Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE AEDES AEGYPTI NA TRANSMISSÃO DA DENGUE
Patricia Aline Ferri Vivian, Vanderléia Laodete Pulga, Lucimar Maria Fossatti de Carvalho, Helena de Moraes Fernandes, Amanda de Souza, Carolina Klaesener

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O monitoramento dos locais considerados porta de entrada do vetor e possíveis pontos de desenvolvimento do Aedes aegypti tem sido uma das formas de controle desse agente causador de arbovirose. O controle da dengue está baseado naquele que é atualmente, o único elo vulnerável de sua cadeia de transmissão: o mosquito Aedes Aegypti. O combate a esse inseto, extremamente adaptado às condições das cidades de hoje, é muito complexo e exige ações coordenadas de múltiplos setores da sociedade, além de mudanças de hábitos culturais arraigados na população. Ações de prevenção a partir do reconhecimento de áreas infestadas e dos principais criadouros do vetor, bem como a educação da população para eliminar tais depósitos e o reconhecimento das condições climáticas que contribuem para a reprodução do mosquito, são de extrema consideração para a redução da infestação. DESENVOLVIMENTO: O trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a importância da eliminação do vetor do A. Aegypti na erradicação e controle da dengue. Os estudos epidemiológicos, decorrentes das moléstias veiculadas ou determinadas por artrópodes, constituem uma  preocupação constante por parte de serviços sanitários em todas as partes do mundo. O monitoramento dos locais considerados porta de entrada do vetor e possíveis pontos de desenvolvimento do Aedes aegypti tem sido uma das formas de controle. Até o presente momento a única maneira conhecida de evitar a dengue é o controle do seu transmissor, embora as perspectivas para o desenvolvimento e produção de uma vacina sejam promissoras. A prevenção deve ser orientada para a eliminação dos potenciais criadouros do mosquito. A estratégia para alcançar a efetividade das ações deve incluir uma intensa mobilização da comunidade através de todos os meios de comunicação disponíveis. Ações de prevenção a partir do reconhecimento de áreas infestadas e dos principais criadouros do vetor, bem como a educação da população para eliminar tais depósitos e o reconhecimento das condições climáticas que contribuem para a reprodução do mosquito são de extrema importância para a redução da infestação. RESULTADOS: As medidas de controle realizadas de maneira errônea podem causar resultado oposto ao desejado. Desse modo se reconhece a importância deste estudo, que contribuirá para análise de fatores determinantes e condicionantes. Pode-se se seguir três linhas principais de ações para o combate ao vetor, como o saneamento do ambiente, a educação populacional com intuito de agir e o combate direto por meio físico, químico ou biológico. CONSIDERAÇÕES: Não existe vacina preventiva contra a dengue nem drogas capazes de reduzir a viremia, portanto a única forma de controle e eliminação da doença é a eliminação do vetor. O controle de vetores é uma das vertentes do saneamento que nem sempre vem merecendo a atenção das autoridades sanitárias e da população.  

Palavras-chave


Dengue; controle; população

Referências


1. BRASSOLATTI, Rejane Cristina; ANDRADE, Carlos Fernando S.. Avaliação de uma intervenção educativa na prevenção da dengue. Ciênc. saúde coletiva,  São Paulo,  v. 7,  n. 2,   2002 .                     2. CHIARAVALLOTI NETO, Francisco et al . Avaliação de ações municipais de combate a vetores da dengue na região de São José do Rio Preto, São Paulo, 1989 a 1995. Rev. Soc. Bras. Med. Trop.,  Uberaba,  v. 32,  n. 4, Aug.  1999.                                                    3. CHIARAVALLOTI NETO, Francisco et al. Controle do vetor do dengue e participação da comunidade em Catanduva, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 19,  n. 6, Dec.  2003.                   4. Forattini PO. Entomologia Médica. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1965.                                                                         5. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.                                                                              6. Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina, Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Gerência de Vigilância de Zoonoses e Entomologia. Situação da Dengue e Focos no Estado de Santa Catarina. 2010. [acessado em Nov 2014]. Disponível em: http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/zoonoses/Vetores/Situacao_da_Dengue_Casos_e_Focos_2010 7. Tauil PL. O desafio do controle do Aedes aegypti e da assistência adequada ao dengue. Epidemiol. Serv. Saúde [periódico da Internet]. Brasília. 2007 Set  [acessado 2015 maio 20]; 16: 3. Disponível em: http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S167949742007000300001&lng=pt&nrm=iso. 8. TAUIL, P.L. Aspectos críticos do controle do dengue no Brasil. Cad. Saúde Pública, v.18, n.3, p.867-71, 2002.                                       9. Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina, Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Gerência de Vigilância de Zoonoses e Entomologia. Situação da Dengue e Focos no Estado de Santa Catarina. 2010. [acessado em jun 2015]. Disponível em: http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/zoonoses/Vetores/Situacao_da_Dengue_Casos_e_Focos_2010. 10. Forattini PO. Entomologia Médica. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1965.