Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES DO PROJETO VER-SUS NO CARIRI, CEARÁ
Lucas Alves da Costa, Antonio Cleano Mesquita Vasconcelos

Última alteração: 2015-12-06

Resumo


INTRODUÇÃO: Apesar dos avanços, observa-se que à formação em saúde ainda não permite que haja uma forte aproximação dos acadêmicos com a realidade dos serviços de saúde, o que pode limitar futuramente a atuação profissional. Diante disso, surge o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) com o propósito de agregar valores à formação acadêmica mediante a inserção de acadêmicos de diversos cursos de graduação da saúde na realidade do SUS. O VER-SUS consiste em um projeto que promove a completa imersão no Sistema Único de Saúde (SUS) na busca por agregar valores e raciocínio crítico da realidade dos serviços de saúde, melhor compreensão da influencia dos determinantes sociais em saúde, estímulo a participação em movimentos sociais, dentre outros aspectos. Ele é realizado considerando as características do território, tais como a realidade nos serviços de saúde e a cultura local. Assim, a região do Cariri no Ceará, é conhecida principalmente por ser a capital da cultura cearense e efervescência artística, além de um forte turismo religioso. A cultura preserva diversos aspectos históricos da construção desse território sendo um dos principais pólos religiosos do país, determinando o município de Juazeiro do Norte como ponto de visitação de fiéis por se tratar da terra do Padre Cícero Romão, símbolo da cultura popular considerado santo por seus milhares de devotos. Dessa forma, as ações nos serviços de saúdes devem considerar a fé dos indivíduos como um componente determinante para o tratamento e prevenção de muitas patologias.  Ademais, o serviço de saúde deve considerar a peregrinação de grande número de romeiros que muitas vezes, chegam adoentados e necessitando de atendimento médico. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo descrever vivências obtidas no projeto VER-SUS no Cariri, contemplando três cidades: Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, além disso identificar implicações e contribuições do projeto para formação em saúde.   METODOS: Trata-se de um relato de experiências vividas no projeto VER-SUS no Cariri, descritas por estudantes de cursos de graduação superior, especificamente nutrição, administração pública e educação física. A vivência ocorreu na região do Cariri, Ceará, nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha nos meses de julho e agosto de 2014. O projeto se configurou no formato de imersão total, desse modo, acadêmicos de diferentes cursos de graduação viveram intensamente o SUS durante 15 dias, onde os estudantes puderam conhecer diversos espaços do sistema de saúde nesse período, conhecendo os níveis de atenção à saúde, espaços informais de saúde e cultura, movimentos populares, controle social em saúde, dentre outros. Além das visitas nos espaços, haviam momentos de diálogos e discussões que sucediam as vivencias como forma dos participantes expressarem seus questionamentos e implicações a respeito do que tiveram contato no território e também aprender com a fala do outro através de um diálogo ativo e colaborativo na compreensão das novas tecnologias em saúde e outros desafios na produção do bem-estar em saúde.   RESULTADOS: As ações do projeto fogem à linha tecnicista, procedimental e teve uma abordagem mais crítica, reflexiva nas questões relacionadas à saúde. Assim, diversos valores foram agregados, havendo construção e desconstrução de conceitos inerentes a questões relacionadas à saúde. Pode-se observar que a cultura e a religiosidade da região constituem em um fator importantíssimo de influência nas ações de intervenção em saúde. Especificamente, a religiosidade se mostrou não apenas como uma maneira alternativa de cuidado, mas também como um fator determinante de afirmação de pertencimento ao território e criação de laços de convivência, que repercutem diretamente nas ações de saúde pública da região. Entretanto há também agravos na saúde advindos de aspectos culturais tais como o machismo e consequentes índices elevados de violência contra mulher. Resultante disso há também fortes movimentos feministas que tentam sanar esse problema dentre buscando a proteção das mulheres e garantias dos direitos constitucionais. Sobre a atenção à saúde de modo geral, vimos que estruturalmente está razoavelmente bem, entretanto vimos muitas ações com enfoque no tratamento e pouca ênfase na promoção de saúde. Assim o projeto VER-SUS mostrou-se importante por promover um maior conhecimento dos serviços do sistema de saúde local, assim dando um parâmetro fidedigno de como se dá as relações de cuidado, e como ocorre o processo saúde-doença no território. Promoveu também maiores reflexões acerca das questões relacionadas à saúde tal como maior consciência política não somente sobre saúde como também sobre outras questões que podem influenciar na mesma, como privatizações, parceria público-privada, integração com outras áreas como educação e cultura, além das peculiaridades socioeconômicas do território. Outra contribuição importante foi o estímulo às militâncias dos movimentos sociais como estratégias para o alcance de objetivos comuns e de melhorias nos serviços de saúde, pois historicamente, foi essa forma de atuação frente aos problemas de saúde brasileiros e regional que construiu o SUS a partir do movimento sanitarista no início do século passado. Talvez um dos maiores legados tenha sido a importância de um grupo, de se ver no grupo, de se reconhecer no outro. As ações sempre eram precedidas de diálogos, os quais agregavam conhecimentos através do saber do outro, contribuindo para formação em saúde, o que futuramente poderá disparar ações de fato multiprofissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível considerar que o projeto VER-SUS teve grandes contribuições na formação acadêmica, gerando reflexões diferenciadas, agregando valores incontestáveis. Foi proveitoso tanto para os acadêmicos que tiveram diante de si a realidade do sistema de saúde no Cariri, tanto para esse território, o qual terá futuramente profissionais formados através dessas vivências, com maiores conhecimentos e visão crítica da realidade dessa região. Apesar de ser um projeto que tente amenizar lacunas na formação acadêmica para saúde, revelou a necessidade de tais experiências durante a graduação, e tornou privilegiados aqueles que puderam participar. Assim é importante que haja continuidade do projeto nas universidades locais e demais instituições, proporcionando a (re) construção de um  SUS efetivo e regionalizado, garantindo a equidade, integralidade e universalidade do sistema.   Palavras-Chave: Educação em Saúde, Território, SUS   Graduando em Nutrição pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN Graduando em Educação Física pela Universidade do Vale do Acaraú-UVA Graduando em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri-UFCA.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Território; SUS