Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Atenção Primária à Saúde na Comunidade Ribeirinha de Passo do Lontra: uma ferramenta transformadora de educação médica
roberta silva de paola, viviane silva borghi, Mayumi leticia ticiane tsuge, Fernanda Bocchi Monteiro, João Ricardo filgueiras tognini, Ana Paula de Assis Sales da Silva

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A atenção primária é o primeiro nível de contato da comunidade com sistema único de saúde. Levando a saúde o mais próximo possível das pessoas. Existem demandas sociais crescentes por uma atenção primária em saúde que seja interdisciplinar e que se aproxime ao máximo da realidade dos pacientes para assim intervir de maneira mais efetiva. O projeto Atenção Básica em Passo do Lontra, nasceu em 2009 a fim de desenvolver experiência em atenção primária construída a partir da imersão na realidade da comunidade Passo do Lontra. Uma comunidade ribeirinha as margens Rio Miranda no Pantanal Sul Mato-grossense, município de Corumbá. É realizado atendimento multidisciplinar mensal na Base de Estudos do Pantanal (BEP) da Universidade Federal de Mato do Sul. OBJETIVOS: O projeto visa oferecer um atendimento multiprofissional, integral e humanizado a comunidade, proporcionando aos acadêmicos da área de saúde o aprendizado centrado na práxis em que o conhecimento teórico é fortalecido pela vivência. Trazendo à tona a importância da determinação social do processo saúde doença, especificamente no caso da medicina colocando-o numa inserção mais precoce dentro da vivência de atenção básica. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O projeto desenvolvido na BEP é vinculado a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e envolve acadêmicos e seus preceptores das áreas de medicina, enfermagem, odontologia e farmácia responsáveis - com participações esporádicas de equipes de nutrição e fisioterapia - pelo atendimento mensal (durante dois dias) nos consultórios da BEP na comunidade do Passo do Lontra. A comunidade não alcança o número de mil habitantes tendo características peculiares como a dificuldade de acesso geográfico cuja cidade mais próxima se localiza a aproximadamente 200 km. Apresenta uma população predominantemente analfabeta, de baixa renda, sem saneamento básico, com pouco acesso aos meios de comunicação com uma rotina dependente das cheias do pantanal e com muita violência sexual. A cada visita são realizadas cerca de 30 atendimentos a livre demanda pela equipe multiprofissional. O projeto prevê ainda realização da promoção de saúde e empoderamento da população acerca de agravos frequentes por meio de campanhas, visitas, conscientização. Conta-se ainda com o apoio da prefeitura de Corumbá – da qual a comunidade pertence geopoliticamente - que envia medicamentos para uso da equipe e também uma equipe para vacinação humana e animal. RESULTADOS: Podem-se sintetizar os pontos positivos em dois vertentes: para a população e para academia.  Quando observamos sob a ótica da academia analisa-se que o aprendizado do acadêmico inserido nesse projeto é construído a base da experiência com a inserção do mesmo no contexto familiar, social e cultural da população enfrentando os mesmos desafios de infraestruturas e acesso, possibilitando a solidificação de um conhecimento previamente adquirido. A vivência conjunta da adversidade e a proximidade que prepondera entre profissionais e pacientes favorece a construção de relações horizontais tanto entre a equipe multiprofissional quanto com pacientes evidenciando a importante relação vínculo, atenção primária e relacionamento profissional - paciente. Valoriza-se ainda uma abordagem integrativa, multidisciplinar e holística em todos os âmbitos, rompendo a tradicional setorização da saúde. A ampliação dos conhecimentos de estudantes em cenários diversificados de assistência a saúde é também elemento essencial ao projeto. Há ainda a chance de compreender que a vida humana é determinada socialmente em todas as suas dimensões, inclusive a da saúde. Assim, vemos que acesso a saúde não é o único fator de adoecimento de uma população, mas que o grau de desenvolvimento e as relações de estabelecidas em cada formação social também devem ser levados em consideração quanto ao modo de adoecer de uma população. A integração ensino-serviço-comunidade em que harmonização criteriosa nesta relação entre o aluno e preceptores, os saberes científicos e tecnológicos e as necessidades de saúde caracterizam esse projeto e aprofunda o conceito de extensão popular cujos muros das universidades são quebrados e o atendimento centrado na necessidade da comunidade é desenvolvido pautado em suas reais demandas. No contexto da medicina em si, nota-se um grande avanço ao romper com a lógica especialista da formação médica, influenciada pelo antigo relatório flexner. O acadêmico do curso de medicina se vê inserido dentro da atenção básica com o real trabalho multidisciplinar, algo distante da realidade do curso e ainda tem a comprovação do poder resolutivo da atenção básica quando bem trabalhada. Tudo isso influência positivamente na formação aproximando o acadêmico e ainda atende as diretrizes curriculares do curso de medicina que preconizam uma formação generalista, critica-reflexiva.  Já observando os benefícios sob a ótica populacional, tem-se que os atendimentos oferecidos na BEP melhoram a qualidade de vida da população pantaneira, tanto pelas orientações quanto pelos tratamentos oferecidos. A população que raramente teria condições de visitar um centro de saúde consegue tratar e discutir  sobre os agravos mais comuns na região, tendo acesso a exames simples, preventivo e vacinações. A relação profissional da saúde-paciente humanizada e próxima tem boa recepção da população e aberta a aprender durante as ações de promoção à saúde. CONCLUSÃO OU HIPÓTESES: A atenção básica deve ser porta de entrada preferencial do cidadão ao Sistema de Saúde, cujo enfoque principal se dá por meio da prevenção e promoção da saúde, sendo fundamental o vínculo criado na relação com o paciente, em que se salienta um atendimento integral, holístico e continuo. Formando, assim, a base do sistema de saúde e se articulando com os demais níveis de atenção, para formar uma rede integrada de serviços, organizada em consonância com a comunidade, a fim de atender suas reais demandas, fortalecendo um conceito amplo de saúde. O projeto desenvolvido na BEP permite o acesso à saúde trazendo à tona para a essa população a importância da saúde como direito. Ainda, proporciona aos acadêmicos, vivências edificadas a partir da experiência contextualizada e solidifica os conceitos de multidisciplinaridade, integralidade fundamentais para a formação de profissionais mais humanizados e capacitados a atender a real demanda da população. Assim humaniza e democratiza o acesso a saúde e prova ao participante que a atenção básica deve ser à base de um sistema de saúde em busca de excelência.

Palavras-chave


pantanal; atenção básica; multidisciplinar

Referências


- Diretrizes para o curso de medicina 2015

- caderno Humaniza SUS - ministério da Saúde

- Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; et all.  Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do sus: uma revisão conceitual

- Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire

- Consulta e Atenção Centrada na pessoa – capitulo 13 seção 2 – tratado de medicina de família e comunidade