Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE PICs NA GRADUAÇÃO DE SAÚDE COLETIVA PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES COM A PERCEPÇÃO DE EFETIVAÇÃO DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE BASEADO NA HUMANIZAÇÃO
Joseilda Alves da Silva, Ângelo Sávio Ferreira dos Santos, Rogelia Herculano Pinto, Sueli Moreno Senna Moreno Senna, Maria Jose Farias Vasconcelos

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


EIXO TEMÁTICO 03 = Gestão   APRESENTAÇÃO: Baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do individuo a PNPIC contribui para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS, sem perder de vista a singularidade de cada um. No cenário atual da saúde, o modelo biomédico ainda prevalece, contudo percebe-se uma leve mudança no processo da inserção de outras racionalidades médicas e saberes popular e tradicional. No entanto, há uma carência de profissionais no país para atuarem nesta perspectiva do cuidado emancipador, bem como gestores que visem à implementação das PICs na rede de atenção a saúde. OBJETIVO: Ressaltar a contribuição da disciplina de PICs na graduação de saúde coletiva para a formação de gestores com a percepção de efetivação do modelo de atenção à saúde baseado na humanização. MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa qualitativa, realizada no mês de Agosto de 2015, com 23 discentes do quinto período curso de Saúde Coletiva que cursaram a disciplina de Práticas Integrativas no primeiro semestre de 2015 da UFPE. Foi introduzida uma pergunta norteadora, com o objetivo de conhecer as diversas percepções da relevância da disciplina para sua formação como gestor. As respostas foram gravadas e transcritas para análises. RESULTADOS: O SUS tem assumido papel ativo na reorientação das estratégias e modos de cuidar, tratar e acompanhar a saúde individual e coletiva. Nesta perspectiva de cuidar e gestionar a saúde que os discentes de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco, têm estruturado sua consciência para as novas percepções. Dentre os discentes entrevistados não houve nenhum discurso que pudesse ser classificado como objeção. Cinco declararam que foi de extrema importância para sua formação, enfatizando a efetiva implementação no sistema de saúde, pois elas trazem um novo olhar para a saúde, e elaboraram projeto de implementação das PICs em seus respectivos municípios.. Treze destacaram o cuidado emancipador que o paciente adquire ao longo do processo de cura e de possibilitar ao gestor e demais profissionais enxergar que existem outros métodos de tratamento outras possibilidades além do modelo hospitalocêntrico, valorizando o processo de humanização na saúde. Quatro reforçaram o resgate da forma de cura que nossos antepassados usavam, e um destacou que a disciplina possibilitou um olhar ao cuidado com a saúde, onde a prevenção e a promoção podem ser realizada em nosso dia-a-dia sem precisar métodos difíceis. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A inserção da disciplina de pics no currículo obrigatório dos cursos de graduação em Saúde Coletiva proporcionará a formação de gestores diferenciados e sensibilizados para a efetiva implementação e fortalecimento de ações e serviços de PICs nas Redes de Atenção à Saúde, bem como uma Compreensão das ações das PICs como um modelo emancipador de cuidar em saúde.  

Palavras-chave


FORMAÇÃO; PICS; HUMANIZAÇÃO.