Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Percursos formativos de profissionais da Estratégia Saúde da Família: Estudo Multicêntrico
Ana Silvia Pavani Lemos, Magda Duarte dos Anjos Scherer, Daniela Lemos Carcereri, Erica Lima Costa de Menezes, Sônia Cristina Lima Chaves

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O presente estudo, parte integrante do projeto “Estratégia Saúde da Família: Inovação Tecnológica para Ampliação do Acesso, da Qualidade e Promoção de Saúde Bucal na Atenção Básica: Estudo Multicêntrico” tem como objetivo analisar os percursos formativos e a aprendizagem no e pelo trabalho de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) participantes do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), de três regiões brasileiras: Sul (SC), Centro-Oeste (DF) e Nordeste (BA). DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um estudo qualitativo multicêntrico, realizado com 51 profissionais da saúde de 07 equipes que atuam na Estratégia de Saúde da Família. Os dados foram coletados entre agosto de 2013 a fevereiro de 2015 e obtidos através da estratégia de triangulação incluindo: estudo documental, entrevista semiestruturada e observação participante. As entrevistas foram analisadas e categorizadas, sendo utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. RESULTADOS: Os profissionais da saúde relataram participação em várias atividades formativas, dentre elas cursos introdutórios para o trabalho na ESF oficinas, cursos de capacitação e aprendizagens no próprio ambiente de trabalho, através da educação permanente, busca de informações na internet e em publicações do Ministério da Saúde. Em relação às atividades ofertadas pela gestão, observa-se que as ofertas abordam com maior frequência temáticas referentes aos programas de saúde, sendo estas mais direcionadas para a equipe de enfermagem, médicos e agentes comunitários de saúde. Para os profissionais das equipes de saúde bucal, as ofertas ocorrem com menor frequência e pouco integradas com os demais profissionais da equipe, e são direcionadas em grande parte para questões clínicas sobre saúde bucal. Algumas dificuldades quanto às atividades formativas relatadas incluíram a falta de períodos na agenda para dedicação aos cursos e atividades de educação permanente, e pouca diversificação de ofertas pela gestão. Como potencialidades, alguns participantes relatam que as ofertas formativas auxiliam nas ações de promoção da saúde com a comunidade nos territórios, pois qualificam a prestação do cuidado e transmissão de informações corretas e atualizadas à população. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As atividades formativas formais, não formais e informais, quando realizadas de forma integrada com as necessidades do trabalhador, usuário e do território, auxiliam na qualificação do cuidado em saúde prestado à população. 

Palavras-chave


Educação Continuada; Qualificação Profissional em Saúde; Desenvolvimento de Pessoal; Atenção Básica