Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde: uma análise do curso e do perfil de estudantes
Márcia Fernanda de Méllo Mendes, Ademilde Irene Petzold Prado, Rosangela Pavlack Cardoso, André Phylippe Dantas Barros, Aline Blaya Martins, Maurício Fernando Nunes Teixeira, Renata Pekelman, Vânia Roseli Correa de Mello

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar o Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde (CTACS) oferecidos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS) – campus Alvorada e Escola do Grupo Hospitalar Conceição (Escola GHC) em pareceria com os municípios de Alvorada e Novo Hamburgo. O Curso é destinado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos dois municípios que tenham nível médio completo. O curso é proposto no horário de trabalho dos ACS e de forma que relacione a prática desta categoria aos conteúdos teóricos, seguindo os pressupostos da educação permanente em saúde. Para análise do curso, utilizamos três aspectos: a avaliação do perfil dos alunos, a avaliação dos conteúdos e avaliação de processo do curso a partir dos alunos e profissionais envolvidos na formação dos ACS. Como resultados verificamos que menos de 50% dos ACS se candidataram ao CTACS tanto em Alvorada quanto em Novo Hamburgo. Dos alunos que ingressaram no CTACS verificamos quem 93% dos estudantes são mulheres, 74% estão na faixa etária de 31 - 50 anos, 86% solicitaram auxílio estudantil, destes 4% possuem nível superior, 14% possuem formação técnica. Em relação a moradia, a maior parte mora em casa própria, sendo 18% em casa cedida, 4% em área verde. Também foi verificado que 9% tem algum membro da família que receba algum benefício de Programa Social e 71% é egresso de escola pública, destes 24% são foram alunos de educação de jovens e adultos (EJA). Em relação a avaliação do conteúdo foi realizada através da realização de pré-teste, um questionário aplicado no início do conteúdo, sendo uma questão por conteúdo a ser trabalhado. No final do semestre se reaplica as questões para comparar os resultados. O primeiro pré-teste foi composto de 12 questões e como resultado tivemos que em 2 questões mais de 85% dos estudantes acertaram, quatro questões tiveram mais de 70% de erros e as restantes tiveram entre 42% e 62% de erros. Estes dados são preliminares, no entanto, já apontam a importância da formação técnica dos ACS e acompanhamento avaliativo do curso.

Palavras-chave


Agente Comunitário de Saúde, Educação Permanente, Formação Técnica em Saúde