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Atenção Primária à Saúde na Comunidade Ribeirinha de Passo do Lontra: uma ferramenta transformadora de educação médica
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
APRESENTAÇÃO: A atenção primária é o primeiro nível de contato da comunidade com sistema único de saúde. Levando a saúde o mais próximo possível das pessoas. Existem demandas sociais crescentes por uma atenção primária em saúde que seja interdisciplinar e que se aproxime ao máximo da realidade dos pacientes para assim intervir de maneira mais efetiva. O projeto Atenção Básica em Passo do Lontra, nasceu em 2009 a fim de desenvolver experiência em atenção primária construída a partir da imersão na realidade da comunidade Passo do Lontra. Uma comunidade ribeirinha as margens Rio Miranda no Pantanal Sul Mato-grossense, município de Corumbá. É realizado atendimento multidisciplinar mensal na Base de Estudos do Pantanal (BEP) da Universidade Federal de Mato do Sul. OBJETIVOS: O projeto visa oferecer um atendimento multiprofissional, integral e humanizado a comunidade, proporcionando aos acadêmicos da área de saúde o aprendizado centrado na práxis em que o conhecimento teórico é fortalecido pela vivência. Trazendo à tona a importância da determinação social do processo saúde doença, especificamente no caso da medicina colocando-o numa inserção mais precoce dentro da vivência de atenção básica. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O projeto desenvolvido na BEP é vinculado a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e envolve acadêmicos e seus preceptores das áreas de medicina, enfermagem, odontologia e farmácia responsáveis - com participações esporádicas de equipes de nutrição e fisioterapia - pelo atendimento mensal (durante dois dias) nos consultórios da BEP na comunidade do Passo do Lontra. A comunidade não alcança o número de mil habitantes tendo características peculiares como a dificuldade de acesso geográfico cuja cidade mais próxima se localiza a aproximadamente 200 km. Apresenta uma população predominantemente analfabeta, de baixa renda, sem saneamento básico, com pouco acesso aos meios de comunicação com uma rotina dependente das cheias do pantanal e com muita violência sexual. A cada visita são realizadas cerca de 30 atendimentos a livre demanda pela equipe multiprofissional. O projeto prevê ainda realização da promoção de saúde e empoderamento da população acerca de agravos frequentes por meio de campanhas, visitas, conscientização. Conta-se ainda com o apoio da prefeitura de Corumbá – da qual a comunidade pertence geopoliticamente - que envia medicamentos para uso da equipe e também uma equipe para vacinação humana e animal. RESULTADOS: Podem-se sintetizar os pontos positivos em dois vertentes: para a população e para academia. Quando observamos sob a ótica da academia analisa-se que o aprendizado do acadêmico inserido nesse projeto é construído a base da experiência com a inserção do mesmo no contexto familiar, social e cultural da população enfrentando os mesmos desafios de infraestruturas e acesso, possibilitando a solidificação de um conhecimento previamente adquirido. A vivência conjunta da adversidade e a proximidade que prepondera entre profissionais e pacientes favorece a construção de relações horizontais tanto entre a equipe multiprofissional quanto com pacientes evidenciando a importante relação vínculo, atenção primária e relacionamento profissional - paciente. Valoriza-se ainda uma abordagem integrativa, multidisciplinar e holística em todos os âmbitos, rompendo a tradicional setorização da saúde. A ampliação dos conhecimentos de estudantes em cenários diversificados de assistência a saúde é também elemento essencial ao projeto. Há ainda a chance de compreender que a vida humana é determinada socialmente em todas as suas dimensões, inclusive a da saúde. Assim, vemos que acesso a saúde não é o único fator de adoecimento de uma população, mas que o grau de desenvolvimento e as relações de estabelecidas em cada formação social também devem ser levados em consideração quanto ao modo de adoecer de uma população. A integração ensino-serviço-comunidade em que harmonização criteriosa nesta relação entre o aluno e preceptores, os saberes científicos e tecnológicos e as necessidades de saúde caracterizam esse projeto e aprofunda o conceito de extensão popular cujos muros das universidades são quebrados e o atendimento centrado na necessidade da comunidade é desenvolvido pautado em suas reais demandas. No contexto da medicina em si, nota-se um grande avanço ao romper com a lógica especialista da formação médica, influenciada pelo antigo relatório flexner. O acadêmico do curso de medicina se vê inserido dentro da atenção básica com o real trabalho multidisciplinar, algo distante da realidade do curso e ainda tem a comprovação do poder resolutivo da atenção básica quando bem trabalhada. Tudo isso influência positivamente na formação aproximando o acadêmico e ainda atende as diretrizes curriculares do curso de medicina que preconizam uma formação generalista, critica-reflexiva. Já observando os benefícios sob a ótica populacional, tem-se que os atendimentos oferecidos na BEP melhoram a qualidade de vida da população pantaneira, tanto pelas orientações quanto pelos tratamentos oferecidos. A população que raramente teria condições de visitar um centro de saúde consegue tratar e discutir sobre os agravos mais comuns na região, tendo acesso a exames simples, preventivo e vacinações. A relação profissional da saúde-paciente humanizada e próxima tem boa recepção da população e aberta a aprender durante as ações de promoção à saúde. CONCLUSÃO OU HIPÓTESES: A atenção básica deve ser porta de entrada preferencial do cidadão ao Sistema de Saúde, cujo enfoque principal se dá por meio da prevenção e promoção da saúde, sendo fundamental o vínculo criado na relação com o paciente, em que se salienta um atendimento integral, holístico e continuo. Formando, assim, a base do sistema de saúde e se articulando com os demais níveis de atenção, para formar uma rede integrada de serviços, organizada em consonância com a comunidade, a fim de atender suas reais demandas, fortalecendo um conceito amplo de saúde. O projeto desenvolvido na BEP permite o acesso à saúde trazendo à tona para a essa população a importância da saúde como direito. Ainda, proporciona aos acadêmicos, vivências edificadas a partir da experiência contextualizada e solidifica os conceitos de multidisciplinaridade, integralidade fundamentais para a formação de profissionais mais humanizados e capacitados a atender a real demanda da população. Assim humaniza e democratiza o acesso a saúde e prova ao participante que a atenção básica deve ser à base de um sistema de saúde em busca de excelência.
Palavras-chave
pantanal; atenção básica; multidisciplinar
Referências
- Diretrizes para o curso de medicina 2015
- caderno Humaniza SUS - ministério da Saúde
- Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; et all. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do sus: uma revisão conceitual
- Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire
- Consulta e Atenção Centrada na pessoa – capitulo 13 seção 2 – tratado de medicina de família e comunidade