Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DE AÇÕES DE INTERSETORIALIDADE ENTRE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ESCOLA
Anny Karoline Teles de Miranda, Katiele de Souza Queiroz

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Para o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção de saúde, através da intersetorialidade entre Estratégia de Saúde da Família (ESF) e outros setores, torna-se um instrumento importante “a educação em saúde”, que permite troca de informações entre o profissional de saúde e comunidade (CARVALHO, 2009). Este estudo relata a experiência das acadêmicas de enfermagem, na realização de atividades educativas com crianças em idade pré-escolar em uma Escola Municipal da cidade de Manaus/AM, através da articulação entre ESF e Escola, durante as aulas práticas da disciplina de Saúde Coletiva II, no período de junho a julho de 2015. Foi realizado planejamento das atividades uma semana antes da programação, junto com a professora orientadora, os acadêmicos de enfermagem e a diretora da escola, no qual ficaram decididos os temas: higiene bucal e corporal. As atividades foram executadas no turno matutino, através de: teatro de fantoches, vídeos de música sobre higiene bucal e corporal. Perguntas e brincadeiras com balões, as quais os vencedores ganharam kits de limpeza contendo: uma escova, creme dental, sabonete e toalha de rosto. RESULTADOS ALCANÇADOS: As ações educativas e lúdicas proporcionaram interação entre os acadêmicos e as crianças, as quais conseguiram adquirir conhecimento sobre os temas, evidenciado ao apresentarem respostas satisfatórias ao serem questionadas sobre o exposto. Foram atividades de grande valia tanto para as crianças, que saíram com informações que somarão para um desenvolvimento saudável e quanto aos acadêmicos, que educaram aprendendo. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Através da realização das atividades educativas, por meio da articulação entre ESF e Escola, se teve a oportunidade de colocar o conhecimento teórico em prática; desempenhar atribuições do enfermeiro integrante da equipe da ESF, observar a importância das atividades intersetorias, visto que quando realizadas possibilitam diminuição da ocorrência de doenças preventivas e suas complicações.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Ação Intersetorial.

Referências


CARVALHO, P. M. G. Práticas educativas em saúde: ações dos enfermeiros na estratégia saúde da família. 2009. 86f. Tese (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Piauí, Teresina. 2009.