Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL DA PARAÍBA: DISCUTINDO NOSSAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM UMA OFICINA PEDAGÓGICA
valéria Leite Soares, Lenilma Bento de Araújo Meneses, Jordane Reis Meneses, Bárbara Gregório Gouveia, Ivanice Jacinto da Silva, Gisela Oliveira Araújo, Ana Katarina de Araújo

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


A Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal da Paraíba/ Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (RESMEN - UFPB/NESC) iniciou em 2015, sendo a primeira em saúde mental da Paraíba contemplando 20 vagas distribuídas em cinco núcleos profissionais, a saber: Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Seus cenários de práticas abrangem os municípios de Cabedelo e João Pessoa, percorrendo os serviços substitutivos, CAPS, consultório de rua, PASME, além do NASF, hospital geral e atenção primária. Ela se compõe por:  coordenação geral, coordenação de  cenários de prática, coordenação pedagógica, equipe de avaliação, tutores e preceptores e um grupo condutor. Os residentes são distribuídos em quatro grupos multiprofissionais fazendo rodízio nos diferentes cenários, sendo que, como R1 exclusivamente na RAPS e hospital geral como R2 na RAPS e atenção Básica. Os aspectos teóricos se alinham as práticas vividas em serviço, sendo discutidos nas tutorias em encontros semanais através de planejamento em curto prazo, com o intuito de não ocorrer descontextualização entre teoria e prática. O processo avaliativo é processual e consta de avaliação pelas tutorias, preceptorias e dos processos de vivência e aprendizagem através de portfólios individuais vislumbrando as competências e habilidades. Realizamos Seminário Integrador bimestral com a presença dos preceptores, tutores e gestão dos referidos municípios a fim de fomentarmos reflexões e diálogos críticos apontando potencialidades, fragilidades e sugestões na perspectiva da Educação Permanente. Enfrentamos alguns nós críticos na compreensão do processo metodológico, pedagógico e nos processos das atividades práticas ao fragilizarmos padrões hegemônicos já instituídos, tanto na assistência quanto na academia. Acostumados desde a graduação a uma aprendizagem tecnicista e ações uniprofissionais, observamos resistências de mudanças para um padrão mais horizontal e ativo. Além disso, gostaríamos de saber se, o que fazemos e como o fazemos, está alinhado com o projeto pedagógico do curso. Ao completar um semestre de atividades, surge a necessidade de discutirmos e avaliarmos com os preceptores, tutores, residentes e coordenação os aspectos metodológicos, teóricos e as práticas. Objetivamos favorecer novas ideias de propostas a este processo de formação em serviço e aos próprios serviços. Planejamos e realizamos a oficina pedagógica respondendo a estas indagações. Esta se reveste de uma importância ímpar, por ser um momento de discussão, troca de experiências e reflexão coletiva sobre aspectos organizacionais, operacionais, interpessoais e administrativos do dia a dia da residência para aperfeiçoamento do processo de trabalho do ensinar e aprender, aprender e ensinar. Possibilitamos a reflexão e troca de experiências entre os atores da residência no mesmo componente curricular e/ou pedagógico, dinamizando o trabalho pedagógico. Oportunizamos a discussão e estudo de metodologias alternativas para os diversos componentes do projeto, adequando à realidade e necessidades locais, como um espaço de captação das necessidades e problemas da gestão do projeto de residência.  E por fim analisamos a execução e avaliação das ações propostas seja no regimento e/ou no projeto pedagógico do curso e na legislação de residências em saúde, registrando e divulgando avanços, dificuldades e a sugestão de alternativas de superação.

Palavras-chave


Residência Multiprofissional; Oficina Pedagógica; Formação em serviço