrisselia Augusto Noronha, Marcos da Silva Trindade, Tiago de Nazaré das chagas e chagas, Sandra Helea Isse Polaro, Geyse Aline Rodrigues Dias

Última alteração: 2016-03-24

Resumo


APRESENTAÇÃO: De um modo geral, tecnologia refere-se a uma técnica, artefato ou alternativa desenvolvida pelo homem para facilitar a realização de um trabalho ou criação. Tanto na educação quanto na saúde, os educadores devem compreender as tecnologias como meios facilitadores dos processos de construção do conhecimento, numa perspectiva criativa, transformadora e crítica. Os conhecimentos e competências vão se transformando rapidamente no atual contexto social, no qual os meios de comunicação estão potencializados pelo avanço das novas tecnologias e pela percepção do mundo como uma rede de relações dinâmicas e em constante permuta. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O estudo é de caráter descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de caso. O intuito da aula foi desenvolver um quiz de perguntas e respostas sobre o tema “As atribuições do enfermeiro na Atenção Básica”, o jogo intitulou-se: “Será Que Eu Sei? ”. Tudo ocorreria como um programa de televisão ao vivo, com um apresentador, uma plateia e comercias. Os temas abordados nas questões foram entregues com antecedência para que os discentes pudessem estudar e tirar eventuais dúvidas.  A turma teve autonomia de se dividir em três grupos em números de integrantes proporcionais e orientados pelo docente em nomear as equipes, escolher um representante, ensaiar previamente um grito de guerra e se preparar para apresentar um comercial que teria um limite máximo de tempo de dois minutos que contemplasse benefícios ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os discentes optaram por nomear as equipes com os respectivos nomes: “Pororoca”; “SUScesso” e “VIPVOP”. Cada equipe ficou em média com 12 discentes e escolheram um representante para cada equipe durante as três rodadas de perguntas e respostas, a cada rodada haveria um tempo de 2 minutos para que encenassem um comercial que eles optaram por abordar: A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV); o pré-natal e a ouvidoria do SUS. As perguntas tinham caráter eliminatório e podendo cada representante ter ajuda de sua equipe, exceto na rodada de desempate, que os mesmos teriam que responder as perguntas sem o auxílio dos demais integrantes da equipe. RESULTADOS: Tudo aconteceu como um momento de descontração, diferente das aulas tradicionais, que tem apenas um educador tentando transmitir a mensagem e os educandos tentando assimilar o conteúdo. Houveram esforços de ambas as partes para se realizar uma aula diferente do habitual, possibilitando uma nova experiência didática. No entanto, deixaram claro que esse momento se constituiu como um espaço importante para melhor apreensão do conhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde. A tecnologia educativa vem a somar e fomentar práticas na docência superior em saúde, a fim de construir um ensino-aprendizagem voltado a uma formação que propicie um perfil de profissional autônomo e criativo, sendo válido ressaltar a pró-atividade do professor em propor tal metodologia e o comprometimento do aluno a construir de forma mutua tal atividade.   

Palavras-chave


Tecnologia educativa; Enfermagem; Ensino

Referências


BAGNATO, Maria Helena Salgado et al . Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 13, n. 3, p. 651-656, Sept. 2009 .

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Sistema Único de Saúde/ Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011.

PEREIRA, Adriana Lenho de Figueiredo. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 19, n. 5, p. 1527-1534, Oct. 2003 .