Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Reflexões sobre o curso de especialização Educação Permanente em Saúde em Movimento
Isabela de Lucena Heráclio

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


O presente relato tem por objetivo apresentar reflexões sobre o curso de especialização Educação Permanente em Saúde em Movimento. Em 2004, o Ministério da Saúde implantou a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), por meio da Portaria GM/MS nº 198. Esta retrata uma proposta de ação estratégica que integra práticas ao cotidiano de forma metodológica, reflexiva e científica. A Educação Permanente em Saúde (EPS) mantém como princípio que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de dúvidas e necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Tem a intencionalidade de promover mudanças na formação e no desenvolvimento dos profissionais da área da saúde e empreender um trabalho articulado entre as esferas de gestão, serviços de saúde, instituições de ensino e os órgãos de controle social. A EPS pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações, sendo feita a partir dos problemas enfrentados na realidade. A construção de um processo educativo voltado para os profissionais traduz-se na possibilidade de se oferecer um serviço de melhor qualidade e resolutividade com intervenção efetiva em relação aos problemas locais. Os processos de EPS têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho e nesse aspecto o que difere a educação permanente da educação continuada está no fato de que essa última não provoca mudanças na estrutura e no processo de trabalho, reforçando assim um modelo fragmentado pela repetição de práticas fragmentadas. Enquanto aluna do curso de EPS em movimento promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul trata-se de uma rica experiência de ativar um novo olhar sobre a realidade. O curso estimula a subjetividade dos alunos e propõe que nos coloquemos enquanto ativadores de mudanças em nossos processos de trabalhos. A valorização do sentimento, o reconhecimento integral do outro e como somos afetados pelos acontecimentos são eixos norteadores do curso. Nesse sentido, o curso EPS em Movimento reforça a necessidade de mudança quanto à concepção das práticas pessoais e profissionais, contribuindo para a reconversão de olhares e novas afetações em nossos mundos. Somado a isso, destina-se a qualificar os trabalhadores e suscitar potencialidades pessoais, sociais e profissionais, proporcionando o desenvolvimento integral do sujeito preconizando e transcendendo o aperfeiçoamento técnico.

Palavras-chave


Educação em saúde; Educação permanente em saúde

Referências


CAROTTA, Flávia; KAWAMURA, Débora; SALAZAR, Janine. Educação permanente em saúde: uma estratégia de gestão para pensar, refletir e construir práticas educativas e processos de trabalhos. Saúde e Sociedade, v. 18, n. supl. 1, p. 48-51, 2009.

CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura CM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social.Physis, v. 14, n. 1, p. 41-65, 2004.

CECCIM, Ricardo B. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface- Comunic; saúde, Edu, v.9,n.26, p 161- 177, set. 2004/ fev 2005.

DAS NEVES SILVA, Adriane et al. Limites e possibilidades do ensino à distância (eaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa.Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 4, 2015.

MERHY, Emerson Elias. O desafio que a educação permanente tem em si: a pedagogia da implicação. Interface-comunicação, saúde, educação, v. 9, n. 16, p. 172-174, 2005.

TRONCHIN, Daisy Maria Rizatto et al. Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. spe2, p. 1210-1215, 2009.