Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Vivência na Educação e Saúde Cubana, um debate na prática
roberta silva de paola, Gabriel Martins Cruz Campos, Giselle de Carvalho

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Núcleo Brasil-Cuba (NBC) é um estágio vivenciado na saúde e na educação pública de Cuba ofertado na etapa brasileira, para 20 estudantes de medicina pré-selecionados. Consiste em um programa de intercâmbio organizado a partir de um acordo bilateral entre a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) e a Federação Estudantil Universitária de Cuba (FEU). Caracterizado como um intercâmbio de vivência e contato com as realidades distintas entre Brasil e Cuba, que incentiva o debate e a reflexão crítica sobre os diferentes sistemas de saúde, de educação, assim como sobre aspectos da diversidade social e cultural correlacionado ao sistema político-econômico de cada um. Cuba é um país que oferece saúde universal de qualidade e gratuita, baseado na defesa de saúde como direito de todos, dever e prioridade de governo. As políticas em saúde são edificadas em torno da Atenção Primária, sendo fundamental o controle social e a participação popular, na garantia de um sistema de saúde adequado às necessidades da população. Isso levou a uma elevação dos indicadores de Saúde alcançando, por exemplo, a expectativa de vida de 79,3 anos, uma taxa de 4,2 mortos por mil nascidos vivos e ao índice de população subnutrida menor que 5% ao fim de 2013. O NBC proporciona a inserção dos estudantes em todos os níveis de atenção cubanos e nas diferentes áreas do cuidado, além do debate e troca de experiências entre os participantes, estudantes cubanos e a população. O Brasil tem como princípio norteador da saúde um sistema de saúde público, gratuito e de qualidade. Cuba representa através do investimento na Atenção Básica e do incentivo ao controle social um exemplo de como é possível alcançar com equidade uma excelente cobertura em saúde. OBJETIVO: O NBC visa à inserção do acadêmico na atenção primária para conhecer e refletir sobre os avanços e desafios dos dois sistemas de saúde, possibilitando  enriquecimento humano-profissional e auxiliando na construção do nosso SUS. Ainda promove um amplo conhecimento da realidade cubana e uma profunda reflexão sobre os choques de realidades encontrados, fomentando ideias e discussões. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As atividades se basearam no conhecimento das mais diversas áreas de saúde, conhecendo toda a rede inclusive no setor da saúde mental, ainda que com enfoque na Atenção Básica. É de suma importância ter em mente o processo histórico e social que culminou na criação desse sistema e que possibilita sua execução até os dias de hoje. Além disso, o sistema educacional, em especial a educação médica, também foi contemplado. O intercâmbio cultural entre DENEM e FEU faz com que as duas entidades estudantis estudem estratégias para se tornarem mais representativas. O estágio ainda traz como princípio a vivência em grupo em que os participantes se vêem ligados a uma rotina coletiva em que todos compartilham dos mesmos deveres e privilégios onde as decisões são pautadas no princípio da democracia, mas sempre pensando no próximo. A ideia norteadora da vivência grupal é proveniente do modo de viver cubano, a fim de tornar a realidade dos participantes ainda mais intensa e próxima da vida cubana. As vivências se passam principalmente em Havana, a capital do país, onde realizamos visitas a consultórios, policlínicos, hospitais terciários e centros de atenção primária especializados, como o Hogar Materno para as gestantes. Há, inclusive, rodízio de plantões em policlínicos para observar um pouco da urgência e emergência do país. Visita-se ainda o interior e os CDR – “Comitês de La Defensa Revolucionaria” – que têm função semelhante ao controle social brasileiro –, mas que funciona na prática! Na rede de saúde mental há visitas ao Centro de Salud Mental que oferece o cuidado a pacientes com transtornos mentais leves, voltando-se para a promoção da saúde e prevenção de agravos e também, ao próprio hospital psiquiátrico. Na casa de losabuelos é possível conhecer pessoas que passaram por todo processo histórico da revolução cubana e entender como se dá o envelhecimento da população.  Quanto ao sistema educacional, visitam-se Universidades tal qual a famosa Universidade de Havana e Escuela Latino Americana de Medicina, centro de formação internacionalista de profissionais de saúde. Outra parte da experiência se dá na província de Santa Clara, capital histórica do triunfo da revolução cubana e onde se encontram monumentos aos médicos revolucionários, e, é claro, pelos inúmeros centros históricos de Havana. RESULTADOS: Toda atividade dentro do NBC visa incitar o debate sobre as diferenças entre os sistemas de saúde pública cubana e brasileira, o processo histórico que culminou nessas diferenças e as perspectivas de mudanças. O Sistema Cubano se assemelha em suas diretrizes ao brasileiro, com os princípios de Integralidade, Regionalização, dentre outros. O modelo é composto por Policlínicos: centros de saúde com diversas especialidades e pronto-socorro que cobrem uma população máxima de 20.000 pessoas e são responsáveis pelo suporte e referência de até 20 Consultórios Médicos de Família (CMF). Enquanto uma unidade básica brasileira trabalha com cerca de 10 profissionais que acompanham 4.000 pessoas, o CMF de Cuba trabalha com 1 médico e 1 enfermeira que realizam o acompanhamento de 1300 pessoas, muitas vezes acompanhados de um odontólogo. Além disso, encontramos um sistema sem filas, onde a equipe multiprofissional funciona oferecendo saúde de excelência para todos. A população possui, além do extenso conhecimento de como funciona seu sistema de saúde, uma grande formação de educação em saúde, tanto através dos meios de comunicação quanto das escolas. Chama atenção, em relação ao Brasil, a formação intensiva em defesa dos direitos das mulheres e da população LGBT, em especial na saúde. Assim, o contato com um sistema de saúde público de sucesso, fomenta ideias para o sistema brasileiro, além de enriquecer a experiência acadêmica e aguçar o senso crítico e capacidade argumentativa dos participantes. Ademais, a vivência grupal traz à tona a solidariedade, compaixão e coletivização das vivências, desconstruindo parte do individualismo enraizado em nós haja visto o modo como se estrutura a sociedade brasileira, um obstáculo inerente para a compreensão da sociedade coletivista e socialista cubana. Possuir uma condição de vida simples, porém com todas as necessidades básicas atendidas, com educação e saúde de qualidade e para todos, com alimentação subsidiada pelo governo e políticos representativos dos interesses da população, faz dos cubanos um povo feliz. CONCLUSÕES: As reflexões proporcionadas pela experiência em um país onde o acesso à saúde é irrestrito assumem grande relevância para a formação desses estudantes e, consequentemente, para a saúde pública do Brasil. Trocas de experiências como esta deve ser intensificada de modo a avançarmos nas mudanças em nosso sistema, não somente a nível educacional e de saúde, mas permitindo a reflexão sobre reformas que abranjam todo um sistema político e econômico brasileiros, pois só assim será possível revolucionar o processo de viver de um povo.

Palavras-chave


cuba, atenção básica

Referências


Edital NBC - direção executiva nacional dos estudantes de medicina (denem)

Indicadores sociais  no mundo – IBGE