Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CAPACITANDO PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Sheyla Mara Silva de Oliveira, Maria Rita Bertolozzi, Gabriella Mota Palheta, Glenda Chaves Cunha de Melo, ALISSON ESPÍNDOLA TORRES, Ana Beatriz da Silva Pedroso, Franciane de Paula Fernandes, Ana Cely Sousa Coelho

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: A metodologia ativa é necessária e fundamental na construção do conhecimento, na vida do cotidiano, porque as experiências passam a se multiplicar, em detrimento de novos aprendizados. Com isso, sabe-se que a aprendizagem é continua e cada vez mais que se aprende, a pessoa passa a fazer parte de um mundo cercado de novos exemplos de vida e de novos desafios com sucesso. Por isso, este tipo de metodologia influência no comportamento das pessoas e cada uma delas têm a liberdade de decidir e solucionar situações difíceis. OBJETIVO: Relatar a experiência de extensão universitária em capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária, utilizando metodologias ativas. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido por discentes e docentes da Universidade do Estado do Pará-Campus XII Santarém. A capacitação foi desenvolvida para agentes comunitários de saúde do município de Santarém - PA. RESULTADOS: Participaram da capacitação cinquenta agentes comunitários de saúde acerca do enfrentamento da tuberculose na comunidade. Os agentes comunitários de saúde através de rodas de conversas compartilhavam suas experiências no enfrentamento da tuberculose na comunidade. Foram utilizados estudos de casos clínicos para aprimorar os conhecimentos frente á tuberculose, estimulando a reflexão crítica e tomada de decisão dos profissionais de saúde. Foram produzidas paródias em grupos além de campanhas educativas com chamamento criativo no intuito de sensibilizar a comunidade quanto ao problema da tuberculose. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência de extensão universitária foi extremamente positiva. Percebemos o conhecimento construído e apreendido referente à tuberculose, o que refletirá num enfrentamento da doença na comunidade.

Palavras-chave


Metodologias Ativas; Tuberculose; Atenção Primária

Referências


BASTOS, Celso da Cunha. Educação & Medicina: Metodologias Ativas. Disponível no site: http://educacaoemedicina.blogspot.com/2006/02/metodologiasativas.html. Acessado em: 05/10/2015.