Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: O VER-SUS PROMOVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Édria Aparecida Ferreira, Caroline Mota de Jesus, Marlon Deleon Dias de Oliveira, Marcia Izabel Gentil Diniz

Última alteração: 2015-12-05

Resumo


APRESENTAÇÃO: O VER-SUS constitui-se em um projeto colaborativo entre a Rede Unida e o Ministério da Saúde que promove estágios e vivências permitindo ao aluno a imersão na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Este dispositivo pretende estimular a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população como também possibilitar o debate acerca das necessidades do SUS. Dessa forma, objetiva-se com este trabalho, descrever a experiência como vivente do VER-SUS e a importância desse acontecimento para formação acadêmica do aluno. DESENVOLVIMENTO: A experiência aqui descrita foi ambientada no Município de Niterói na edição de inverno do VER-SUS em julho de 2014. A programação da vivência incluiu duas semanas de visitas as unidades de saúde da região guiados pelos próprios profissionais do SUS. As atividades incluíram também visitas culturais, discussão e debate sobre as experiências, elaboração de relatórios e apresentação de um seminário final aos profissionais da rede e demais envolvido. RESULTADOS: O primeiro ponto a ser destacado é a multiplicidade de participantes do projeto, que abre espaço para troca entre estudantes dos mais diversos cursos de graduação. Dessa forma, na edição do Município de Niterói, alunos de tecnologia da informação, gestão pública, medicina, enfermagem, psicologia, direito, segurança pública, dentre outros, enriqueceram as discussões realizadas durante e após as visitas as unidades de saúde o que promoveu um trabalho interdisciplinar. Cada qual, sob a ótica de suas futuras profissões demonstravam que toda a área de conhecimento pode e deve contribuir para a melhoria do nosso Sistema de Saúde. Acrescido a imersão na realidade do SUS e a experiência de troca com os próprios profissionais, formulamos em conjunto, ainda que muito timidamente, as nossas considerações e propostas de mudanças. O segundo ponto a ser destacado e não menos importante, versa sobre a atuação do profissional e as condições do sistema de saúde na região. Nesse contexto, existe um emaranhado de experiências boas e ruins. Observou-se que as iniciativas de sucesso, incluíam uma gestão adequada dos recursos financeiros e pessoais, atentando para uma valorização da equipe de saúde. Somado a estas ações, a participação nas instâncias que deliberam sobre o funcionamento da rede e também a realização de uma educação em saúde e fomento da participação popular são essenciais. Vale ressaltar, que as dificuldades encontradas relacionam-se, justamente, com essa escassez de recursos, desvalorização do profissional, sobrecarga dos setores e com a pouca participação popular e educação dos usuários. Dessa forma, a proposta do VER-SUS suscita no aluno uma análise crítica e reflexiva sobre a complexidade do sistema único brasileiro e possibilita uma formação voltada para a prática e não somente a discussão de teorias que não são viáveis de aplicação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência do VER-SUS promoveu uma troca de experiências entre estudantes dos mais diversos cursos de graduação e enriqueceram o processo de nossa formação, além de capacitar futuros profissionais a pensar problemas reais da prática.

Palavras-chave


Formação profissional; VER-SUS ; Interdisciplinaridade