Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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MONITORIA ACADÊMICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Mary Ann Menezes Freire, Carine Mathias Monteiro, Carolina Chaves Zacharski, Gustavo Goldoni Quina de Almeida, Milena Rafael Duarte

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO E OBJETIVO: A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Definiu-se como objetivos, para este estudo, identificar as características das publicações da área da saúde que abordem a monitoria acadêmica e analisar a literatura científica relacionada às práticas de monitoria na área da saúde, no contexto brasileiro. MÉTODO: Revisão integrativa, realizada em junho de 2015, nas Bases MEDLINE, BDEnf e LILACS, mediante a questão de busca “Como a prática de monitoria acadêmica desenvolvida nos cursos de graduação na área da saúde está descrita na produção científica brasileira?” Os descritores utilizados foram “Monitoria”; “Saúde”; “Graduação”. Foi utilizado como critério de inclusão publicações em formato de artigo científico, disponíveis na íntegra e referir-se a realidade brasileira. Como critérios de exclusão não estar relacionado ao tema do estudo (avaliado através do resumo do artigo), revisões integrativas, não se referir a realidade brasileira e o artigo não estar disponível na íntegra. Utilizou-se na análise a matriz de coleta de dados e de conteúdo temático-categorial. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A aplicação da matriz de análise permitiu definir as características para o mapeamento da produção científica nacional relacionada à prática de monitoria. Pode-se observar que os estudos foram publicados de 2006 a 2014, 2 estudos foram oriundos de universidades privadas e os outros 3 de públicas. O cenário dos trabalhos é a própria universidade, na qual os sujeitos abordados nas pesquisas foram todos discentes monitores. Dos estudos, quatro foram publicados em Revistas de Enfermagem e o outro em uma Revista de Psicologia. Quanto a metodologia dois trabalhos apresentaram estudo descritivo com abordagem quantitativa e os outros foram: descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, abordagem qualitativa e relato de experiência. O foco dos estudos em sua maioria foi verificar a importância das atividades de monitoria tanto para o aluno quanto para o professor, conhecer os motivos da procura pelas atividades de monitoria, investigar a importância dessas atividades para a formação do aluno e descrever a experiência dos acadêmicos ao realizarem essas atividades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A monitoria é um elemento de suma importância no processo ensino-aprendizagem, por acrescentar conhecimentos e troca de saberes entre monitor-orientador e monitores-discentes. O fato de ser uma atividade comum no ambiente acadêmico pode justificar a escassa produção científica referente ao tema, em especial a monitoria acadêmica nos cursos de graduação na área da saúde. Sendo essa um amplo campo de ensino-pesquisa, que tem como objetivo formar profissionais capacitados e que estejam preparados para atuar em diversos ambientes de trabalho, investir em produções científicas sobre as mais distintas formas de ensino-aprendizagem, assim como a descrição de seus resultados, sua eficácia e as diferentes experiências obtidas com as mesmas, pode significar transparência, interesse pela modalidade e qualidade na formação dos graduandos.

Palavras-chave


Educação Superior; Estudantes; Estudantes de Ciências da Saúde

Referências


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