Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Metodologia da Problematização no VER-SUS Oeste/SC: refletindo sobre a 3ª etapa do Arco de Maguerez
Marcelo Verno Schabarum, Adriana Carolina Bauermann, Camila Dervanoski, Fabíola Feltrin, André Lucas Maffissoni, Thais Cristina Hermes, Larissa Hermes Thomas Tombini, Cláudio Claudino da Silva Filho

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/Brasil) foi proposto pelo Ministério da Saúde e teve seu início em 2003, onde surgiu na intenção de qualificar os futuros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) aproximando estudantes de diversas áreas do conhecimento em uma imersão no espaço onde futuramente possam atuar como profissionais e se entendam como atores capazes de promover transformações na sociedade. DESENVOLVIMENTO: Portanto, diante da conjuntura apresentada, este estudo traz um relato de experiência acerca do VER-SUS Oeste/SC, a partir de 3 edições (Julho de 2014, Janeiro e Julho de 2015), no qual buscou-se explanar sobre as discussões e construções de conhecimento referentes às noites de estudo realizadas, que possuem como objetivo construir respostas fundamentadas buscando responder questões de aprendizagem pensadas em grupo, seguindo a Metodologia da Problematização tendo como embasamento teórico a 3ª etapa do Arco de Maguerez, a qual refere-se sobre a Teorização, que é o momento da investigação, onde os estudantes buscam informações sobre o problema, dentro de cada ponto-chave já definido em cada grupo. RESULTADOS: Portanto, no decorrer da imersão, tentou-se focar na utilização das metodologias de ensino e aprendizagem em todos os momentos, principalmente para o desenvolvimento e capacitações dos estudantes envolvidos, sendo que, para isso, quando em pequeno grupos, os estudantes eram instigados a discutir algum problema levantado, prestando atenção na fala dos demais estudantes e buscando a junção dos conhecimentos e experiências individuais e também, após as discussões, eram estimuladas as pesquisas individuais, para nortear de forma correta os pensamentos construídos, com a indicação livre de artigos e outras fontes de consulta a fim de se obter um olhar mais amplo sobre determinadas questões. As vivências coletivas seguindo a Teoria da Problematização possibilitaram a obtenção de conhecimentos pré-estabelecidos, e ao retornar ao grupo, novas discussões surgiam à tona, a fim de consolidar os conhecimentos adquiridos e “encerrar” a discussão proposta inicialmente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir das atividades desenvolvidas observou-se que os estudantes participantes conseguiram ampliar sua visão acerca da temática proposta na questão de aprendizagem, possibilitando com que os sujeitos modifiquem seu olhar e suas práticas sobre determinada realidade, e isso foi percebido claramente a partir das discussões no grupo. Considera-se, portanto, que as discussões teóricas são fundamentais para a construção de um sujeito ativo e crítico, que têm condições de teorizar e atuar sobre a realidade onde se encontra.

Palavras-chave


Formação Profissional; Arco de Maguerez; Saúde Pública