Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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TESTE DA LINGUINHA NA ATENÇÃO BÁSICA
Edine Dias Pimentel Gomes, Patrícia Maria de Carvalho, Camia Maria Estanislau Duarte, Francisca Damille de Freitas, Nathalia Tavares Camelo Felipe, Thabata Krishna Ribeiro Franco Vilanova, Marília Gabriela do Amaral Moreira, Eduardo Carvalho de Souza

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, popularmente conhecido como teste da linguinha, instituído pela Lei Federal nº 13.002/2014, foi desenvolvida no Brasil pela Fonoaudióloga Roberta Martinelli e possibilita exatamente o diagnóstico precoce das alterações do frênulo lingual. Viabilizando, assim, o tratamento de forma mais eficaz deste problema, que pode comprometer as funções exercidas pela língua como sugar, engolir, mastigar e falar, sendo o fonoaudiólogo o profissional habilitado para realizar a avaliação estrutural da língua e seu desempenho funcional durante o aleitamento materno. O presente estudo busca avaliar a aplicação do teste da linguinha em um Centro de Saúde da Família (CSF) Herbet José de Souza, localizado no bairro Padre Palhano, no Município de Sobral - CE. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo com enfoque num relato de experiência a partir da aplicação do teste da linguinha no Centro de Saúde da Família (CSF) Herbet José de Souza, localizado no bairro Padre Palhano, no Município de Sobral – CE. RESULTADOS: No território em referência a equipe de saúde da família limitava-se a cumprir protocolos básicos, não realizando a avaliação da cavidade oral, nem a aplicação do protocolo do teste da linguinha, quando necessário. Tal fato acabava por gerar um diagnóstico tardio de patologias e malformações orais, as quais prejudicam a qualidade de vida da criança. Gerando, dentre outros agravos, um possível atraso na linguagem e, em alguns casos, impossibilitando os recém-nascidos de realizar a pega do seio da mãe para se alimentar prioritariamente com o leite materno. Referido problema foi observado após o início das atividades da 11º Turma de Residência Multiprofissional da Escola Visconde de Sabóia, por ocasião da realização de atendimento fonoaudiológico no CSF em estudo. Neste momento, ao avaliar uma criança de 2 anos, observou-se, através do relato da mãe, que a mesma apresentava dificuldades na fala, o que se caracteriza como atraso de fala e linguagem. Constatou-se, ainda, que a criança sempre realizou de forma assídua todo o acompanhamento clínico necessário, desde o pré-natal, durante a gravidez, até as consultas de puericultura. Diante de tal fato, realizou-se a avaliação da cavidade oral da criança, momento em que se verificou a presença de uma fenda palatina, nunca detectada antes, mesmo com o acompanhamento anterior da criança pela equipe mínima do CSF de forma regular, restando claro que sequer a avaliação da cavidade oral, que precede o teste da linguinha, era realizada, tampouco este teste. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, foram iniciados trabalhos no sentido de garantir a realização da avaliação da cavidade oral e do protocolo do teste da linguinha, quando for o caso, dos recém - natos e das crianças até dois anos residentes no território em análise, bem como foi realizada uma sensibilização das enfermeiras e das agentes comunitários de saúde (ACS) do CSF, com vistas a capacitá-las para atuar junto às crianças no encaminhamento para o fonoaudiólogo.