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A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL DA PARAÍBA: DISCUTINDO NOSSAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM UMA OFICINA PEDAGÓGICA
Última alteração: 2015-10-23
Resumo
A Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal da Paraíba/ Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (RESMEN - UFPB/NESC) iniciou em 2015, sendo a primeira em saúde mental da Paraíba contemplando 20 vagas distribuídas em cinco núcleos profissionais, a saber: Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Seus cenários de práticas abrangem os municípios de Cabedelo e João Pessoa, percorrendo os serviços substitutivos, CAPS, consultório de rua, PASME, além do NASF, hospital geral e atenção primária. Ela se compõe por: coordenação geral, coordenação de cenários de prática, coordenação pedagógica, equipe de avaliação, tutores e preceptores e um grupo condutor. Os residentes são distribuídos em quatro grupos multiprofissionais fazendo rodízio nos diferentes cenários, sendo que, como R1 exclusivamente na RAPS e hospital geral como R2 na RAPS e atenção Básica. Os aspectos teóricos se alinham as práticas vividas em serviço, sendo discutidos nas tutorias em encontros semanais através de planejamento em curto prazo, com o intuito de não ocorrer descontextualização entre teoria e prática. O processo avaliativo é processual e consta de avaliação pelas tutorias, preceptorias e dos processos de vivência e aprendizagem através de portfólios individuais vislumbrando as competências e habilidades. Realizamos Seminário Integrador bimestral com a presença dos preceptores, tutores e gestão dos referidos municípios a fim de fomentarmos reflexões e diálogos críticos apontando potencialidades, fragilidades e sugestões na perspectiva da Educação Permanente. Enfrentamos alguns nós críticos na compreensão do processo metodológico, pedagógico e nos processos das atividades práticas ao fragilizarmos padrões hegemônicos já instituídos, tanto na assistência quanto na academia. Acostumados desde a graduação a uma aprendizagem tecnicista e ações uniprofissionais, observamos resistências de mudanças para um padrão mais horizontal e ativo. Além disso, gostaríamos de saber se, o que fazemos e como o fazemos, está alinhado com o projeto pedagógico do curso. Ao completar um semestre de atividades, surge a necessidade de discutirmos e avaliarmos com os preceptores, tutores, residentes e coordenação os aspectos metodológicos, teóricos e as práticas. Objetivamos favorecer novas ideias de propostas a este processo de formação em serviço e aos próprios serviços. Planejamos e realizamos a oficina pedagógica respondendo a estas indagações. Esta se reveste de uma importância ímpar, por ser um momento de discussão, troca de experiências e reflexão coletiva sobre aspectos organizacionais, operacionais, interpessoais e administrativos do dia a dia da residência para aperfeiçoamento do processo de trabalho do ensinar e aprender, aprender e ensinar. Possibilitamos a reflexão e troca de experiências entre os atores da residência no mesmo componente curricular e/ou pedagógico, dinamizando o trabalho pedagógico. Oportunizamos a discussão e estudo de metodologias alternativas para os diversos componentes do projeto, adequando à realidade e necessidades locais, como um espaço de captação das necessidades e problemas da gestão do projeto de residência. E por fim analisamos a execução e avaliação das ações propostas seja no regimento e/ou no projeto pedagógico do curso e na legislação de residências em saúde, registrando e divulgando avanços, dificuldades e a sugestão de alternativas de superação.
Palavras-chave
Residência Multiprofissional; Oficina Pedagógica; Formação em serviço